Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Alimentação_etapas
vera claudia araujo teixeira da silva
Created on November 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Transcript
AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS NAS DIFERENTES FASES DA VIDA
A alimentação deve acompanhar cada etapa da vida e ser ajustada para a necessidade individual, a fim de fornecer os nutrientes necessários e importantes para a saúde e qualidade de vida.
Etapas
Primeiro ano de vida
Fase de Gestação
Fase da Adolescência
Adulta e idosos
Infância
GESTAÇÃO
"Durante a gravidez, a gestante deve comer por dois"
Durante a gestação, o organismo da mulher passa por muitas mudanças fisiológicas e a necessidade nutricional é bastante maior para sustentar o organismo da mãe e do feto.
Aumeta o apetite. “Consumir cerca de 300 a 500 calorias a mais por dia já é suficiente”.
+ info
Comer de maneira desenfreada prejudica a saúde da mãe e do bebé, além de aumentar o risco de diabetes gestacional, hipertensão e dificuldades no parto.
'A azia significa que o bebé é cabeludo
A azia não tem nada a ver com o bebé ser cabeludo ou não.
No início as hormonas da gravidez irritam o estômago, por isso a grávida sente um mau estar.
E, no final da gestação, a azia é causada porque o estômago fica comprimido pelo bebé, que cresceu.
'Se o desejo de comer um determinado alimento não for satisfeito, o bebé nasce com uma marca no corpo'
'O consumo de canja de galinha e de leite aumenta a quantidade de leite materno
O acompanhamento do nutricionista durante a gestação é essencial e a dieta nesta fase deve ser adequada para evitar problemas futuros como diabetes gestacional e a hipertensão da gestante.
A alimentação deverá fornecer a quantidade correta de proteínas, hidratos de carbono, Lípidos e conter a quantidade necessária de minerais e vitaminas essenciais para a grávida, como o ferro, cálcio, iodo, vitamina A, vitamina C, entre outros.
Alimentação no primeiro ano de vida
0 aos 6 meses
Recomenda-se que o aleitamento seja exclusivo até os seis meses de idade, pois o leite materno proporciona nutrição ótima e ideal ao bebé. O leite materno é fresco e pronto, bacteriologicamente seguro e de alta biodisponibilidade, protegendo a saúde, pois diminui o surgimento de doenças, aumenta as defesas, impede as infecções e alergias, etc. A introdução de novos alimentos, além do leite materno, a partir do sexto mês, deve seguir uma ordem progressiva e cronológica. O desmame correto é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebé.
Alimentação na infância
As necessidades nutricionais de energia e nutrientes na infância são elevadas, devido à fase de grande desenvolvimento e crescimento. Além disso, as crianças estão em constante atividade física e mental, o que justifica a atenção à alimentação dos pequenos. Os hábitos alimentares praticados na infância perpetuam-se para toda a vida, por isso oferecer alimentos saudáveis às crianças, ajudará a evitar a obesidade infantil e manter-se saudável quando adulto.
Alimentação na adolescência
A alimentação do adolescente requer grande atenção, pois é uma fase na qual o apetite é muito grande e o metabolismo está em franco funcionamento. É comum que na adolescência os hábitos alimentares piorem, por influencia dos meios de comunicação e dos amigos. A busca pela imagem corporal perfeita leva os adolescentes a praticarem dietas bastante restritivas, causando distúrbios como a anorexia e a bulimia.
Alimentação nos adultos
- Reflexo disso, são os altos índices de peso e obesidade entre os adultos de ambos os sexos o que ocasionam o surgimento de múltiplas doenças como a pressão alta, colesterol alto, diabetes entre outras.
- Durante a vida adulta o indivíduo passa a preocupar-se com o trabalho, família e a falta de tempo, deixando muitas vezes os cuidados com a alimentação em segundo plano.