Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

A vida humana

um bem a proteger
Vamos!

«Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que saísses do seio da tua mãe, Eu te consagrei»Jr 1,5-

«Tu conhecias já a minha alma e nada do meu ser Te era oculto, quando secretamente era formado, modelado nas profundidades da Terra» Sl 139,15

«Estamos a combater o aborto pela adoção - cuidando da mãe e adotando a criança. Salvámos milhares de vidas. Por favor, não matem os bebés. Entreguem-mos. Estou disposta a receber qualquer bebé que pretendam abortar e a entregá-lo a um casal que o amará e será amado.»

MADRE TERESA DE CALCUTÁ, Discurso na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

o QUE DIRIASà ALICE?

Descobri que estou grávida. Parece que o chão fugiu debaixo dos meus pés. Tenho planos, tenho sonhos, quero fazer o secundário, ir para a faculdade e construir minha vida. Mas, agora, tudo isso parece distante, quase impossível. O meu namorado não quer assumir a responsabilidade, e os meus pais ficaram dececionados comigo. Às vezes, penso que o aborto poderá ser a única solução para não arruinar a minha vida e a do bebé, porque não sei se vou conseguir dar-lhe tudo o que ele precisa. Mas também fico com medo, porque já sinto que há algo vivo dentro de mim, algo que, de certa forma, já é parte de mim. Vivo entre o desespero e a esperança. Não sei o que fazer.Alice, 16 anos

QUE MENSAGEM ESCREVERIAS A ESTA JOVEM MULHER?

Estou grávida e a minha filha foi diagnosticada com anencefalia. É óbvio, lógico e claro que a Maria não poderá sobreviver depois do nascimento, mas também é óbvio que está viva.

Chiara

CORBELLA PETRILLO

«Se eu tivesse abortado, não penso que poderia recordar do dia como uma festa na qual eu tivesse me livrado de alguma coisa. Ao contrário, o dia do nascimento de Maria eu poderei recordá-lo como um dos mais belos da minha vida.»

A primeira filha de Chiara Corbella Petrillo, Maria Grazia Letizia, diagnosticada com anencefalia, viveu apenas meia hora após o parto. Ao recordar o momento em que segurou a sua filha nos braços quando esta nasceu, Chiara testemunhou:

Para Chiara e Enrico, o aborto nunca foi uma opção. Ao ser pressionado por médicos para convencer a sua esposa a abortar, Enrico respondeu: «Deus cria a vida para a eternidade e eu digo-lhe que não?»

Davide Giovanni, o segundo filho de Chiara e Enrico, diagnosticado com uma deficiência grave - não tinha os membros inferiores nem rins, e os seus pulmões não poderiam desenvolver-se - morreu, tal como a irmã, cerca de meia hora após nascer.

Chiara adiou o tratamento para que o seu filho não sofresse sequelas e pudesse viver. Francesco nasceu, e Chiara submeteu-se, então, a uma cirurgia, à quimioterapia e radioterapia. Contudo, o tumor havia progredido demais. Chiara morreu no dia 13 de Junho de 2012. Em 2018, foi proclamada Serva de Deus.

Francesco, o terceiro filho, era saudável e tudo corria bem com a sua gestação. Entretanto, Chiara descobriu um cancro na língua, e o único tratamento possível colocaria em risco a vida do seu filho, ainda no ventre materno.

A vida humana é bela e valiosa, e, portanto, deve ser respeitada e protegida desde a fecundação, isto é, desde o primeiro momento.

Síntese