Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A Pérola - Apresentação

ok

Created on November 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

A pérola

Leonor Oliveira N 17 9F

A editora utilizada neste livro é a “Livros do Brasil", fundada em 1940.

Editora

O autor deste livro é o John Steinbeck. Um escritor americano que viveu entre os anos 1902 a 1968.

Autor

Introdução do livro

Espaço e Tempo

Esta história situa-se numa pequena vila de pescadores na Baja Califórnia, que fica no México. Decorre em 1947.
É encadeada ou linear, articula-se com a ordem cronológica dos eventos.

Ação

É objetiva, porque não dá a sua opinião sobre a história.

Posição

Presença

O narrador é não participante, pois não participa nesta história.

Categorias da narrativa

Esta narrativa, conta a história de Kino, que encontra uma pérola grande e valiosa. No entanto, esta pérola provoca uma série de problemas e tragédias para Kino e a sua família. Quando se apercebem disto, tentam vendê-la imediatamente mas não conseguem encontrar uma oferta que os satisfaça. Desesperados, partem para a cidade em busca de uma melhor proposta. Na viagem para lá, são perseguidos por três caçadores e mal escapam à morte. A pérola, em vez de representar uma oportunidade de melhoria, torna-se um símbolo de destruição e arrependimento. Finalmente, livram-se dela e resumem as suas vidas humildes e felizes.

Resumo

Esta personagem evolui ao longo da história. Kino começa como um homem simples mas com grandes sonhos para o futuro. Quando adquire esta pérola, os sonhos de melhorar a sua vida tornam-se uma obsessão, e ele recusa a desistir deles. O que mostra que ele é determinado ou orgulhoso. A relação de Kino com a pérola, torna-se cada vez mais obsessiva e possessiva. Ele começa a agir violentamente de forma a que proteja a sua família e a pérola. Finalmente, olha-se no reflexo da pérola e vê um homem distorcido, consumido pela riqueza e poder. Apercebe-se da destruição que essa ganância trouxe para sua família.

Kino

Personagem Principal

Personagens secundárias

Juana é a mulher de Kino. É uma mulher forte, calma e determinada. Na história ela é retratada como uma figura de resiliência e sabedoria. Muitas vezes mais racional e centrada do que o seu marido Kino.

Juana

Apolónia e a mulher de Juan Tomás. Ela é descrita como uma mulher simples, que cuida da casa e apoia a sua família.
Juan Tomás é o irmão mais velho de Kino. Durante a história, ele é uma figura de apoio e racionalidade contra as impulsividades de Kino.
Coyotito é o único filho de Kino e Juana. Embora não tenha grande ação na narrativa, ele simboliza a inocência. A morte dele é um exemplo do custo da ganância.

Apolónia

Juan Tomás

Coyotito

Personagens secundárias

Nesta narrativa o título é “A Pérola”. Este foi escolhido porque a história centra-se toda a volta da descoberta da pérola. Desde de a encontrarem, até livrarem-se dela. No entanto, a pérola não se refere apenas a um objeto físico, a pérola simboliza a esperança e a tentação de Kino e, no final, não traz a felicidade que Kino e a sua família esperavam.

Titulo

"Kino olhou para a pérola com os olhos fixos, e as costas curvadas. E ele soubera, em algum lugar do fundo de si mesmo, que a pérola não era uma dádiva. Era uma maldição."

Este excerto revela que este objeto, que deveria trazer felicidade, acaba por se tornar uma fonte de sofrimento. A pérola, inicialmente, parece ser a chave para um futuro melhor, mas, a partir deste momento, é vista como algo perigoso e capaz de gerar destruição.

Excerto

Ao longo da história, Kino e Juana lutam muito para proteger a sua família e os seus sonhos. Acho que outro assunto que o narrador nos tenta transmitir é que a família é verdadeiramente importante e que, às vezes, é preciso deitar algo material aparentemente valioso fora para poder preservar a harmonia da família. Que a verdadeira felicidade não está na posse de bens materiais e que devíamos ter compreensão no que é verdadeiramente valioso na nossa vida.
Acho isto um livro bonito e agradável de ler mas, acho que o autor está a tentar transmitir um significado mais profundo e aplicável para as nossas vidas. Acho que o ponto que ele enfatiza mais é que a busca doida atrás de riquezas pode destruir os valores de alguém. Muitas vezes, a busca, não tão necessária, por riqueza pode nos fazer afastar do que realmente importa, como a paz e a família.

Opiniao

Obrigada!