Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação genial
Santiago Antunes
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Infeções sexualmente transmissíveis sida e herpes.
SIDA é a sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a forma mais avançada da infecção causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Essa doença compromete o sistema imunológico, tornando o corpo vulnerável a infecções e alguns tipos de câncer. criatividade, experiências e grandes histórias.
Sida
Tratamentos da Sida
Embora a Sida nao tenha cura, ela pode ser tratada e controlada com o uso de terapia antirretrovial(TARV). Esse tratamento não elimina o vírus HIV do organismo mas impede a sua reprodução fortalecendo o sistema imonulógico e prevenindo complicações graves. A TARV bloqueia a replicação do HIV no organismo, ajuda o sistrma imonulógico a recuperar a sua função e reduz a quantidade de HIV no sangue diminuindo o risco de transmissão.
Sintomas da Sida
Os sintomas da Sida estão relacionados à fragilidade do sistema imunológico, que permite o surgimento de infecções oportunistas e outros problmas de saúde graves. Os sintomas gerais são: febre presistente, suores noturnos perda de peso significativa, cansaço extremo e gânglios linfáticos inchados( pescoço, axias ou virilha.
Prevenção da Sida
A prevenção da Sida depende de medidas eficazes para evitar a transmissão as principais formas d eprevenção são o uso de preservativos a testagem regular a profilaxia pré e pós-exposição o uso de materiais descartaveis o controle na trasmissão de mãe para filho a educaçao sexual e concientização o tratamento como prevenção(TASP) e evitar múltiplos parceiros ou relações de risco.
Herpes
Existem dois tipos de vírus Herpes simplex (VHS-1 e VHS-2). O VHS-2 costuma transmitir-se por via sexual e o VHS-1 em geral infeta a região oral, nasal ou, mais raramente, os olhos. Ambos os tipos podem atingir os órgãos genitais e a pele que rodeia o reto ou as mãos (especialmente os leitos das unhas) e podem ser transmitidos a outras partes do corpo.
Tratamento Herpes
É importante salientar que nenhum tratamento cura o herpes genital, permitindo somente reduzir a duração de cada surto. O tratamento é mais eficaz se for iniciado rapidamente, em regra, dois dias depois do aparecimento dos sintomas.O aciclovir ou os fármacos antivirais relacionados podem ser administrados por via oral, ou sob a forma de creme diretamente nas lesões. Estes medicamentos reduzem a propagação do vírus vivo a partir das lesões, diminuindo, desta forma, o risco de contágio. Também podem diminuir a gravidade dos sintomas durante o surto inicial. Contudo, mesmo o tratamento precoce do primeiro ataque não evita as recorrências.
Prevenção do Herpes
A melhor forma de prevenção é não ter relações sexuais com pessoas infetadas pelo Herpes. No caso de pessoas sexualmente ativas, é importante, mesmo nas relações monógamas e estáveis, realizar testes laboratoriais regulares para se despistar esta e outras doenças sexualmente transmissíveis. O uso de preservativo reduz o risco de infeção pelo vírus. Contudo, uma vez que as lesões herpéticas podem ocorrer em áreas adjacentes aos órgãos genitais, o contágio pode ocorrer mesmo na presença de preservativo.
Sintomas do Herpes
Os sintomas gerais são: dor e incómodo na zona genital, febre, dores musculares, dor de cabeça, dor a urinar, corrimento vaginal nas mulheres, aumento dos gânglios linfáticos inguinais (nas virilhas).