Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Apresentação Educação Superior

Bruna Prudencio

Created on November 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Apresentação sobre as Perspetivas do Desenvolvimento Humano

Trabalho realizado por: Bruna Prudêncio- 79688 Inês Guerreiro - 90567

INDÍCE

Introdução

Desenvolvimento na Primeira Infância e na idade Pré-Escolar (0-6 anos)

Desenvolvimento na Idade Escolar (6-12 anos)

Desenvolvimento na Adolescência (12-18 anos)

Desenvolvimento na Vida Adulta (18+ anos)

Introdução

Breve resumo sobre as diferentes fases da faixa etária no Ser Humano

O desenvolvimento humano é o processo contínuo de transformação física, cognitiva, emocional e social ao longo da vida, influenciado por fatores biológicos, psicológicos e culturais. Dividido em fases como a infância, adolescência, idade adulta, cada etapa apresenta desafios e necessidades específicas. Compreender estas fases é fundamental para adaptar intervenções em áreas como educação e saúde, promovendo o bem-estar e um crescimento saudável. Além disso, estudar este processo ajuda a perceber a interação entre genética e ambiente na formação do indivíduo.

Fases do desenvolvimento

Iremos abordar os seguintes tópicos para cada fase do desenvolvimento

1º tópico

Principais marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

2º tópico

Principais desafios e necessidades em cada etapa.

3º tópico

Exemplos práticos de como o contexto social e cultural influência o desenvolvimento.

+ INFO

+ INFO

+ INFO

Desafios e necessidades dentro dessa faixa etária: Entre 0 e 6 anos, os desafios incluem a dependência física e emocional dos cuidadores, o desenvolvimento da autonomia, o controle das emoções e a exploração segura do ambiente. Nessa fase, as crianças precisam de alimentação adequada, rotinas consistentes e estímulos sensoriais para crescer fisicamente. Também necessitam de um ambiente seguro para explorar, um suporte emocional para lidar com frustrações e estímulos educativos, como brincadeiras e leitura, para desenvolver habilidades cognitivas e sociais. O cuidado e a orientação dos adultos são essenciais para que superem esses desafios e se desenvolvam de forma saudável.

Principais marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional: Entre 0 e 6 anos, o desenvolvimento infantil é marcado por rápidos avanços. No aspecto físico, os marcos incluem um melhor controle nas ações (sentar, andar), habilidades motoras (desenhar) e um maior equilíbrio e coordenação. Cognitivamente, surge a permanência do objeto, o pensamento simbólico, a imaginação ativa e as primeiras noções de números e tempo. Emocionalmente, a criança desenvolve apego aos cuidadores, começa a expressar emoções complexas, lida com frustrações e aprende a socializar, iniciando amizades e a empatia. Essas habilidades formam a base para o aprendizado e as interações futuras.

Desenvolvimento na Primeira InfÂncia e na Idade Pré-Escolar (0-6anos)

Principais marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:Entre 6 e 12 anos, o desenvolvimento infantil é marcado pelo crescimento físico estável, aumento da força e da coordenação, além do aperfeiçoamento das habilidades motoras. Cognitivamente, ocorre a consolidação do pensamento lógico, uma maior atenção e interesse para novas coisas como por exemplo, a leitura. Emocionalmente, a criança desenvolve maior independência, procura uma aprovação por parte dos adultos, fortalece a autoestima por meio de conquistas e aprende a colaborar e a resolver conflitos em grupos sociais maiores, como na escola. Esses avanços preparam a criança para os desafios da adolescência. Desafios e necessidades: Entre 6 e 12 anos, as crianças enfrentam desafios como a procura por uma maior autonomia, um melhor desempenho acadêmico, a socialização e a construção da autoestima. Elas precisam de apoio emocional para lidar com esses desafios, de um ambiente estruturado com rotinas claras e oportunidades de evolução, além de valorização para fortalecer a confiança. A formação de relações saudáveis com família e amigos também é essencial para garantir um desenvolvimento equilibrado nessa fase.

Desenvolvimento na Idade escolar (6-12 anos)

Desenvolvimento na AdolescÊncia (12-18 anos)

Principais marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional e os Principais desafios e necessidades

Desenvolvimento físico, cognitivo e emocional: Entre os 12 e os 18 anos, o adolescente passa por mudanças físicas marcadas pela puberdade, crescimento acelerado e consolidação do corpo adulto. No aspecto cognitivo, desenvolve o pensamento abstrato, raciocínio lógico e começa a ter os tais pensamentos no futuro. Emocionalmente, procura a aceitação social, tenta construir a sua identidade e alcança uma maior independência, enfrentando desafios de autoconhecimento e relações interpessoais.

Desafios e necessidades: Entre os 12 e os 18 anos, os adolescentes enfrentam desafios como as mudanças físicas da puberdade, a construção da identidade, a pressão social e procura pela autonomia, além de possíveis questões sobre a saúde mental. Para superar essas dificuldades, precisam de apoio emocional, um ambiente seguro para experiências, orientação clara sobre a sexualidade, saúde e escolhas da vida, além do reconhecimento pelos seus esforços e uma rede de apoio com amizades saudáveis e exemplos positivos. Esses fatores são cruciais para um desenvolvimento equilibrado nessa fase.

Na fase adulta (18+ anos), os desafios incluem a construção da identidade e carreira na juventude, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no futuro, e o enfrentamento do envelhecimento e da reforma na fase mais avançada. As necessidades envolvem o aprendizado contínuo, a manutenção da saúde, o apoio emocional, e a segurança financeira. Esses elementos são essenciais para um desenvolvimento equilibrado ao longo da vida adulta.

Principais desafios e necessidades

Principais marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional e os Principais desafios e necessidades

Desenvolvimento na Vida Adulta (18+ anos)

Desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:

Na fase adulta (18+ anos), o desenvolvimento físico atinge o seu pico entre os 18 e os 30 anos, com a força e a saúde no supostamente estáveis, seguido-se por uma leve desaceleração na saúde física entre 30 e 50 anos, e sinais de envelhecimento após os 50 anos. Cognitivamente, as capacidades estão mais presentes entre os 18 e os 30 anos. Entre os 30 e 50 anos, há uma consolidação das habilidades, embora possa ocorrer um declínio leve na memória e na agilidade. Emocionalmente, os adultos jovens formam a sua identidade, constroem relacionamentos e estabelecem a carreira. Já os adultos mais velhos procuram estabilidade, reflexão sobre a vida e maior valorização das relações íntimas.

The window allows you to add broader content. You can enrich your genially by incorporating PDFs, videos, text… The content of the window will appear when clicking on the interactive element.

The window allows you to add broader content. You can enrich your genially by incorporating PDFs, videos, text… The content of the window will appear when you click on the interactive element.

The window allows you to add broader content. You can enrich your genially by incorporating PDFs, videos, text… The content of the window will appear when you click on the interactive element.