Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Sésamo de Miguel Torga
Beatriz Rodrigues
Created on November 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
Apresentação oral
No âmbito da disciplina de português
O Sésamo
de Miguel torga
Índice
Categorias Narrativas
Identificação
Pág. III
Pág. IX
autor
Excerto
Pág. IV
Pág. XI
reconto
Bibliografia
Pág. VIII
Pág. XII
Identificação do conto
"O Sésamo"
– Da autoria de Miguel Torga, o conto "O Sésamo", incluído na variedade de contos do livro "Novos Contos da Montanha", da Coimbra Editora, é considerado uma obra de fantasia e imaginação. – Este, publicado em 1944, tem uma extensão de cinco páginas, estando entre as 75-80 páginas, do total de 172 do livro a que pertence.
Dados Bibliográficos do Autor
Miguel Torga
– Adolfo Correia da Rocha, conhecido por Miguel Torga, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, em Vila Real, e faleceu a 17 de janeiro de 1995 em Coimbra, com 87 anos. – O seu pseudónimo, "Miguel Torga", teve uma origem curiosa. "Miguel", em homenagem ao arcanjo São Miguel, que é uma figura de força e determinação. E"Torga", que se refere a uma planta típica das regiões montanhosas de Portugal, que simboliza a ligação com sua terra natal e a força do espírito humano.
Dados Bibliográficos do Autor
Familiares
– Os pais deste autor eram Francisco Correia da Rocha, e Maria da Conceição Barro. Ambos eram pequenos agricultores na sua Terra Natal, São Martinho de Anta. – A sua esposa era Andrée Crabeé, professora universitária com a qual teve uma filha, Clara Rocha, atualmente escritora com 69 anos.
Dados Bibliográficos do Autor
Emigra para o Brasil, onde irá trabalhar durante cinco anos na quinta de um tio paterno, no Estado de Minas Gerais.
1920
Volta para Portugal e inicia os seus estudos no Liceu de Vila Real.
1925
Forma-se em medicina na Universidade de Coimbra.
1933
Dados Bibliográficos do Autor
"A Criação do Mundo": um romance com 5 volumes. Com carácter autobiográfico, mistura realidade e ficção.
1937-38
"Os Bichos": uma coleção de histórias alegóricas sobre animais que refletem a relação entre o ser humano e a Natureza.
1940
"Diário": uma obra monumental, composta 16 volumes. É uma mistura de diário pessoal, crónicas, reflexões filosóficas, (...).
1941-1989
"Vindima": um romance com tom lírico e social. Este retrata a vida rural e as tradições de colheita das uvas na região do Douro.
1945
Ideias mais importantes do texto
– Este conto narra a história de Rodrigo, um jovem que, influenciado por Raul, decide desafiar o mistério de uma lenda local e procurar um tesouro escondido. Ao tentar abrir o "Monte da Forca" com as palavras mágicas, tal como na história que ouviu, Rodrigo é confrontado com a dura realidade... – O texto explora a perda da inocência e a transição da infância para uma compreensão mais realista do mundo. Através da desilusão de Rodrigo, o conto aborda temas como o confronto com a verdade, a frustração entre a imaginação e a realidade, e o impacto emocional de crescer e perder as ilusões.
Categorias Narrativas
Ação, espaço, tempo, personagens
– Em "O Sésamo", Rodrigo, inspirado por um mito contado por Raul, tenta abrir o "Monte da Forca" em busca de um tesouro. A ação desenrola-se entre a aldeia de Urros e a Serra da Forca. O tempo abrange uma noite e a manhã seguinte. Sendo então as personagens principais Rodrigo (sonhador), e Raul.
Narrador e Narratário
– Neste conto, o narrador está fora da história, contudo, tem acesso aos pensamentos e sentimentos das personagens, especialmente de Rodrigo. Já o narratário é o leitor, é o destinatário do narrador, que neste caso é convidado a acompanhar a jornada de Rodrigo na sua busca por um tesouro.
Recurssos Expressivos
Comparação
Personificação:
Repetição:
Antítese:
"... cada corte parece um saco sem fundo donde vão saindo movediços novelos de lã." – O autor utiliza metáforas para enriquecer a narrativa com imagens poéticas e simbólicas.
" O passado deixou ali tanto grito perdido, tanto cadáver insepulto, tanta alma penada..." – Elementos inanimados ou naturais recebem características humanas, criando um ambiente envolvente.
"Abre-te, Monte da Forca!(...) Abre-te, Monte da Forca!" – Repetições são usadas para intensificar a emoção e enfatizar momentos importantes.
"A sedução de tudo estava no prodígio em si, na fascinação do próprio acto assombroso que iria realizar." – O contraste entre opostos ajuda a destacar a dualidade entre sonho e realidade.
Excerto
"- Era mentira!... e pelo seu rosto infantil e desiludido uma lágrima desceu desesperada. - Era mentira... - repetiu, debruçado sobre a alta fraga, a soluçar. Tudo nele tinha a verdade da inocência."
Miguel Torga
O Sésamo-Miguel Torga
Bibliografia
https://imprensanacional.pt/miguel-torga/#:~:text=%C3%89%20em%20S%C3%A3o%20Martinho%20de,de%201907%2C%20Adolfo%20Correia%20Rocha.
https://www.ebiografia.com/miguel_torga/
https://www.portugues.com.br/literatura/miguel-torga.html
https://www.espacomigueltorga.pt/p70-miguel-torga-vida-e-obra-pt
https://egn.pt/biblioteca/2014_2015/05/autor_mes/Biografia.pdf
Obrigada pela vossa atenção
Beatriz Rodrigues, N1, 11B