Quadrado negro
ines piteira
Created on November 25, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
A GLIMPSE INTO CAPE TOWN’S PAST
Presentation
Transcript
Curiosidades
Análise Técnica da Pintura
Significado da Obra
Principais características do movimento
Supremantismo
Biografia
start
DE KAZIMIR MALEVICH
“QUADRADO NEGRO”
Kazimir Severinovich Malevich, nascido em 12 de fevereiro de 1878 na cidade de Kiev, e falecido em 15 de maio de 1935, aos 57 anos, foi um destacado e influente pintor russo do início do século XX. Reconhecido como um dos grandes expoentes da arte abstrata na Rússia, Malevich também se destacou como um dos pioneiros do movimento artístico de vanguarda conhecido como Suprematismo.
Biografia
+ info
+ info
- Arte abstrata baseada em formas geométricas simples, como retângulos, círculos, triângulos e cruzes.
- Ausência de qualquer preocupação com a representação de objetos ou figuras.
- Exploração da pureza das formas e do impacto visual.
supremantismo
start
"Quadrado Negro"
Análise Técnica da Pintura
79,5 cm
79,5 cm
- Crescimento de tensões revolucionárias
- Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
- Movimento artístico de vanguarda na Rússia
Contexto Histórico
Kazimir Malevich
"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, quechamei suprematismo."
Kasimir Malevich, 1927
“Quando, no ano de 1913,nas minhas tentativasdesesperadas de libertar a arte do peso dos objetos,me refugiei na forma do quadrado e expus umquadro que nada mais representava do que umquadrado preto num fundo branco, a crítica, e comela a sociedade, lamentou:«Tudo o que amamos seperdeu. Estamos num deserto[...]. Temos diante denós um quadrado preto num fundo branco!» Aosolhos deles, o quadrado parecia incompreensível eperigoso [...], mas afinal não se esperava outracoisa.”
Como ele mesmo afirma no manifesto de1915:
"Eu me transformei no zero da forma e mepuxei para fora do lodaçal sem valor da arteacadêmica. Eu destruí o círculo do horizonte efugi do círculo dos objetos, do anel dohorizonte que aprisionou o artista e as formasda natureza. O quadrado não é uma forma subconsciente. Éa criação da razão intuitiva.O rosto da nova arte. O quadrado é o infante real, vivo. É o primeiro passo da criação pura em arte".
5. Malevich também pintou ‘Quadrado Vermelho’ e ‘Quadrado Branco’
4. Existem 4 “Quadrados Negros” no mundo – e todos eles na Rússia
3. Está pintado sobre outro quadro
2. Na verdade, faz parte de um tríptico
- Não é quadrado – nem é preto
Curiosidades
Dois ladrões de arte roubam a famosa pintura abstrata "Quadrado Negro Sobre Fundo Branco", de Kasimir Malevich.
O Roubo do Quadrado Negro
https://br.rbth.com/cultura/87286-7-fatos-importantes-sobre-quadrado-negro-malevichhttps://umbigomagazine.com/um/2017-01-11/quadrado-negro-de-kazimir-malevich.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Suprematismo
Webgrafia
Obrigado
No momento da criação do "Quadrado Negro", a Rússia estava envolvida na Primeira Guerra Mundial, o que exacerbava o caos interno. A sensação de incerteza e o desejo de reconstruir uma nova sociedade estavam presentes tanto no campo político quanto no artístico.
Arquitetura:
A Rússia enfrentava uma grave crise interna. O regime czarista estava enfraquecido por anos de desigualdade social, má gestão política e derrotas em guerras, como a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905). Essas condições levaram à Revolução de 1905, um inicio para as mudanças mais radicais que viriam em 1917. Este clima revolucionário alimentava a busca por rupturas em todas as esferas, incluindo a arte.
Malevich organizou sua despedida final de maneira simbólica: ele pediu para que seu corpo fosse enterrado sob uma reprodução do Quadrado Negro e que a cerimônia seguisse princípios estéticos alinhados ao Suprematismo.
L arte também estava em uma fase de transição. Malevich e outros artistas da vanguarda russa buscavam romper com as tradições clássicas e criar uma linguagem artística moderna que refletisse o espírito revolucionário da época. Havia um movimento coletivo para abandonar a arte representativa e explorar formas mais abstratas e universais.
Design: