Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Frade, auto barca do inferno

sofia castro

Created on November 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Realizado por Rúben, Natália e Sofia, 9E

Auto Barca do Inferno, de Gil Vicente

Conclusão

Relação com a atualidade

Percurso Cénico

Personagem-tipo

Símbolos Cénicos

O Frade é uma figura central no "Auto da Barca do Inferno", sendo retratado como um personagem hipócrita e corrupto. Apesar de ser um homem de fé, ele vive uma vida cheia de pecados, mostrando a discrepância entre os ensinamentos da Igreja e as atitudes dos seus representantes. O autor, Gil Vicente, utiliza este personagem para criticar a corrupção religiosa da época e a falta de moralidade de certos membros da Igreja. O Frade é uma figura que representa a falsidade e a decadência de instituições que deviam ser exemplo de virtude, mas que, na realidade, se mostram falhas e distantes dos princípios que pregam. Assim, a sua presença na obra é uma crítica à hipocrisia e à corrupção, elementos que ainda hoje podem ser reconhecidos em várias instituições.

Casco

Espada

Broquel

Moça

O personagem Frade é uma representação crítica da hipocrisia e da corrupção dentro da igreja católica no século XVI. Este também representa os vícios e os pecados do clero.

O frade no século XVI representa aqueles membros do clero que, invés praticarem os valores de humildade, caridade e pureza, se envolvem em práticas corruptas, buscando poder, dinheiro e prazer. Essa figura pode ser comparada a alguns lideres religiosos que, embora se apresentem como defensores da fé, são envolvidos em escândalos financeiro, sexuais ou outros comportamentos antiéticos. Casos de padres que vivem de maneira contraditória com os ensinamentos religiosos, como o envolvimento em corrupção ou abuso de poder, são exemplos de figuras semelhantes ao frade.