trabalho ciências e físico-química
helena
Created on November 22, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
THE NEXT STATION
Interactive Image
STONEHENGE
Interactive Image
MACHU PICCHU
Interactive Image
FIRST MAN ON THE MOON
Interactive Image
CONSTELLATIONS PICTURE WORD MATCH
Interactive Image
CONSTELLATIONS
Interactive Image
THE GREAT WALL OF CHINA
Interactive Image
Transcript
Rio Douro
Aluna:Helena, N-5, Turma:7D
Mercúrio
Vénus
Terra
Júpiter
Marte
Saturno
Urano
Neptuno
O Rio Douro é um dos mais importantes rios da Península Ibérica, localizado no sudoeste da Europa. Ele percorre Espanha e Portugal, sendo fundamental tanto para a geografia física quanto para a economia da região.
Localização
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
A paisagem geológica do Rio Douro é marcada por relevo montanhoso e ímgremes, especialmente na regiõe da Serra do Marão (Portugal), formada por rochas metamórficas como o xisto e o granito. O rio percorre vales estreitos formados pela erosão, criando uma paisagem dramática.
Caracterização
Ao longo do seu curso, atravessa diferentes tipos de rochas, como sedimentares e magmáticas, e apresenta uma bacia hidrográfica rica em sedimentos que favorecem a agricultura. A intervenção humana, como a construção de casas e vinhas, alterou o relevo local, adaptando a geologia para a produção de vinho do Porto. A presença de barragens também modifica a paisagem, impactando o fluxo do rio . O Douro é uma região geologicamente rica, com fósseis que contam a história da Terra.
Os solos ao longo do Rio Douro têm principalmente xisto, o xisto é uma rocha metamorfica que tem vários nutrientes e que consegue reter uma certa quantidade de humidade, oque é bom para as plantações. Em algumas áreas, também existem solos graníticos, mais ácidos e com menor fertilidade, e solos aluviais, formados pelos sedimentos trazidos pelo rio, que são mais férteis e favoráveis para a agricultura em regiões mais planas. Esses diferentes tipos de solo contribuem para a diversidade e qualidade da produção agrícola na região.
Tipo de solo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
O relevo do Rio Douro é predominantemente montanhoso e escarpado, com serras e vales profundos, resultantes de processos tectônicos. As encostas íngremes são usadas para o cultivo de vinhas, aproveitando a exposição solar e a drenagem do solo. O rio cria uma paisagem única, com planícies aluviais nas zonas mais baixas.
Tipo de Relevo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
A fauna do Rio Douro inclui peixes como trutas e sável, aves como garças e cormorões, mamíferos como javalis e veados, além de lontras nas áreas perto do rio. A diversidade é influenciada pelos habitats montanhosos,perto do rio e aluviais.
Fauna no Rio Douro
A flora do Rio Douro inclui vegetação perto do rio como salgueiros e juncos, florestas de encosta com carvalhos, pinheiros e castanheiros, e vinhas. Também há plantas de clima mediterrâneo, como lavanda. A diversidade é influenciada pelo relevo e clima da região.
Flora do Rio Douro
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Os fatores de humanização no Rio Douro incluem as vinhas, a construção de barragens para controle de água e geração de energia, a urbanização de cidades, e a criação de infraestruturas como estradas e pontes. Esses fatores transformaram a paisagem e impulsionaram o desenvolvimento da região.
Humanização do Rio Douro
A rocha dominante ao longo do Rio Douro é o xisto, uma rocha metamórfica . Os principais minerais do xisto no Douro são mica, quartzo, feldspato e clorita. Além do xisto, o granito também aparece em algumas áreas. O xisto influencia o relevo da região e a produção de vinhas do local, devido à sua drenagem e composição.
Rocha Dominante
A paisagem geológica é a forma do relevo de uma região, moldada por processos naturais como a movimentação das placas tectônicas e erosão . Essas características refletem a história geológica local, que envolve a formação de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e a ação de agentes climáticos, como chuva e vento. Além disso, a intervenção humana, como mineração e construção, também pode alterar a paisagem geológica.
Paisagem geológica
Mercúrio
É o mais pequeno planetado sistema solar.Tem rochase crateras na sua superfície. Não tem atmosfera nem vida. A temperatura á superfície varia entre -183C nos polos e 427C na face voltada par o Sol.Foi visitado por várias sondas entre as quais a Messenger
Vénus
De tamanho semelhante ao da Terra, chaman-lhe «estrela da manhã» ou «estrela da tarde» pelo seu brilho: A superfície tem rochas e vulcões. A atmosfera é muito densa, com dióxido de carbono e ácido sulfúrico. O enorme efeito de estufa provocado pela atmosfera é responsável pela temperatura média de 461C à superfície, não favorável à vida. Foi visitado por várias sondas, entre as quais a Venus Express
Terra
A sua superfície tem continentes e oceanos. A atmosfera é essecencialmente constituída por nitrogénio (ou azoto) e oxigénio. A distância a que se encontra do Sol e a existência de efeito de estufa permitem uma temperatura média de cerca de 15C, favorável à existência de água em estado líquido- condição necessária para existir vida tal como a conhecemos.
Marte
É chamado «planeta vermelho» pela cor avermelhada da superfície. Tem crateras, vúlcões e vales e uma atmosfera ténue. A temperatura medía da superfície é -63C. está a ser explorado por sondas espacias em órbita e por veículos na sua superfície
Júpiter
É o maior planeta do sistema solar. e de Vénus, é o astro mais brilhante no céu. É gasoso, constituído principalmente por hidrogénio e hélio, o que não permite a existência de vida. Nele é observável uma mancha que resulta de uma tempestade gigante.
Saturno
É um planeta gasoso gigante constituído por hidrogénio e hélio e rodeado por nuvens tóxicas para o ser humano. O seu sistema de anéis torna-o no planeta mais fácil de identificar do sistema solar. Foi esplorado por várias sondas, uma das quais a Cassini Huygens.
Urano
É o planeta gasoso mais pequeno. É constituído principalmente por hidrogénio e metano , não favoráveis à vida. O eixo de rotação está «deitado» em relação ao plano de órbita, característica única entre planetas do sistema solas. Foi observado pela sonda Voyager2.
Neptuno
É gasoso, de cor azul, por a sua atmosfera ser praticamente constituída por metano.A mancha escura vísivel na atmosfera é devida a enormes tempestades à semelhança do que aconteceu com Júpiter. Foi observado pela sonda Voyager2