Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação de Português

Maria Caleira

Created on November 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por: Maria Caldeira N14 9A

Autor: John Boyne

O rapaz do pijama ás riscas

Este livro conta a historia de um rapaz chamado Bruno, que tem 8 anos e vive na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é filho de um comandante nazista, e, de repente, a familia tem de se mudar de Berlim para uma casa isolada na Polónia, porque o pai recebe uma promoção importante. Bruno não gosta da casa nova, porque não tem amigos nem nada para fazer, mas um dia enquanto explorava os arredores descobre uma cerca. Do outro lado da cerca, está um rapaz chamado Shmuel, que aparenta ter mais ao menos a sua idade e veste um "pijama ás riscas". Eles tornam-se amigos, mesmo sendo muito diferentes. Bruno não entende que o seu amigo está num campo de concentração, um lugar terrivel onde os nazis mantêm prisioneiros judeus. Ele só sabe que o amigo parece estar sempre triste e com fome. No fim, Bruno decide ajudar Shmuel numa aventura perigosa, que leva a um final muito trágico.

Resumo

O rapaz do pijama as riscas

John Boyne nasceu em 1971, na Irlanda, e é um escritor conhecido mundialmente. Estudou literatura e escrita criativa e escreveu vários livros, mas destacou-se com "Rapaz do Pijama ás Riscas" que foi traduzido para mais de 50 linguas e adaptado para filme. Os seus livros costumam abordar temas profundos, como a amizade, a guerra e os direitos humanos. Ele escreve tanto para crianças e jovens, como para adultos, e é conhecido por fazer os leitores refletirem sobre questões importantes da sociedade.

Autor

John Boyne

Porque é que escolhi este livro?

Eu escolhi este livro porque é uma história emocionante sobre amizade e a inocencia das crianças, num contexto de guerra. O livro faz-nos refletir sobre o Holocausto e como a amizade pode surgir em circunstâncias dificeis.