Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Métodos contraceptivos
Inês
Created on November 22, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Agenda
View
Akihabara Content Repository
View
Interactive Scoreboard
View
Correct Concepts
View
Semicircle Mind Map
View
Choice Board Flipcards
View
Team Retrospective
Transcript
Métodos contracetivos
Maria Inês Santos Nº9 12ºC
Métodos contracetivos
exemplos:
- Os métodos contracetivos são procedimentos e técnicas utilizadas para prevenir a gravidez, podendo estes ser hormonais ou não hormonais.
- Escolher o método mais adequado depende das características pessoais de cada individuo, dessa forma, o melhor a fazer é procurar orientação profissional.
Dúvida
Contracetivos injetáveis
(Métodos contracetivos)
Verdade oumito?
O que é?
Como aplicar?
Como atua?
Quais as vantagens?
Quem pode utilizar?
Qual a eficácia?
Conclusão
Existem muitos métodos contracetivos eficazes disponíveis para a população, como os injetáveis abordados neste trabalho. Cabe a cada pessoa, com orientação de um profissional de saúde, escolher a melhor opção para si. ☺
Bibliografia:
- Odisseia - Biologia - 12.º Ano Jorge Reis, António Guimarães, Ana Bela Saraiva, Hugo Novais. Editora: Porto Editora
- https://www.theramex.com/br
- https://apf.pt/informacao-tematica/metodos-contracetivos/contracecao-hormonal-injetavel/
- https://sanarmed.com/injecao-anticoncepcional-posgineco/#elementor-toc__heading-anchor-11
- https://www.tuasaude.com/metodo-contraceptivo-injetavel/
- https://www.descomplica.pt/comparar-metodos
- https://www.msdmanuals.com/pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/m%C3%A9todos-de-contracep%C3%A7%C3%A3o-hormonal#Quem-pode-utilizar-contraceptivos-hormonais?_v32139136_pt
É verdade?
É mito?
MITO!!
VERDADE!!
MITO!!
MITO!!
VERDADE!!
"Os contracetivos injetáveis protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis"
"Os contracetivos injetáveis NÃO causam infertilidade permanente"
"Os contracetivos injetáveis causam um ganho de peso significativo"
"Os contracetivos injetáveis causam cancro"
"Quando tomo, pela primeira vez, o contracetivo injetável tenho de esperar um tempo para ter relações sexuais e não engravidar"
Os contracetivos injetáveis NÃO protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, visto estas se propagarem num ato sexual através do contacto dos fluidos de uma pessoa infetada com outra pessoa. O único método que garante essa proteção é o preservativo.
Após a interrupção do uso das injeções a fertilidade deve retornar ao normal dentro de alguns meses.Os contracetivos injetáveis não afetam a capacidade reprodutora a longo prazo, permitindo que a mulher planeie a sua família.
Algumas mulheres podem presenciar alterações de peso, porém estudos mostram que não há fundamentos consistentes para apoiar essa teoria.Cada pessoa reage de forma diferente e é importante discutir as suas preocupações com um profissional de saude.
Não há evidências conclusivas de que o uso deste método aumenta o risco de cancro. Alguns estudos inclusive insinuam que os contracetivos injetáveis podem reduzir o risco de certos cânceres, como por exemplo, o cancro dos ovários e o do endométrio.
Quando uma mulher inicia o método dos contracetivos injetáveis é recomendado esperar cerca de uma semana até ter relações sexuais sem o uso de outro método.
Quais as vantagens?
Mais prático
Contém apenas progesterona
Controlo de doenças
Diminui o fluxo menstrual
Não é afetado por indisposições
Mais adequado a certas pessoas
Exemplo de como é aplicada:
Como aplicar?
Este método pode ser aplicado mensalmente ou trimensalmente por um profissional de saúde, num hospital ou num centro de saúde, e deve sempre ser recomendado por um ginecologista.
Como atua?
O progestativo é libertado de forma lenta e progressiva no sangue. Este tem como função inibir a ovulação (para que não seja libertado nenhum oócito do ovário) e engrossar o muco cervical, dificultando a locomoção dos espermatozoides para fertilizar o oócito. Caso aconteça a fertilização, este também diminui a parede do endométrio de forma a que não seja possível a implantação e nutrição do embrião.
Quem pode utilizar?
A maioria das mulheres pode utilizar este contracetivo hormonal, porém, não é indicado para pessoas:
- que têm hipertensão grave;
- que têm diabetes mellitus com lesões vasculares;
- com histórico de um aborto retido.
- grávidas;
- que estejam a amamentar;
- com tumores hormono-dependentes;
- com hipersensibilidade a qualquer componente da formulação do produto;
Qual a eficácia?
O contracetivo injetável é um método extremamente eficaz e seguro. Verificam-se 0,0 a 1,3 gravidezes por ano em cada 100 mulheres que usam este método, o que corresponde, arredondadamente, a uma eficácia de 99%. A principal causa de falha é o esquecimento ou atraso na aplicação do método, especialmente na injeção mensal que exige uma adesão mais frequente ao calendário de aplicação.
O que é?
Trata-se de um método de contraceção hormonal, que consiste numa injeção intramuscular profunda, de uma solução aquosa, formada por um progestativo (acetato de medroxiprogesterona).
Dúvida