Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Transcript

O que é a Xolografia ?

É uma técnica inovadora de impressão 3D, que nos permite criar objetos tridimensionais de uma forma quase instantânea utilizando a técnica de holografia volumétrica combinada com Fotopolimerização

Xolografia

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

Trabalho realizado por: Marco Ferreira(30941) José Diogo(30950)

minimal microsite / minimal microsite / minimal microsite

Inicialmente a projeção volumétrica é a etapa que utiliza projeções holográficas criando uma imagem do objeto pretendido, dentro de um espaço sensível a luz que contém uma resina líquida fotossensível.

Na segunda etapa, através da luz com controlo espacial, são utilizados feixes de luz que interagem de forma rápida e precisa na resina, iniciando a polimerização; nas áreas onde este feixe passa, permite criar diversos objetos em um único processo.

Por último, a Fotopolimerização localizada consiste na reação química das áreas onde existiu contacto com os feixes de luz, solidificando a resina nas áreas definidas, obtendo assim a peça desejada.

01

Como funciona ?

02

03

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

Possibilidade de Utilizações futuras:

  • Medicina: Pode ser muito eficaz na criação de próteses, moldes dentários, biomateriais ou até produzir ferramentas e equipamentos.
  • Engenharia: Produzindo protótipos de grande rigor, por exemplo, maquetes de casas.
  • Arte e Design: Produção de modelos decorativos com bastante detalhe.
  • Ótica: Fabrico de lentes, utilizadas em óculos, microscópios, telescópios, entre outros.

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

Vantagens

  • Impressão instantânea: Diferentemente das impressoras 3D convencionais, que constroem objetos camada por camada, a xolografia utiliza a projeção volumétrica, permitindo que o objeto seja formado de uma só vez.
  • Oferece um nível de detalhe e precisão excepcional: Conseguido atravez do uso de múltiplos feixes de luz que interagem em um espaço tridimensional, solidificando apenas os pontos desejados.
  • Geometrias Complexas: Permite criar estruturas internas complexas, como canais internos, redes ou formas que seriam impossíveis de produzir com impressoras convencionais.
  • Redução de Resíduos: Como o objeto é fabricado diretamente no volume de resina ou material utilizado, há menos necessidade de material de suporte, reduzindo o desperdício.
  • Materiais Avançados: Tecnologia compatível com materiais avançados, incluindo resinas biocompatíveis, polímeros com propriedades específicas ampliando as possibilidades de aplicação.

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

desVantagens

  • Tecnologia em Fase Inicial: Ainda está em desenvolvimento, o que significa que muitos de seus processos não estão totalmente otimizados para uso comercial em larga escala.
  • Custos Elevados: Os sistemas de xolografia utilizam equipamentos avançados, como lasers de alta precisão e materiais especializados, que podem ser caros.
  • Complexidade do Processo: A criação de hologramas volumétricos exige controle preciso de múltiplos parâmetros, como ângulo e intensidade dos feixes de luz, além de materiais reativos.
  • Energia e Eficiência: Na produção de hologramas volumétricos utiliza-se um alto consumo de energia, devido ao uso de lasers potentes e sistemas de controle óptico.

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

  • Em suma, a xolografia é uma tecnologia que se encontra em fase experimental, com algumas limitações nos dias de hoje, apesar de ter um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento a maior desvantagem atual é um elevado custo económico, que neste momento esta a ser analisado em laboratório para ser diminuído, esta tecnologia pode vir a revolucionar diversas áreas.

Conclusão

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video

Video Informativo

Explicação

projetos

Vantagens

Conclusão

Desvantagens

Video