Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
Cláudia da Costa Sou
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Timeline Diagram
View
Timeline Diagram 3
View
Timeline Diagram 4
View
Timeline Diagram 2
View
Triangle Diagram 3
View
Color Shapes SWOT
View
Lean Business Canvas
Transcript
As Lideranças na Promoção de Ambientes Educativos Inclusivos
Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
Melhor Aprendizagem para Todos
Formadora: Sandra Cardoso Formandos: Ana Isabel Canhola Cláudia Sousa Isabel Carmo Rui Oliveira Teresa de Melo
21 de novembro de 2024
Como tudo começou ...
A transformação das escolas em Comunidades de Aprendizagem é uma proposta desenvolvida pelo CREA (Community of Research on Excellence for All) na Universidade de Barcelona, em Espanha.
A essência do projeto é garantir uma aprendizagem ótima para todas as crianças, proporcionando igualdade de oportunidades, criando as condições para alcançar os melhores resultados para todos, através do aumento das expetativas, envolvendo as famílias e a comunidade em atividades educativas e de promoção de interações. O projeto pretende alcançar: - Melhores resultados académicos para todos os estudantes, aumento da confiança e motivação para a aprendizagem. - Melhor coexistência e melhores atitudes de solidariedade social. - Mais significado e qualidade de aprendizagem para toda a comunidade. - Participação real das famílias e de todos os agentes sociais na escola.
Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
Fases de Transformação
Seleção de prioridades
Sonho
Tomada de decisão
Planeamento
Sensibilização
Qual a escola que queremos para a nossa comunidade?
Comissões mistas e ações educativas de sucesso para implementar.
Queremos tornarmo-nos uma comunidade de aprendizagem?
Formação de toda a comunidade em bases cientificas do projeto.
Organizar, categorizar e priorizar sonhos.
Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
Ações Educativas de Sucesso
Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de conflitos
Formação Pedagógica Dialógica
Participação educativa da comunidade
Grupos Interativos
Formação de familiares
Tertúlias Dialógicas
Webgrafia https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/pt/apresentacao/sobre-comunidades-de-aprendizagem ( consultado a 21-11-2024) Material disponibilizado pela formadora.
DIREITO DE UM É O DIREITO DE TODOS!
Comunidade de Aprendizagem é um processo estruturado e participativo, que envolve diferentes etapas ou fases. Essas fases permitem uma transição gradual e organizada, envolvendo toda a comunidade escolar e promovendo o compromisso com o modelo. O processo é baseado em pesquisa científica e práticas de sucesso, como as identificadas pelo projeto europeu INCLUD-ED.
É o momento em que a escola desenha o caminho que deseja seguir para realizar os sonhos da comunidade. Além disso, é o palco para a formação de comissões mistas de trabalho que farão o caminho possível através da implementação de AES (Ações Educativas de Sucesso). Tudo isto resultará de uma assembleia onde toda a comunidade participa.
Uma vez sensibilizados, todos os membros da comunidade escolar devem ser convidados a participar de uma deliberação coletiva para decidir se a escola avançará com a transformação. O objetivo é garantir que a decisão seja inclusiva e que todos os envolvidos se sintam comprometidos com o processo, realizando para tal uma assembleia participativa envolvendo os professores, alunos, pais e representantes da comunidade através da discussão e votação democrática sobre a adesão ao modelo.
O “Sonho” é uma das etapas mais simbólicas e inspiradoras. Neste momento, a comunidade escolar expressa as suas aspirações para a escola ideal, onde todos podem aprender e conviver em harmonia, criando uma visão coletiva e motivadora, fortalecendo o senso de pertença e otimismo. A comunidade através da promoção de oficinas ou sessões de brainstorming em que alunos, professores, famílias e membros da comunidade compartilham os seus desejos e visões para o futuro da escola. É efetuado um registo das ideias e dos sonhos de todos, que servirão como base para a próxima fase.
Com base nos sonhos expressos pela comunidade, inicia-se a fase do planeamento estratégico. Define-se como transformar as aspirações em ações concretas e realizáveis.O objetivo será estabelecer um roteiro prático para a transformação, garantindo que todos os sonhos sejam contemplados. Ações: • Criação de grupos de trabalho (compostos por professores, famílias e outros voluntários) para coordenar diferentes áreas. • Elaboração de um plano de ação, com objetivos, prazos, recursos necessários e responsáveis.