Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Décadas
7400leonor oliveira
Created on November 22, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Oportunidades de
Leonor nº18 , Inês Lopes nº3
DESENVOLVIMENTO PARA O ESPAÇO RURAL
Oportunidades de
Leonor nº18 , Inês Lopes nº3
DESENVOLVIMENTO PARA O ESPAÇO RURAL
8. A SILVICULTURA
7. A PRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
6. PAPEL DA INDÚSTRIA E DOS SERVIÇOS NO ESPAÇO RURAL
5. MODALIDADES DO TER
4. TURISMO EM ESPAÇO RURAL
3. PROBLEMAS QUE FACILITARAM A RECONVERSÃO DO ESPAÇO RURAL
2.IMPORTâNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO PARA O ESPAÇO RURAL
1. introdUÇÃO
ÍNdice
INTRODUÇÃO
Os espaços rurais devem ser valorizados numa perspetiva multifuncional, e de forma a promover a sua sustentabilidade, através da promoção de atividades económicas para além da agricultura, como as ligadas ao turismo, à indústria, aos serviços, à produção de energia renovável e à silvicultura, fixando a população e rentabilizando os recursos endógenos.
QUAIS AS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PARA AS ÁREAS RURAIS??
-o aumento da competitividade da agricultura e da silvicultura; -a gestão sustentável dos recursos naturais; -o desenvolvimento territorial equilibrado e a fixação da população; -a valorização e conservação do património cultural e paisagístico; -a criação de riqueza, através de novas oportunidades de negócio e criação e manutenção de emprego;
O espaço rural deve ser considerado numa perspetiva multifuncional, como um espaço atrativo e sustentável, permitindo a diversificação da sua economia, com o objetivo de favorecer:
Importância da diversificação para o espaço rural
PROGRAMAS QUE FACILITARAM A RECONVERSÃO DO ESPAÇO RURAL
A reconversão do espaço rural, voltada para o desenvolvimento sustentável, diversificaçao económica e melhoria da qualidade de vida das populações rurais, foi promovida por diversos programas e políticas públicas. Esses programas pretenderam diversificar atividades, promover a conservação ambiental e incentivar o turismo rural e a valorização cultural.
Em Portugal, o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2022 inclui um conjunto de intervenções cofinanciadas pelo FEADER, que visam a promoção da competitividade do setor agroflorestal e dos territórios rurais de forma sustentável. A valorização do meio rural passa, então, pelo reconhecimento, valorização e aposta na sua multifuncionalidade, através da promoção de atividades ligadas: - ao turismo em espaço rural; - à indústria; - aos serviços; - à produção de energia; - à silvicultura.
-a sustentação do rendimento dos agricultores; -a pluriatividade, -o desenvolvimento de novos serviços (animação, transportes, comunicação); a maior desconcentração do turismo por todo o território e, consequentemente, uma aposta mais uniforme nas infraestruturas e recursos de apoio;
É um motor de desenvolvimento do espaço rural e através dos seus efeitos multiplicadores favorece, por exemplo:
Turismo Em espaço rural (TER)
O Turismo em Espaço Rural (TER) é uma atividade económica capaz de gerar desenvolvimento económico para as áreas rurais, quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades económicas, que, direta ou indiretamente, com ele interagem.
+ Info
Os empreendimentos de turismo no espaço rural podem ser classificados nos seguintes grupos:-Casas de campo; -Turismo de aldeia; -Agroturismo; -Hóteis rurais; Consideram~se no âmbito do TER, os parques de campismo rurais e as atividades de animação ou diversão.
MODALIDADES DO TER
A INDÚSTRIA
Papel da indústria e dos serviços no espaço rural
A indústria assume um papel fundamental no desenvolvimento das áreas rurais. Esta importância é ainda maior quando as indústrias estão associadas aos recursos endógenos, aos produtos tradicionais e a atividades como a agricultura, a pecuária, a exploração florestal...Nas áreas rurais, são frequentes as indústrias associadas à: - produção agropecuária; - exploração florestal; - extração e transformação.
poplation
Os serviços têm um papel muito importante no desenvolvimento das áreas rurais, quer direta, quer indiretamente, através da prestação de: -serviços básicos, ligados à educação saúde e administração; -serviços pessoais, como a restauração e o comércio; -serviços às empresas, como os de transporte, os bancos, as companhias de seguros...
OS SERVIÇOS
-criar postos de trabalho diretos e indiretos.-potenciar uma nova fonte de rendimento para os agricultores ou silvicultores mas também para os proprietários de terras ou para as autarquias locais. -que as comunidades rurais se tornem menos dependentes das flutuações de preços dos combustíveis convencionais .
A PRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
A produção de energia a partir de fontes de energia renováveis é cada vez mais importante para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais, isso permite:
A SILVICULTURA
A silvicultura é um setor fundamental para as áreas rurais, devido à sua multifuncionalidade , contribuindo para:-promover o emprego e gerar riqueza, através da produção de matérias-primas e frutos; -proporcionar espaços de lazer; preservar os solos e a biodiversidade, conservar as águas e regularizar o ciclo hidrológico e contribuir para o armazenamento do carbono;