Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Urano
Catarina Ribeiro
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Trabalho realizado por: Catarina, nº 6 e Lia, nº 16; 7ºF
Nome : Urano Foi descoberto por: William Herschel em 1781 Distância média ao sol: 19,20 U.a e 2,87 Biliões de Km. Massa relativa à Terra: 14, 5 Temperatura média à superfície: -210º Gases que existem atmosfera: 83% hidrogénio, 15% hélio e 2% metano Satélites naturais que possui: 27 (até agora descobertos) Período de rotação: 16h 18 min Período de translação: 84 anos terrestres
- Miranda, um satélite natural intrigante
- Urano, uma rotação interessante
Curiosidades
Curiosidades
Miranda tem a superfície mais diversificada, com um relevo bizarramente deformado. Seu ambiente é marcado por depressões e penhascos profundos, zonas cheias de crateras, altas montanhas e planícies suaves. Os picos mais elevados chegam a medir entre 15 e 20 km de altura e as maiores crateras cerca de 60 km de diâmetro. A maior parte desses relevos são estruturas antigas, mas há algumas recentes. Devido a sua estranha topografia, supõe-se que Miranda teria sido atingida por um objeto com metade do volume do satélite e os estilhaços teriam criado os anéis de Urano. Um estudo do Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins propõe uma hipótese que pode mudar o que se sabe sobre Miranda, uma das 27 luas de Urano. Os investigadores sugerem que este satélite, com apenas 500 quilómetros de diâmetro, poderia abrigar um oceano abaixo da sua superfície.
,Diferente dos outros planetas do Sistema Solar, Urano tem um eixo de rotação extremamente inclinado, quase deitado, com um ângulo de aproximadamente 98 graus em relação ao seu plano orbital. Isso significa que ele praticamente gira "de lado". Essa inclinação extrema faz com que cada polo do planeta passe 42 anos seguidos em completa escuridão ou luz solar, dependendo da posição no seu longo ano, que dura 84 anos terrestres!