Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Aula 1 (HGP)
Beatriz Pedroso
Created on November 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
Representações da Terra
- Como está distribuída a superfície terrestre? - Como se pode representar a superfície terrestre?
Ao olhar para o planisfério verificamos que a área ocupada pelos mares e oceanos é superior à área ocupada pelos continentes. Por isto, a Terra é chamada de planeta azul.
Como se pode representar a superfície terrestre?
Vantagens e desvantagens
Para além dos globos e dos mapas, utilizam-se outras formas de representar a Terra:
Planisfério
O planisfério é um tipo de mapa que permite representar e ver a totalidade da Terra numa superfície plana.
Mapa
Os mapas são representações planas de um território. Os mapas podem representar grandes áreas (países, continentes, mundo) ou áreas mais reduzidas (região, cidade, quarteirão). Assim, deve-se optar pelo mapa mais adequado ao que se pretende estudar.
Planta
A planta é um tipo de mapa, que permite representar e ver pequenas áreas numa superfície plana. É utilizada, sobretudo, para representar cidades, bairros e casas, pois permite apresentar pormenores.
Globo
O globo terrestre tem uma forma esférica. Permite localizar países, continentes, mares, grandes rios, entre outros.
Planta
É de fácil transporte e arrumação. Além disso, é simples de atualizar se estiver em formato digital.
Globo
Como tem uma forma esférica, o globo terrestre é a forma de representação da Terra mais próxima da realidade. Contudo, tem alguns inconvenientes: não permite ver toda a superfície do planeta ao mesmo tempo e é de difícil transporte e arrumação.
Planisfério
Esta forma de representação da Terra tem a vantagem de ser de fácil transporte e arrumação. Em formato digital (GPS, por exemplo), pode ser constantemente atualizado. O planisfério tem, contudo, uma desvantagem: apresenta alguma distorção dos contornos e da superfície dos continentes, dado que se trata de uma representação plana da Terra, que é, na realidade, esférica.
Mapa
Esta forma de representação da Terra tem a vantagem de ser de fácil transporte e arrumação.
Fotografias Aéreas
Imagens de pequenas áreas da superfície terrestre, obtidas a partir de câmaras instaladas em aparelhos como aeronaves ou drones. Estas fotografias permitem obter um elevado grau de pormenor. São também muito úteis para obter informações sobre a evolução de catástrofes (por exemplo, incêndios ou cheias) ou mesmo sobre a ocupação de construções no território. No entanto, têm a desvantagem de dependerem das condições atmosféricas (por exemplo, não pode haver nebulosidade).
Imagem de Satélite
imagens de grandes regiões da Terra, obtidas por satélites localizados no espaço, a uma grande distância da Terra. São muito úteis para obter informação sobre a evolução de fenómenos atmosféricos, catástrofes e até movimentos militares. No entanto, fotografias aéreas e imagens de satélite têm a desvantagem de dependerem das condições do estado do tempo.