Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

(re)emergência conflitos

adri.vitaquadore

Created on November 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Geografia C

12º ano

A (re)emergência dos conflitos regionais

Fatores potenciadores de tensões e conflitos:

  1. os nacionalismos;
  2. os fundamentalismos;
  3. a localização geoestratégica;
  4. a demarcação de fronteiras;
  5. os ideais separatistas;
  6. as crises políticas e as consequentes lutas pelo poder;
  7. o desenvolvimento de armas de destruição maciça;
  8. a dificuldade de acesso a recursos naturais.

A SEGURANÇA É UMA PREOCUPAÇÃO MUNDIAL

Os povos de diferentes etnias, línguas, religiões e culturas nem sempre se aceitam e vivem pacificamente, oque desencadeia conflitos que se podem manter durante décadas.

NACIONALISMOS

O nacionalismo tem uma conotação positiva quando associado a um sentimento de exaltação da próprianação e uma conotação negativa quando considerado como uma atitude agressiva, xenófoba, ou até racista.

5. Conflito no Sul da Sérvia (2000-2001)

4. Guerra do Kosovo (1996-1999)

3. Guerra da Bósnia (1992-1995)

2. Guerra de independência Croata (1991-1995)

6. Conflito na Macedónia (2001)

1. Guerra de independência Eslovena (1991)

OS BALCÃS

Slobodan Milosevic, no Tribunal da ONU em Haia (Tribunal Penal Internacional), foi julgado por crimes de guerra na ex-Iugoslávia.

As guerras dos Balcãs

A Guerra nos Balcãs teve motivações políticas e religiosas e envolveu cristãos ortodoxos da Sérvia, católicos da Croácia e muçulmanos da Bósnia. As guerras dos Balcãs foram os conflitos mais sangrentos em solo europeu desde o final da Segunda Guerra Mundial. Tornaram-se famosas pelos crimes de guerra, inclusive a limpeza étnica em massa. Foram também os primeiros conflitos em mais de cinquenta anos onde foram formalmente julgados os genocídios e muitos participantes individuais foram posteriormente acusados de crimes contra a humanidade. Os conflitos na antiga Jugoslávia deixaram um saldo de mais de 140 000 de mortos e 4 milhões de pessoas temporariamente desalojadas

Vjosa Osmani eleita presidente do Kosovo pelo Parlamento04 de abril de 2021 A jurista que tem lutado contra a corrupção e o crime organizado, foi hoje eleita presidente do Kosovo pelos deputados. Como estão as relações com a Sérvia, que continua a recusar reconhecer a independência do Kosovo? Apesar dos ataques contra nós e das intenções de desestabilizar o nosso país, o Kosovo sempre foi um vizinho pacífico e construtivo. (…) A Sérvia não só não se desculpou, como não fez justiça pelas vítimas que causou na antiga Jugoslávia durante o regime de Milosevic, especificamente no Kosovo. Embora tenhamos tido o maior número de mortes de crianças per capita durante a guerra, em comparação com outros países da região, de mais de20 mil mulheres terem sido violadas pelas forças de Milosevic, e de termos perdido milhares de civis em poucos meses, nunca foi feita justiça em nenhum destes casos. (…)

Fontes: https://www.dn.pt/internacional/vjosa-osmani-eleita-presidente-do-kosovo-pelo-parlamento-13532975 ehttps://www.dn.pt/internacional/todos-no-kosovo-estao-agradecidos-pela-presenca-dos-portugueses-na-kfor--14271609.html#media-1 (adaptado)

Ainda há cinco países da UE que não reconhecem o Kosovo, mas gostava de lhe perguntar especificamente sobre integrar a ONU. Soube que recentemente fez um apelo à Índia, porque com a oposição de grandes países como a Índia, e sobretudo a Rússia ou a China, é impossível chegar a membro. Quão otimista está em relação a uma mudança de posição?O Kosovo conseguiu algo que se julgava impensável: a independência e a soberania, com o apoio de tantas nações democráticas de todo o mundo. No que diz respeito a tornarmo-nos membros da ONU, fomos reconhecidos pela maioria dos membros da UE, mas o problema é com a Rússia, que está a ameaçar fazer uso do seu poder de veto. (…) O islão no Kosovo é bastante moderado, mas olhando para um país com uma maioria muçulmana, é surpreendente ver uma mulher como presidente? O Kosovo é uma sociedade multirreligiosa e multicultural. A nossa Constituição define o país como um Estado laico. Claro que há diferentes religiões no Kosovo, mas somos reconhecidos no mundo pela nossa tolerância religiosa. Há famílias em que um elemento é muçulmano e outro é católico e está tudo bem. A nossa sociedade também nos mostrou que está emancipada em termos de igualdade de género e aprova disso é ter votado numa mulher. (…)

O Cáucaso acolhe diferentes povos:chechenos, georgianos, azeris, arménios, ossetianos e inguches. Esta região concentra a maior densidade etnolinguística do mundo: 21 milhões de habitantes distribuídos por 100 etnias, cada uma com os seus próprios costumes e língua falada. A religião também os separa: há cristãos católicos e ortodoxos, muçulmanos sunitas e xiitas e ainda budistas.

O CÁUCASO

O CÁUCASO

Como ponto limítrofe entre a Europa e a Ásia, a área assume uma elevada importância política, além de ser um ponto estratégico de ligação entre as reservas de petróleo e gás natural do Azerbaijão e da Arménia a Moscovo e aos portos europeus. Esta situação faz do Cáucaso uma região explosiva, de constantes mudanças políticas e sociais e que é alvo dos interesses dos vizinhos Irão, Turquia e Rússia.

