Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

arte suprematista

Joana Oliviera

Created on November 22, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Realizado por: Gabriel Castanheira, Joana Oliveira e Raquel Martins

Obras

Arte

Suprematista

Malevich viveu e trabalhou num dos períodos mais turbulentos da história do século XX. Cresceu na Rússia czarista, testemunhou a Primeira Guerra Mundial e a Revolução de Outubro em primeira mão. Os seus experimentos iniciais como pintor levaram à invenção do Suprematismo, uma linguagem visual arrojada de formas geométricas e cores gritantes, impondo assim a sua supremacia e a ausência de representações do real.

Biografia

Influências

Video

Arte

Suprematista

Obra

Contexto

Conclusão

Tema

Pintura Suprematista, 1916

Quadrado negro sobre fundo braco,1915

Pintura suprematista branco sore branco, 1918

A obra foi criada durante a transição para a Revolução Russa (1917), quando os artistas procuravam romper com as tradições académicas e explorar novas formas de expressão. O Suprematismo simbolizava a libertação da arte de significados utilitários e narrativos.

Contexto histórico

A Obra

  • Conceção pirótica: o uso de formas geométricas simples e cores primárias para alcançar o "zero das formas", ou seja, o ponto de partida para um novo estilo de arte não representacional.
  • Estilo de pintura: Arte abstrata geométrica, central ao Suprematismo. Evita qualquer figuração.
  • Composição/Expressão formal: Cuidadosamente equilibrada, com formas geométricas posicionadas de maneira aparentemente aleatória, mas que criam harmonia visual. A falta de simetria direta sugere movimento dinâmico.
  • Tratamento da cor: ores primárias (vermelho, azul e amarelo) combinadas com preto e branco. A justaposição de cores sólidas cria contraste e energia visual.
  • Perspetiva ou não: Não há perspetiva tradicional nesta obra. Elimina a profundidade e foca-se na relação entre as formas.
  • Intencionalidade: Transcender os limites da arte tradicional e explorar uma dimensão espiritual.

Kazimir Malevich

(1878 - 1935)

Foi um pintor e teórico da arte russo. Nasceu perto de Kiev, na Ucrânia. Ele foi um pioneiro da arte abstrata geométrica e o criador do movimento de vanguarda Suprematista. Ao lado de Kandinsky e Mondrian, Malevich é um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. Como fundador do Suprematismo, levou o abstracionismo geométrico à sua forma mais simples, sendo o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. O termo “suprematismo” refere-se a uma arte abstrata baseada na “supremacia do sentimento artístico puro", em vez da representação visual de objetos.

O Abstracionismo

O abstracionismo é uma vanguarda artistia que surgiu nos finais do século XIX, com o objetivo de se emacipar do promenor representativo, apelando a uma maior emocionalização e conceptualização das formas. No entanto ainda que esta tenha sido a vaguarda com maior influência no suprematismo, a grande divergência entre os dois estilos é representação de objetos concretos presente no abstracionismo, mas ausente no suprematismo que se foca na supremacia da forma e da cor.

A peça reflete a ideia de transcendência e imersão no mundo espiritual e emocional, afastando-se completamente de temas figurativos ou realistas. O objetivo era expressar a pura perceção do movimento e da composição.

Tema

Podémos através deste trabalho compreender que numa época de revolução artística e de surgimento de diversas vanguardas artísticas, o suprematismo foi a corrente artística que veio impor a forma e a cor como imperativos, e que tornava a arte um meio de desanuvio, uma vez que as obras não tinham elementos figurativos e não pretendiam transmitir nenhuma mensagem.

Conclusão