Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Projeto de intervenção

Carlota Fernandes

Created on November 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Projeto de intervenção

Start >

Esses estigmas podem levar à marginalização das pessoas com problemas de saúde mental, impedindo-as de buscar ajuda e apoio quando necessário

O estigma da saúde mental refere-se aos preconceitos, estereótipos e discriminações associados às pessoas que sofrem de perturbações mentais ou enfrentam desafios de saúde mental.

Pode surgir devido a uma série de fatores, incluindo falta de compreensão sobre questões de saúde mental, medo do desconhecido, representações negativas nos meios de comunicação e crenças culturais enraizadas

Começámos por considerar os vários problemas e dificuldades relacionados com a saúde mental atualmente e deparámo-nos com a existência, mesmo nos tempos modernos em que vivemos, de muitos estigmas perante este assunto.

Identificação de necessidades:

Dá-me a tua mão

Consequentemente, acreditamos que a dissolução destes estigmas tem de começar pelo ambiente educativo. Assim surgiu o projeto:

Com efeito, e sendo nós parte deste público, considerámo-lo o que mais se adequa ao recetor da nossa intervenção.

Para além desta evidente necessidade, são os jovens que mais sentem a pressão social de se integrarem em grupos e de se “protegerem” de embaraços e comentários.

Este período caracteriza-se por mudanças significativas que, mesmo sendo tendencialmente positivas, exigem recursos aos/às jovens para lidar com os desafios e adversidades que vão encontrando ao longo dos seus percursos.

A adolescência corresponde à fase da vida em que os jovens desenvolvem muitas das competências e recursos cognitivos e socio emocionais que estão na base da sua Saúde Psicológica

Público-alvo
Objetivos gerais:

O nosso objetivo principal é relembrar a importância da saúde mental na vida do ser humano, bem como dar ênfase à necessidade de se pedir ajuda perante situações que visem problemas emergentes ou que já se manifestem. Pretendemos sobretudo destacar que a vergonha e o medo não podem interferir no bem-estar dos alunos.

  • Questionário para aferir a opinião geral face aos estigmas da saúde mental, bem como sobre a forma ideal de incentivo para jovens superarem o medo de procurar ajuda e ainda a sua posição quanto à possibilidade de se realizarem sessões anónimas.
  • Palestra direcionada aos alunos do secundário, grupo que é fortemente impactado por desafios e objetivos nem sempre alcançados, que têm consequências nas suas vivências internas.
  • Conta pública no Instagram que todas as semanas terá publicações novas sobre a importância de procurar acompanhamento, de combater os estereótipos e de adquirir a coragem para pôr a saúde mental em primeiro lugar.
Estas serão de índole diversa, desde frases inspiradoras até à partilha de testemunhos desafios semanais e ainda uma ligação para uma conta do Pinterest onde qualquer pessoa pode construir mood boards e adicionar pins relacionados com este tema.
Objetivos específicos:

Sessões anónimas

Vertente muito específica e direcionada apenas para alunos salesianos

Recorrendo aos psicólogos educacionais dos salesianos, o nosso objetivo seria o seguinte: através da conta no Instagram, os jovens necessitados preencheriam um inquérito anónimo sobre o motivo pelo qual sentem que têm de desabafar ou apenas conversar. A partir da análise das respostas, o grupo do projeto iria agendar uma sessão de, no máximo, 30 minutos onde o aluno pude-se falar abertamente. O grande fator aqui seria o anonimato do aluno em questão, cuja identidade seria protegida, uma vez que as consultas seriam por videochamada, sem câmara.

Cronograma
Recursos

Os recursos necessários seriam, se possível, o apoio de profissionais de saúde mental. No entanto compreendemos a dimensão do que pretendemos atingir e, caso não seja possível realizar esta vertente mais específica, seguiríamos com a conta e os restantes objetivos descritos anteriormente.

  • Criação da conta no Instagram juntamente com o link para a conta Pinterest: Semana de 9 a 13 de dezembro.
  • Partilha e difusão do projeto no ambiente escolar, nas redes das criadoras do projeto, nos ambientes que estas frequentam e noutros meios + Primeira publicação juntamente com o inquérito: Início do segundo período.
  • Publicações a partir desta fase: Semanais.
  • Outras atividades como a palestra e início das sessões: A definir.

Fim

This content is blocked

This content is blocked