Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O Império Universal Romano-Cristão

historia

Created on November 21, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Secret Code

Corporate Escape Room: Operation Christmas

Reboot Protocol

Horror Escape Room

Witchcraft Escape Room

Desert Island Escape

Halloween escape

Transcript

O ESPAÇO CIVILIZACIONAL GRECO-LATINO

João RIBEIROLARA Borges SOPHIA WOLFF VERA GUEDES

COMEÇAR

ÍNDICE

CRISTIANISMO

IGREJA ROMANO-CRISTÃ

DIFICULDADES DO IMPÉRIO

Conclusão

FIM DO MUNDO ANTIGO

tópico 1

CRISTIANISMO

start

surgimento

O Cristianismo nasceu na Palestina, durante o reinado de Augusto. É baseado nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, que afirmou ser Messias, e que trará a salvação para todos os crentes.

Mapa

COntinuar

difusão

Jesus começa na política com 30 anos. comunidades foram formadas em jerusalém, e jesus percorre as aldeias afirmando a salvação e a vida eterna dos seguidores. a religião ganhou seguidores ao mesmo tempo que inimigos.

COntinuar

críticas

O cristianismo foi alvo de inúmeras críticas, sendo considerados pertubadores da ordem e dos valores romanos. A maior condenação era contra a igualdade entre todos.

COntinuar

ações levadas a cabo pelos inimigos

Durante vários anos, os cristãos foram vítimas de perseguições, torturas e execuções públicas. Além disso, tinham os seus bens confiscados e a violência era constante nas suas vidas.

Perseguições

COntinuar

índice

igreja romano-cristã

complete!

Fim do Mundo Antigo

dificuldades do Império

Conclusão

tópico 2

IGREJA ROMANO-CRISTÃ

start

imperadores

Imperador teodósio

Imperador constantino

Em 313, o édito de Milão garantiu a liberdade de culto aos cristãos, devolveu os seus bens confiscados e incentivou a construção dos templos.

Em 380, o Édito de Tessalónica tornou o cristianismo a religião oficial, condenando outras práticas e destruindo templos pagões.

Novo Papel

COntinuar

organização da igreja

As cidades eram o centro de administração, onde se organizavam as dioceses, lideradas por bispos. As províncias também contribuíam para a administração eclesiástica, coordenadas pelos metropolitas. Roma, cidade-mãe e antiga sede do império, tornou-se a sede do cristianismo, com o Papa como autoridade suprema.

COntinuar

Legado deixado a novas gerações

Inúmeros aspectos culturais romanos foram transmitidos para as próximas gerações cristãs, entre eles: - Retórica - Filosofia Antiga - Direito - Organizações administrativas - Cerimonial Imperial - Construções Romanas - Elementos decorativos

Política

COntinuar

ÍNdice

complete!

Complete!

MISSION 4

dificuldades do império

Conclusão

topico 3

Dificuldades do Império

start

O império no Século III

O Império Romano encontrava-se em uma profunda crise durante o século III. Inúmeros desafios surgiram, como o assassinato do imperador Severo Alexandre, caos político e ameaças bárbaras.

Informação

COntinuar

Divisão do Império

Para conter as violentas invasões bárbaras, o imperador Diocleciano reestabeleceu a autoridade política e dividiu o Império Romano em quatro partes, visando fortalecê-lo e melhorar a sua defesa.

Título 2

COntinuar

Causas

tetrarquia imperial

Tetrarquia imperial foi o nome dado à divisão do império, agora governada por 4 coimperadores, A mudança foi instituída em 293 d. C., e virou o normal tipo de governo, tendo excessionamente, um único imperador.

COntinuar

Divisão Definitiva

Embora as medidas de Diocleciano tenham funcionado, com a decadência da situação militar, Teodósio realizou a separação do império, dividindo-o entre os seus filhos. O Ocidente fica com Honório, e o Oriente, com Arcádio.

COntinuar

Oriente

vagas de invasão

No século IV, os bárbaros conviviam pacificamente com os romanos, atuando na economia, em tarefas domésticas e como mercenários no exército.

COntinuar

Hunos

Eram um povo violento, responsável por mortes e terror. Aterrorizou povos germânicos e instigou guerras no Ocidente, promovendo invasões, saques, como o Saque de Roma, e a ocupação do Império Romano.

COntinuar

Queda do Império

Consequência direta de anos de invasão e destruição. O poder romano do Ocidente perdia forças e importância, e em 476, o Império Romano do Ocidente chega ao fim, tendo como último imperador, Rómulo.

COntinuar

Índice

Complete!

complete!

Fim do Mundo Antigo

Complete!

Conclusão

Tópico 4

Fim do Mundo Antigo

start

Consequências das Invasões Bárbaras

As consequências incluiram a: - Fragmentação política e económica - Injustiças e anarquias - Desorganização social - Declínio urbano e redução populacional - Perda da importância das cidades - Perda cultural

Mapa

COntinuar

Importância da Igreja

A igreja ganhou grande destaque após a queda do império e as suas devidas consequências, tendo um papel importante no: - Mundo espiritual e religioso - Preservação cultural - Estabilidade através da estrutura administrativa - Cristianização dos bárbaros

COntinuar

Novo Período Histórico

As invasões bárbaras marcaram o início da Idade Média, período em que a herança romana transformou-se em uma nova estrutura social, política e cultural, com a Igreja e os reinos bárbaros assumindo papéis de liderança.

COntinuar

Índice

complete!

Complete!

Complete!

complete!

Conclusão

Tópico 5

Conclusão

start

Conclusão

O espaço civilizacional greco-latino teve um impacto significativo na formação cultural, política e religiosa do Ocidente. A unificação do Império Romano-Cristão criou uma identidade comum, combinando tradições clássicas e valores cristãos. As invasões bárbaras, por sua vez, deram origem a um novo período histórico, influenciado pela herança romana.

COntinuar

Obrigada pela Atenção!

João RIBEIRO, n°12LARA Borges, N°13 SOPHIA WOLFF, N° 22 VERA GUEDES, n° 24

10°M

Legado Político

A Igreja inspirou-se também nos aspectos políticos do Império Romano, mantendo a ideia de uma liderança centralizada e preservando o legado cultural antigo.

Os germanos queriam conquistar o império romano e desfrutar das suas riquezas.

Ameaças germânicas

Período de agitação política, criado depois do assassinato do Imperador Severo Alexandre.

Anarquia Militar

Novo papel dos imperadores

Embora tenham perdido poder e já não eram vistos como deuses vivos, eram considerados os "escolhidos de Deus" para governar em seu nome.

Principais Perseguições

Com o passar dos anos...

Após a morte de Cristo em 33 d. C., os ensinamentos do Cristianismo ficaram inscritos no Novo Testamento.

Causas da divisão

  1. Crise política e sucessão instável
  2. Invasões bárbaras
  3. Extensão territorial
  4. Dificuldade na defesa do território
Oriente do Império Romano

Também conhecido como Império Bizantino, durou muito mais que a parte do Ocidente, resistindo até 1453, quando foi dominado pelos Turcos. Tinha como capital Constantinopla.