Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Oral de História
Maria Miranda
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
rEALIZADO Por: mARIA.R,maria.M E matilde
NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE hISTÓRIA
A Europa e o Mundo no limiar do sécc XX
11
10
BiBliografia
a 1ª República
Características do novo regime político
A Revolução de 5 de Outubro de 1910
A crise da Monarquia Constituional
A URSS
Do "comunismo de guerra"á Nova política económica
Da Revolução de Fevereiro à Revolução de Outubro
O que é a Duma?
o Domingo Sangrento
Contexto económico, político e social da Rússia em finais do séc. XIX e início do séc. XX.
Indice
11
10
BiBliografia
a 1ª República
Características do novo regime político
A Revolução de 5 de Outubro de 1910
A crise da Monarquia Constituional
A URSS
Do "comunismo de guerra"á Nova política económica
Da Revolução de Fevereiro à Revolução de Outubro
O que é a Duma?
o Domingo Sangrento
Contexto económico, político e social da Rússia em finais do séc. XIX e início do séc. XX.
Indice
No início da 1ª guerra mundial o Império Russo era governado autocraticamente por czar Nicolau II. A principal atividade económica era a agricultura. Tinha uma indústria pouco desenvolvida, que dependia de capitais e técnicos estrangeiros. Era uma sociedade hierarquizada e apresentava profundas desigualdades.
Contexto económico, político e social da Rússia em finais do séc. XIX e início do séc. XX.
A maior parte da população era camponesa e vivia miseravelmente. Os operários eram em número reduzido e tinham condições de vida e de trabalho muito duras, o que levava a reivindicações e greves, favorecendo, assim, a difusão das ideias socialistas. A participação na 1ª Guerra Mundial agravou as dificuldades económicas e as tensões sociais,criando assim condições para uma revolução.
...
Domingo Sangrento
Massacre que aconteceu a 9 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo.Manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas as tropas, a serviço do czar Nicolau II, abriram fogo contra uma multidão que protestava e foram baleados pela Guarda Imperial Russa.
A Duma é a câmara baixa da Assembleia Federal, enquanto o Soviete da Federação é a câmara alta.A Duma Federal, junto com o Soviete da Federação, formam o Legislativo da Federação Russa.
O que é a Duma?
A 27 de fevereiro de 1917 deu-se, em Petrogrado, uma revolução realizada por burgueses, apoiados pelo operariado, que obrigou o czar a abdicar. A Rússia passou a ser governada por um governo provisório, liderado por Kerensky, que procurou estabelecer um regime liberal parlamentar. Este governo provisório tomou medidas liberais.
A Revolução de Fevereiro
...
Após esta Revolução, constituíram-se numerosos sovietes, que eram assembleias populares de operários, soldados e camponeses, que funcionavam quase como um poder paralelo ao próprio governo.
Os bolcheviques, que constituíram o Partido Comunista, inspirado na doutrina marxista, pretendiam a tomada do poder pelos operários e impor a ditadura do proletariado, forma de governo em que todos os poderes do Estado são assumidos por representantes de operários, camponeses e soldados, constituindo uma fase de transição da sociedade capitalista para a sociedade comunista. Defendiam, ainda, a nacionalização da propriedade privada, passagem forçada de bens privados para a posse do Estado, sem lugar a indemnizações aos proprietários.
...
A 25 de outubro iniciou-se a revolução socialista, a Revolução de Outubro, e os bolcheviques tomaram o poder. O novo governo revolucionário é presidido por Lenine, com Trotsky e Estaline ao seu lado. Começaram por retirar a Rússia da 1ª Guerra Mundial e tomaram medidas para a construção de uma sociedade comunista, abolindo a propriedade privada e entregando o controlo das fábricas aos operários.
A Revolução de Outubro
As medidas tomadas de imediato pelo governo revolucionário provocaram descontentamento nos grupos sociais privilegiados, dando origem a dois anos de guerra civil. Setores da burguesia, apoiados pela Inglaterra, pela França e pelos EUA, que temiam o alastramento da revolução bolchevique, formaram o Exército Branco. A este opôs-se o Exército Vermelho, bolchevique.
