Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O Sésamo de Miguel Torga

Beatriz Rodrigues

Created on November 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

No âmbito da disciplina de português

de Miguel torga

Apresentação oral

O Sésamo

Pág. XII

Pág. XI

Pág. IX

Pág. VIII

Pág. IV

Pág. III

Bibliografia

Excerto

Categorias Narrativas

reconto

autor

Identificação

Índice

– Da autoria de Miguel Torga, o conto "O Sésamo", incluído na variedade de contos do livro "Novos Contos da Montanha", da Coimbra Editora, é considerado uma obra de fantasia e imaginação. – Este, publicado em 1944, tem uma extensão de cinco páginas, estando entre as 75-80 páginas, do total de 172 do livro a que pertence.

"O Sésamo"

Identificação do conto

– Adolfo Correia da Rocha, conhecido por Miguel Torga, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, em Vila Real, e faleceu a 17 de janeiro de 1995 em Coimbra, com 87 anos. – O seu pseudónimo, "Miguel Torga", teve uma origem curiosa. "Miguel", em homenagem ao arcanjo São Miguel, que é uma figura de força e determinação. E"Torga", que se refere a uma planta típica das regiões montanhosas de Portugal, que simboliza a ligação com sua terra natal e a força do espírito humano.

Miguel Torga

Dados Bibliográficos do Autor

– Os pais deste autor eram Francisco Correia da Rocha, e Maria da Conceição Barro. Ambos eram pequenos agricultores na sua Terra Natal, São Martinho de Anta. – A sua esposa era Andrée Crabeé, professora universitária com a qual teve uma filha, Clara Rocha, atualmente escritora com 69 anos.

Familiares

Dados Bibliográficos do Autor

Forma-se em medicina na Universidade de Coimbra.

1933

Volta para Portugal e inicia os seus estudos no Liceu de Vila Real.

1925

1920

Dados Bibliográficos do Autor

Emigra para o Brasil, onde irá trabalhar durante cinco anos na quinta de um tio paterno, no Estado de Minas Gerais.

1945

"Diário": uma obra monumental, composta 16 volumes. É uma mistura de diário pessoal, crónicas, reflexões filosóficas, (...).

"Vindima": um romance com tom lírico e social. Este retrata a vida rural e as tradições de colheita das uvas na região do Douro.

1941-1989

"Os Bichos": uma coleção de histórias alegóricas sobre animais que refletem a relação entre o ser humano e a Natureza.

1940

1937-38

Dados Bibliográficos do Autor

"A Criação do Mundo": um romance com 5 volumes. Com carácter autobiográfico, mistura realidade e ficção.

– Este conto narra a história de Rodrigo, um jovem que, influenciado por Raul, decide desafiar o mistério de uma lenda local e procurar um tesouro escondido. Ao tentar abrir o "Monte da Forca" com as palavras mágicas, tal como na história que ouviu, Rodrigo é confrontado com a dura realidade... – O texto explora a perda da inocência e a transição da infância para uma compreensão mais realista do mundo. Através da desilusão de Rodrigo, o conto aborda temas como o confronto com a verdade, a frustração entre a imaginação e a realidade, e o impacto emocional de crescer e perder as ilusões.

Ideias mais importantes do texto

– Neste conto, o narrador está fora da história, contudo, tem acesso aos pensamentos e sentimentos das personagens, especialmente de Rodrigo. Já o narratário é o leitor, é o destinatário do narrador, que neste caso é convidado a acompanhar a jornada de Rodrigo na sua busca por um tesouro.

Narrador e Narratário

– Em "O Sésamo", Rodrigo, inspirado por um mito contado por Raul, tenta abrir o "Monte da Forca" em busca de um tesouro. A ação desenrola-se entre a aldeia de Urros e a Serra da Forca. O tempo abrange uma noite e a manhã seguinte. Sendo então as personagens principais Rodrigo (sonhador), e Raul.

Ação, espaço, tempo, personagens

Categorias Narrativas

"A sedução de tudo estava no prodígio em si, na fascinação do próprio acto assombroso que iria realizar." – O contraste entre opostos ajuda a destacar a dualidade entre sonho e realidade.

Antítese:

"Abre-te, Monte da Forca!(...) Abre-te, Monte da Forca!" – Repetições são usadas para intensificar a emoção e enfatizar momentos importantes.

Repetição:

" O passado deixou ali tanto grito perdido, tanto cadáver insepulto, tanta alma penada..." – Elementos inanimados ou naturais recebem características humanas, criando um ambiente envolvente.

Personificação:

"... cada corte parece um saco sem fundo donde vão saindo movediços novelos de lã." – O autor utiliza metáforas para enriquecer a narrativa com imagens poéticas e simbólicas.

Comparação

Recurssos Expressivos

Miguel Torga

"- Era mentira!... e pelo seu rosto infantil e desiludido uma lágrima desceu desesperada. - Era mentira... - repetiu, debruçado sobre a alta fraga, a soluçar. Tudo nele tinha a verdade da inocência."

Excerto

https://egn.pt/biblioteca/2014_2015/05/autor_mes/Biografia.pdf

https://www.espacomigueltorga.pt/p70-miguel-torga-vida-e-obra-pt

https://www.portugues.com.br/literatura/miguel-torga.html

https://www.ebiografia.com/miguel_torga/

O Sésamo-Miguel Torga

https://imprensanacional.pt/miguel-torga/#:~:text=%C3%89%20em%20S%C3%A3o%20Martinho%20de,de%201907%2C%20Adolfo%20Correia%20Rocha.

Bibliografia

Beatriz Rodrigues, N1, 11B

Obrigada pela vossa atenção