Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
zona entre mares
Débora Almeida
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
- Débora Almeida
- Francisco Gonçalves
- Sofia Rosado
21 de Novembro de 2024
Ciências naturais 8ºA
Zona entremarés
Estrela-do-mar
ouriço-do-mar
Ostraceiro
Solha
Zona entre marés
Nos ambientes marinhos, a zona do substrato litoral que fica exposta ao ar apenas durante a maré-baixa, ficando submersa com a subida da maré, isto é a zona de substrato compreendida entre as linhas de máxima preia-mar e mínima baixa-mar.
Os organismos na zona entremarés estão adaptados a um ambiente de extremos severos. A zona entremarés também abriga várias espécies de diferentes filos
Zona entre marés
A área pode ser uma faixa estreita, como nas ilhas do Pacífico que têm apenas uma estreita faixa de maré, ou pode incluir muitos metros de costa, onde encostas de praia rasas interagem com alta excursão de maré
Alimentação O ostraceiro-europeu se alimenta de moluscos, anelídeos e crustáceos. Habitat Esta ave é encontrada perto da água e é mais comum em lagoas costeiras e praias arenosas. É um animal essencialmente solitário mas associa-se a bandos de outras espécies de aves marinhas.
O ostraceiro-europeu é uma ave que tem comprimento médio de 43 cm e envergadura de cerca de 34 cm, sendo os machos ligeiramente maiores que as fêmeas Esta ave tem plumagem preta na cabeça, dorso e asas, com a barriga muito branca, como todos os ostraceiros, tem o bico comprido e vermelho, tal como as patas e os olhos.
Ostraceiro
Após a migração dos olhos, o fundador adapta-se com uma série de mudanças estruturais, acabando por se tornar uma espécie de peixe bentónico que passa a vida a nadar ao longo do fundo do mar. O linguado é um peixe popular para comer, e aqueles que vivem perto dos recifes de coral podem ter uma bela coloração. Também podem mudar rapidamente a sua cor para se camuflarem com o substrato circundante. Para ver onde você pode mergulhar com solha, explore o mapa do local de mergulho abaixo.
Solhão é um termo generalizado para qualquer número de espécies de peixes achatados pertencentes às famílias Pleuronectidae, Paralichthyidae, Achiropsettidae, e Bothidae. Este peixe de forma invulgar parece uma oval achatada com as barbatanas dorsal e anal correndo ao longo de todo o comprimento do corpo. Uma das características mais invulgares da solha é que após apenas alguns dias de vida, um dos seus olhos começa a migrar para o lado oposto da sua cabeça para o que eventualmente se torna o lado de cima do peixe.
Solha
Não possuem cérebro ou sangue
Uma estrela-do-mar não possui cabeça, consequentemente, também não tem cérebro, sendo que todos os movimentos dela são gerados pelo instinto. Outra característica desse animal marinho é a ausência de sangue: seu sistema circulatório é composto de água do mar. Ela usa a água marinha filtrada para bombear nutrientes através de seu sistema nervoso.
Possuem dois estômagos-A alimentação da estrela-do-mar ocorre a partir da entrada no centro de seu corpo, como se fosse uma espécie de boca. Nosso animal marinho posiciona essa parte de sua estrutura em cima da presa e começa a ingeri-la. Dali, o alimento passa pelo esôfago e por dois estômagos.
Estrela-do-mar
Ouriços-do-mar são invertebrados Podem ser ingeridos por seres humanos Uma espécie de ouriço-do-mar foi descoberta no eBay Podem viver até 200 anos no habitat natural