A Vida e a Obra de Oscar Niemeyer
Guilherme Maia
Created on November 23, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
A GLIMPSE INTO CAPE TOWN’S PAST
Presentation
ALTERNATIVE DIETS
Presentation
MUSIC PROJECT
Presentation
Transcript
A vida e a obra de oscar niemeyer
Índice
A vida
O estílo modernista
Brasília: A Capital Federal
Palácios de Brasília
Outras obras
Conclusão
A vida
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu em 15 de Dezembro de 1907 no Rio de Janeiro ( DF ) e faleceu em 5 de Dezembro de 2012 também no Rio de Janeiro ( RJ ) Oscar nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em uma família rica, que foi marcada pela notoriedade e fama de seu avô, Antônio Augusto Ribeiro de Almeida, ministro do STF. Apesar de criado em um ambiente católico, Niemeyer era ateu desde jovem. Possuia ascendência portuguesa, árabe e alemã.Na juventude, viveu de forma despreocupada e boêmia, frequentando locais como o Café Lamas e a Lapa. Em 1928, casou-se com Annita Baldo, atendendo aos desejos da noiva católica. Nesse mesmo ano, formou-se no ensino médio e começou a trabalhar na tipografia com o pai para sustentar a família, que cresceria com o nascimento da filha Anna Maria em 1930. Em 1929, iniciou seus estudos em Engenharia e Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro ( UFRJ ).
O estilo modernista e a carreira
Oscar estudou arquitetura na UFRJ, e na Universidade conheceu o urbanista Lúcio Costa, pessoa com quem projetará Brasília, Lúcio teve papel fundamental na carreira de Niemeyer, ajudando o arquiteto a amadurecer profissionalmente e introduzindo o estilo modernista ( do arquiteto suíço Le Corbusier ) na vida de Niemeyer, que uniu esse estilo ao estilo colonial brasileiro ( visto em Olinda ( PE ) e Ouro Preto ( MG ) sintetizando um estilo próprio, que estará presente em todas as suas obras. Niemeyer foi grande expoente da arquitetura modernista mundial, porque graças a neutralidade brasileira na Segunda Guerra Mundial ( 1939 - 1945 ), os arquitetos brasileiros tiveram a liberdade de explorar esse estilo enquanto a comunidade artística europeia estava "presa" na guerra, isso fez Niemeyer ascender mundialmente como protagonista desse movimento junto de outros artistas como Cândido Portinari e Affonso Eduardo Reidy.Projetos como o da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e o edifício Copan, em São Paulo, consolidaram o nome de Niemeyer para solucionar um velho problema brasileiro, a capital federal.
Brasília, a terceira e atual capital do Brasil, é a cidade sede dos três poderes da República. A cidade é a Obra Prima do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, em colaboração com engenheiro Joaquim Cardozo. A cidade é conhecida mundialmente porque, além de ser capital do Brasil, é um marco da arte moderna do mundo e especialmente do Brasil. A cidade foi "encomendada", pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek em 1956, e foi entregue em 21 de Abril de 1960, dia de Tiradentes, sendo construída em tempo recorde: 4 anos.
Brasília: A Capital Federal
"[...] quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso — invenção."
Os Palácios de Brasília
Oscar Niemeyer viaja, em 1964, para Israel e ao retornar se depara com um regime ditadorial implantado pelo Golpe Militar de 1964, com seu ateliê destruido pelos militares e a clientela desaparecida, Niemeyer abandona o cargo de professor de arquitetura na Universidade de Brasília e parte para o exílio em Paris, onde cria um ateliê na avenida Champs-Elyseé, em Paris começa uma série de projetos como a sede do Partido Comunista francês, a sede da editora italiana Mondadori. Mas sua obra de maior destaque internacional foi o Salão da Paz, na sede da ONU em NY, que foi co-projetado por Niemeyer.
"[...] quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso — invenção."
OUTRAS OBRAS INTERNACIONAIS
Obrigado!
Conclusão
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."- Oscar NIEMEYER, em suas memórias
O Edifício Copan, ou apenas Copan, é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro da cidade, e foi inaugurado em 1966. É um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, visando às comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo
Edifício Copan
São Paulo
A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, que foram construídos durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte