Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Física e Química
Claudio Neto
Created on November 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
View
To the Moon Presentation
View
Projection Presentation
Transcript
Movimento Num Plano Horizontal
INDEX
Introdução
Exemplo e conclusão
Pricipais Tipos de Movimento
Equações do movimento
Forças no plano horizontal
01
Introdução
Subtítulo:Entendendo o movimento de corpos em um plano sem variação de altura Conteúdo: Definição do movimento em um plano horizontal (movimento em duas dimensões: x e y). Importância na física: estudo básico para análise de trajetórias e forças em movimento.
02
Conteúdo: Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): O corpo se desloca em linha reta com velocidade constante. Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA): O corpo se desloca em linha reta com aceleração constante. Movimento Circular: O corpo descreve uma trajetória circular com velocidade angular constante. Exemplo: Um carrinho deslizando sobre uma mesa (MRU). Um carro acelerando sobre uma estrada (MRUA).
Pricipais tipos de Movimento
03
As equações do movimento são desenvolvidas com base na 2ª lei de Newton, a qual diz que a força resultante exercida num determinado corpo, produz neste uma aceleração que atua na mesma direção e no mesmo sentido daquela força. em que o termo ma representa a força de inércia, que é, na verdade, uma força fictícia.
Equações do Movimento
04
Força Normal (N): A força perpendicular à superfície, que contraria a força gravitacional. Força de Atrito (f): A resistência ao movimento, que depende do coeficiente de atrito 𝜇 μ e da força normal 𝑁 N. 𝑓 atrito = 𝜇 𝑁 f atrito =μN. Força Resultante (F): A aceleração é proporcional à força resultante aplicada, conforme a segunda lei de Newton: 𝐹 = 𝑚 ⋅ 𝑎 F=m⋅a