Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Moderna
DENISE DA COSTA SANTOS
Created on November 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Educação moral e religiosa católica
Beatriz, Denise, Íris, Maria e Valentim
A Eutanásia
A eutanásia significa a "boa morte" sendo tranquila e sem sofrimento. Vindo do vocabulário grego;( euthanatos). Atualmente o termo é utilizado principalmente para por fim a um doente incurável.Consiste em proporcionar uma morte rápida e indolor sendo causada por uma doença terminal. A eutanásia é um tema polémico com implicações éticas, religiosas, sociais e legais.
A Eutanásia
Na prespétiva religiosa, tendo em conta que só deus pode tirar a vida a alguém, a eutanásia é vista como uma usurpação de um direito do criador. Na prespétiva ética médica, de acordo com o juramento de Hipócrates, a eutanásia é considerada homicídio. Do ponto de vista legal todos os códigos penais do mundo consideram crime qualquer ato na extinção de uma vida. Ponto de vista social, se uma pessoa for bem tratada não pede a eutanásia, por mais que sofra.
A dignidade humana na doença e na velhice
Cuidados palitivos são cuidados físicos, psicológicos e espirituais prestados por uma equipa aos doentes terminais e as suas famílias. São uma resposta aos problemas decorrentes da doença prolongada e incurável, com objetivo de prefenir o sofrimento e de proporcionar qualidade de vida possível a estes doentes e ás suas famílias. Os cuidados palitivos afirmam a vida e encaram a morte como um processo natural. Promovem um suporte que cuida do doente e auxilia a família a lidar com a doença e com o luto.
A dignidade humana na doença e na velhice
Deve respeitar-se o doente por quem é e não pelas diminuições das suas capacidades. É preciso valorizar e cuidar da sua vida. O moribundo solicita que nos aproximemos dele fazendo-o sentir que a sua existência é boa para todos nós. As enfermidades podem ser enfrentadas como ocasiões para crescer no amor.
Pena de morte
A pena de morte, também conhecida como pena capital, é a condenação de um criminoso á morte. Grande parte dos países aboliu esta prática do sistema jurídico, mas ainda é aplicada em mais de cinquenta. A pena de morte é considerada uma violação á declaracão Universal dos Direitos Humanos e um atentado à digninade da vida humana. Sendo uma forma de violência e, por isso, não pode ser considerado instrumento como algumas pessoas defendem.
O evangelho na defesa da vida
Na mensagem cristã a promocão da dignidade humana em todas as situacões, a ação da igreja católica na defesa da vida tem sido constante ao longo da história . A defesa da visa humana abrange a compreensão da existência de Deus.Este iluminador exige o empenho na luta contra todas as formas de atentado á vida e a criação de condicões para que seja concreto o apreço pela vida.
O evangelho na defesa da vida
O Papa João Paulo II sublinhou que converter-se ao Evangelho significa revisar todos os ambientes e dimenções da vida, especialmente o que pertence à ordem social e à obtenção do bem comum