Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trabalho Ciências Naturais/Físico-Química
Maria Luísa 7A
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
Projeto de articulação: ciências naturais/ físico-química
Maria Luísa Ferreira 7ºA, nº12
LOCALIZAÇÃO DA TERRA NO ESPAÇO
VIA LÁCTEA
SISTEMA SOLAR
TERRA
SOL
DEFINIÇÃO PAISAGEM GEOLÓGICA
Localização da paisagem geologica selecionada
serra natural da peneda gerês
Caraterização da paisagem geológica selecionada
Rocha predominante/ classificação e relevo
Fauna
Flora
Elementos humanizados na paisagem
Cursos de água
Extensão de território dominada por um tipo de rocha, que lhe confere um aspeto característico quanto ao tipo de relevo, à qualidade dos solos, aos cursos de água e à distribuição dos seres vivos.
https://www.serradogeres.com/
https://turismo.cm-terrasdebouro.pt/listings/serra-do-geres/
Localização da paisagem geologica selecionada:Local: Parque da Peneda Gerês Concelho: Terras de Bouro Distrito: Braga
Rocha predominante: rocha plutónicaClassificação da rocha predominante: essencialmente granítica (originada através do arrefecimento do magma nas partes profundas da litosfera) Tipo de relevo: É uma zona montanhosa, com altitudes que chegam aos 1545 m, de fortes declives.
Recursos de água que influenciam a paisagem: rede hidrográfica de grande densidade, composta por um conjunto de afluentes e subafluentes.Fauna: corços, garranos, lobos e aves de rapina Flora: O coberto vegetal das serras do Gerês é dominado por carvalhais, formações arbustivas, lameiros e vegetação ripícola (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas) Elementos humanizados na paisagem: aldeias tradicionais, Pitões de Júnias e Soajo.
https://www.flickr.com/photos/9480263@N02/3710995276
Nas etapas finais ou posteriores à cristalização dos magmas graníticos tiveram lugar processos de alteração hidrotermal que ocorreram preferencialmente ao longo de fracturas nos granitos, sobretudo nos granitos do maciço de Peneda-Gerês. Estes processos conferiram-lhes uma coloração avermelhada, por vezes acompanhada de uma intensa modificação da composição original, transformando-os em epissienitos. Rochas sedimentares de idade silúrica provável (entre 435 e 408 Ma), posteriormente deformadas e metamorfizadas, afloram no extremo NE do planalto de Castro Laboreiro e entre Lindoso e S. Bento do Cando. São constituídas predominantemente por xistos, metagrauvaques e quartzitos. Nos granitos e metassedimentos ocorrem filões de rochas básicas, de quartzo e filões e massas aplito-pegmatíticos. Alguns dos filões de quartzo e aplito-pegmatitos apresentam-se mineralizados, tendo havido no passado explorações mineiras de estanho, volfrâmio, molibdénio e ouro (tal como as antigas minas de Carris e Borrageiro). Infelizmente, muito deste património geológico tem sido destruído ao longo dos anos. (http://www.geopor.pt/gne/campo/pnpg/pnpg.html)
A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste.
O nosso sistema solar que fica na via láctea, a galáxia em espiral, nasceu da explosão de uma estrela há cerca de 4,6 mil milhões de anos. O sol, ainda um proto sol, concentrou 99,8% da matéria, o resto eram poeiras que giraram à sua volta até formarem corpos esféricos celestes: os planetas e os planetas-anões. A Terra, tal como todos os outros planetas, deve ter começado por ser uma imensa massa gasosa, mas até hoje, é o único corpo celeste onde sabemos haver vida.