Cáucaso é o nome dado a uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio, que marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia. A região engloba três países independentes – Geórgia, Arménia e Azerbaijão – e algumas repúblicasda Rússia. (…)

Ou seja, no meio de uma república predominantemente muçulmana, como o Azerbaijão, há um território habitado por cristãos ortodoxos.

A Arménia e o Azerbaijão que conhecemos hoje foram integrados na antiga União Soviética, quando esta foi formada em 1920. Nagorno-Karabakh, também conhecido como Alto Karabakh, é uma região de maioria étnica arménia. Em 1923 os soviéticos entregaram seu controle às autoridades do Azerbaijão e foi formado como região administrativa autónoma dentro da então República Soviética do Azerbaijão. Nogorno-Karabakh é habitada por dezenas de milhares de arménios. Para eles, esta região faz parte da Grande Arménia, um conceito que reúne territórios que historicamente foram povoados pelo grupo étnico arménio-cristão-ortodoxo.

O Azerbaijão e a Arménia entraram em guerra duas vezes por causa da disputa de Nagorno-Karabakh — primeiro no início da década de 1990, após a queda da União Soviética, e novamente em 2020.

Perto do fim do domínio soviético, forças do Azerbaijão e separatistas arménios começaram uma guerra violenta na qual entre 20 mil e 30 mil pessoas morreram após o Parlamento regional de Nagorno-Karabakh ter votado para se tornar parte da Arménia.

O Azerbaijão e a Arménia entraram em guerra duas vezes por causa da disputa de Nagorno-Karabakh — primeiro no início da década de 1990, após a queda da União Soviética, e novamente em 2020.

A Europa quer manter a paz no Azerbaijão, de onde importa 8 000 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano, depois de sofrer com a perda de fornecimento de gás da Rússia devido ao conflito com a Ucrânia.

Muitas nações olham para esta área do Cáucaso com preocupação de que outra guerra possa surgir no antigo território soviético, além da guerra na Ucrânia.

02 outubro 2023Terceira guerra põe fim ao enclave de Nagorno-Karabakh: Erdogan quer “ver um tratado de paz assinado” entre Arménia e Azerbaijão

Foi assim, por decreto, que Samvel Shakhramanyan, o atual Presidente desta República separatista arménia, pôs fim a uma situação que causou morte, êxodos e desolação no Cáucaso nos últimos 35 anos, desde o colapso da União Soviética.

"Devido à difícil situação política e militar atual […], foi decidido dissolver todas as instituições do Estado até ao dia 1 de janeiro de 2024, e a República de Artsaque [nome arménio de Nagorno-Karabakh] deixa de existir”.

Segundo os últimos dados, mais de 85 mil pessoas, 70% da população de Nagorno-Karabakh, já terá abandonado o enclave.

https://www.publico.pt/2023/09/26/fotogaleria/exodo-armenios-nagorno-karabakh-410858

O êxodo dos arménios de Nagorno-Karabakh

write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy.

Segundo os últimos dados, mais de 85 mil pessoas, 70% da população de Nagorno-Karabakh, já terá abandonado o enclave.

Em 1988, perto do fim do domínio soviético, forças do Azerbaijão e separatistas arménios começaram uma guerra violenta na qual entre 20 mil e 30 mil pessoas morreram após o Parlamento regional de Nagorno-Karabakh ter votado para se tornar parte da Arménia.

https://www.publico.pt/2023/09/26/fotogaleria/exodo-armenios-nagorno-karabakh-410858

O êxodo dos arménios de Nagorno-Karabakh

O Azerbaijão e a Arménia entraram em guerra duas vezes por causa da disputa de Nagorno-Karabakh — primeiro no início da década de 1990, após a queda da União Soviética, e novamente em 2020.

Devido à difícil situação política e militar atual […], foi decidido dissolver todas as instituições do Estado até ao dia 1 de janeiro de 2024, e a República de Artsaque [nome arménio de Nagorno-Karabakh] deixa de existir”. Foi assim, por decreto, que Samvel Shakhramanyan, o atual Presidente desta República separatista arménia, pôs fim a uma situação que causou morte, êxodos e desolação no Cáucaso nos últimos 35 anos, desde o colapso da União Soviética.

A Europa quer manter a paz no Azerbaijão, de onde importa 8 000 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano, depois de sofrer com a perda de fornecimento de gás da Rússia devido ao conflito com a Ucrânia.

02 outubro 2023Terceira guerra põe fim ao enclave de Nagorno-Karabakh: Erdogan quer “ver um tratado de paz assinado” entre Arménia e Azerbaijão

Muitas nações olham para esta área do Cáucaso com preocupação de que outra guerra possa surgir no antigo território soviético, além da guerra na Ucrânia.

write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet

step 04

Lorem ipsum dolor sit amet

step 03

Lorem ipsum dolor sit amet

step 02

Lorem ipsum dolor sit amet

write a title here

step 01

vs

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt

VERSUS 02

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt

VERSUS 01

write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

1940

1930

1920

1910

1900

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit

1970

1980

1950

1960

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipscing elit.

write a title here

WRITE A TITLE HERE

80%

write atitle here

60%

write a title here

WRITE A TITLE HERE

NAME

Lorem ipsum dolor sit amet.

NAME

Lorem ipsum dolor sit amet.

NAME

Lorem ipsum dolor sit amet.

name

Lorem ipsum dolor sit amet.

Thanks!

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!