Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Friso Cronológico

miguel carriço

Created on November 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Pré-Câmbrico

Era Paleozoica

Era Mesozoica

Era Cenozoica

0 Ma

500 Ma

1000 Ma

1500 Ma

2000 Ma

2500 Ma

3000 Ma

3500 Ma

4000 Ma

4500 Ma

0,2 Ma

66 Ma

252 Ma

444 Ma

Geologia

201 Ma

600 Ma

3200 Ma

541 Ma

1700 Ma

3600 Ma

~4600 Ma

Evolução da vida ao longo da História da Terra

Há 3200 Ma

Primeiros seres fotossintéticos

O aparecimento dos primeiros organismos fotossintéticos - as cianobactérias - levou ao ínicio da acumulação de oxigénio nos oceanos e na atmosfera.

Há 0,2 Ma

Aparecimento do Homem

O homem moderno aparece há cerca de 200 mil anos atrás.

Há 444 Ma

Conquista dos continentes: primeiras plantas terrestres; primeiros animais.

Primeiras plantas vasculares e colonização dos continentes pelos insetos. Protegidos pela recém-formada camada de ozono, alguns animais marinhos deixam a água e tornam-se os primeiros animais terrestres.

Há 3600 Ma

Aparecimento da vida seres unicelulares -procariontes (sem núcleo)

As primeiras formas de vida na Terra surgiram há 3600 milhões de anos e não passavam de seres unicelulares (com uma única célula), como as bactérias, e sem núcleo interno para "guardar" o material genético. Estes seres sem núcleo celular são os chamados procariontes.

Há ~4600 Ma

Formação da Terra

A Terra formou-se, há cerca de 4600 Ma, no éon Hádico, a partir da acreção de pequenos corpos celestes que eram abundantes aquando da formação do Sistema Solar.

Há 201 Ma

Domínio dos dinossauros – répteis, aparecimento dos mamíferos e das primeiras aves e aparecimento das primeiras plantas com flor;

Durante o Jurássico ocorre a diversificação dos dinossauros e o aparecimento dos primeiros mamíferos e das primeiras aves. Aparecem também as primeiras plantas com flor.

Há 66 Ma

Grande extinção (dinossauros, amonites...). Domínio dos mamíferos.

No final do período Cretácico os dinossauros, as amonites, entre outros, são extintos numa extinção em massa, que encerra a era Mesozoica. Após a extinção, já no período Paleogénico, a biodiversidade marinha e terrestre recupera dando início à era dos mamíferos, a era Cenozoica.

Há 541 Ma

Aparecimento dos animais com concha ou carapaça e grande explosão da vida nos oceanos: trilobites; peixes...

A explosão do Câmbrico, que marcou o início da era Paleozoica, povoou os oceanos com uma imensa variedade de formas de vida. Os seres multicelulares apresentavam revestimentos e partes duras, que favoreceram a fossilização, destacando-se as trilobites.

Há 1700 Ma

Aparecimento da vida seres unicelulares -eucariontes (com núcleo)

Os seres mais complexos, com núcleo celular, são designados eucariontes. O eucarionte mais antigo que é conhecido, chama-se Grypania spiralis, e tem 1700 milhões de anos.

O reino vegetal é formado por organismos pluricelulares.

Há 600 Ma

Seres pluricelulares - corpo mole

O registo fóssil do Pré-Câmbrico é muito reduzido, destacando-se a Fauna de Ediacara, com 600 milhões de anos, com animais oceânicos que não tinham partes duras, tais como conchas ou placas mineralizadas, o que dificultou a sua fossilização.

Há 252 Ma

Grande extinção de 95% das espécies marinhas e 50% das espécies terrestres

No final do Pérmico ocorre uma extinção em massa que elimina 95% das espécies marinhas e 50% das espécies terrestres, entre elas, as trilobites. A extinção marca o fim da era Paleozoica. Começa a era Mesozoica.