Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Programação Cultural
RCAD
Created on November 25, 2024
Do Grupo RCAD
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Hr report
View
Report Human Resources
View
Black Report
View
Tech report
View
Waves Report
View
OKR Shapes Report
View
Professional Whitepaper
Transcript
Promagação cultural
Escola Artística António Arroio Produção Artística- Ourivessaria 2024/2025 12ºI Catarina Abrantes Nº4 Dinis Gonçalves Nº7 Alex Amorim Nº20 Rita Gonçalves Nº21
Porquê programar a cultura?
O que é a programação cultural?
Porquê, para quê, com que finalidade?
Enquadramento histórico - Programador Artístico
Para quem se dirige a cultura? Quais os seus destinatários? Qual o seu público?
Quais são os critérios do Programador Artístico?
Quem faz a programação cultural?
Enquadramento histórico-Programador Artístico
A programação artística surgiu em Portugal no final da década de 1980 e início da década de 1990, como resposta a mudanças na lógica de produção cultural, como o excesso de trabalho e a procura de novos mercados por parte dos artistas. O profissional atua como mediador entre a criação artística e o consumo cultural, selecionando e legitimando conteúdos enquanto equilibra políticas culturais, identidade institucional e sensibilidade individual. Sua contribuição fortalece a identidade cultural e forma novos públicos. Contudo, seu trabalho é frequentemente incompreendido, prejudicado pela falta de regulamentação, formação específica e interferências políticas. Enfrenta o desafio de promover diversidade e qualidade artística, conciliando preferências do público com propostas inovadoras. A programação cultural deve refletir o equilíbrio da importância, da sustentabilidade e do impacto social. Apesar das limitações, o programador é um agente de transformação cultural, como mediador e influenciador, ampliando o acesso à arte e contribuindo para a evolução do mercado cultural.
Porquê, para quê, com que finalidade?
Definir e atingir objetivos específicos, baseados na identificação de problemas ou necessidades culturais. Organizar e dinamizar a cultura de forma que reflita como a sociedade se relaciona culturalmente em um contexto específico. Demonstrar o poder criativo e organizativo da sociedade, já que a arte é considerada a maior invenção da humanidade, representando seu estatuto como seres humanos. Sem programação cultural, haveria ausência de cultura e de organismos que fomentassem a criação e divulgação cultural.
Para quem se dirige a cultura? Quais os seus destinatários? Qual o seu público ?
A cultura é destinada ao público que a aprecia e se interessa por ela. Contudo, a programação cultural pode criar novos públicos, ou seja, formar interesse em indivíduos que não eram previamente engajados. Não existem projetos destinados a um público geral; cada projeto cultural deve segmentar seu público, definindo perfis específicos de destinatários.
Porquê programar a cultura?
A cultura deve ser programada por ser a maior enveção do Homem, a mesma promove, tranmite, propagar a cultura de uma sociadade/organização/comunidade ou varias. Está programação premite que seja mais acessível para todos, premintido a dinâmica entre diferentes grupos. Pois isto tambem é uma forma de demostrar o seu poder. Um dos motivos pelo qual o fazemos é valorizar e presevar a nossa cultura. A cultura é a nossa identidade social, a programação mostra/reflete como é a sociadade em um contexto. Sem a existencia da programação cultural não exestiriam produtores, criadores, mediadores, público. E a inexistência de organismos que tutelassem essa cultura: instituições que fomentassem a criação e divulgação cultural, e das organisações instituições que fomentassem a criação e divulgação cultural.
Quais são os critérios do Programador Artístico?
Um programador necessita de ter habilidades criativas, ser um bom estrategista, saber negociar e ter uma âmpla área de conhecimento, para que assim consiga superar as adversidades que aparecem no caminho. Pelo facto da cultura ser muito diversa e abragente, nenhum programador tem os mesmo desafios que o outro, (critériosesteticos, finaceiros, etc...)
- Saber como comunicar com o público de forma adquada e clara;
- Ser organizado e consistentemente com a sua programação, observando o que foi estipulado;
- Avergoar a técnica e o orçamento; Responsabilidade social, e da sustentabilidade;
- O programador está ligado aos outros cargos como o da equipe de marketing, comercialização, e se o evento poderá ser realizado entre outros;
- A tradição, renovação e inovação estão diretamente ligado às características do programador, pois é necessário que haja um equilíbrio;
- A diversidade e inclusão é muito importante, afinal é suposto atrair e não fomentar o público;
O que é a programação cultural?
A programação cultural é uma área intensa de criação e circulação de públicos, enquanto as outras areas da casa têm acentuado a sua institucionalização, esta área continua a ser uma área de projeto, um novo tipo de equipamento de utilidade pública dentro das sociabilidades, das solidariedades e da animação urbana.
Concerto pela Terra - Programação - Agenda Cultural - Coimbra Cultura e Congressos - Convento São Francisco
Quem faz a programação cultural?
O programador cultural é a pessoa que desenvolve a programação cultural e artística das organizações e instituições culturais. É ele/ela que escolhe os espetáculos e eventos culturais a serem organizados.
Programação cultural II: Entre festas ou alta cultura?- Museu Educação Diversidade