Guerra civil e Comunismo de guerra
Durante este período, Lenine adotou medidas extremas, o chamado "comunismo de guerra": instaurou uma ditadura com um regime de partido único, apoiado na política e na censura.Requisitou cereais para abastecimento do exército e da população e nacionalizou os principais setores da economia (banca, comércio e indústria). A guerra terminou em 1920, com a vitória do Exército Vermelho bolchevique.
...
No final da guerra civil, o país estava arruinado, a fome e a miséria grassavam. Era urgente a implementação de medidas de salvação nacional. Assim, em 1921, implementou a Nova Política Económica (NEP), que aceitava a existência temporária de um setor privado, embora os principais setores da economia continuassem nacionalizados.
NEP
Estabeleceu, também, a liberdade de comércio interno e permitiu liberdade de produção a pequenas unidades de produção agrícola e industrial. Desta forma, a NEP conseguiu uma relativa recuperação económica.
...
Os bolcheviques procuravam resolver alguns problemas herdados do antigo Império Russo, nomeadamente a diversidade de povos de diferentes etnias, línguas e religiões que compunham um império geograficamente muito vasto.
URSS
Para isso, em 1922, foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou União Soviética, uma federação de Estados que congregava as várias regiões, em que cada república tinha relativa autonomia, sendo-lhes assegurado o respeito pela identidade regional e pelas minorias nacionais.A mais extensa das repúblicas soviéticas era a República Russa.
...
Com a morte de Lenine, em 1924, e após uma luta de poder entre Estaline e Trotsky, Estaline torna-se o líder da URSS, eliminando os seus opositores partidários e estabelecendo uma violenta ditadura.
...
A 31 de Janeiro de 1891, ocorreu no Porto, uma Revolta Republicana, sem êxito de derrube da Monarquia. Apesar do seu fracasso esta Revolta angariou mais adeptos para o movimento republicano.
- Uma grande crise económica e financeira;
- Grande descontentamento da população;
- Grande insatisfação da população com a cedência ao Ultimato Inglês;
- Ação do Partido Republicano
Em 1890 houve uma grande crise que levou a:
A Crise da Monarquia Constitucional
Em 1907, o rei D.Carlos pos fim ao parlamento e entregou o governo a João Franco. Foi estabelecida a condenação à imprensa e alguns presos políticos foram levados para as colónias. As críticas republicanas aumentaram por causa dos gastos excessivos da família real. Alguns grupos sociais também estavam insatisfeitos com a monarquia, o que levou ao regicídio, em 1908, o assasinato do rei D.Carlos e do princepe herdeiro D. Luís Filipe. O 2º Filho de D.Carlos, D. Manuel II, assumiu o trono, mas não consegiu impedir o crescimento do republicanismo. No dia 5 de outubro de 1910, triunfou a revolução republicana em Lisboa, organizada por Machado dos Santos, tendo como principal objetivo o derrube da Monarquia. A República foi proclamada na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas, nessa manhã.
A Revolução de 5 de Outubro de 1910
A implantação da república, a 5 de outubro de 1910, trauziu-se na aplicação do Republicanismo. As primeiras medidas do governo Provisório foram organizar eleições livres para a assembleia nacional constituinte, que elaborou a Constituição de 1911. Esta estabelecia a seguinte distribuição dos poderes políticos: o poder legislativo cabia ao Congresso sda republica o poder executivoera exercido pelo Governo e presidente da república o poder juducial pertencia aos tribunais. A constituição de 1911 determinava o sufrágio universal , mas com uma condição: todos os portugueses com idade superior a 21 anos, tinham de saber ler, escrever ou serem “chefes de família”.
Características do novo regime político
- Medidas Sociais: Direito à greve, descanso semanal obrigatório, limitaram o horário de trabalho e proteção da doença e velhice, a igualdade de direitos entre homem e mulher no casamento, legalizaram o divórcio e o registo civil passou a ser obrigatório.
- Medidas Políticas: Deixou de existir os privilégios de nascimento e os títulos de nobreza, laicizar o Estado, foi promulgada a lei de separação entre Igreja e Estado, expulsando as ordens religiosas e nacionalizando os seus bens.
- Medidas Educativas: combate ao analfabetismo, ensino primário obrigatório e gratuito, criação de jardins/escolas, formação de professores e criação das universidades de Lisboa e do Porto.
As medidas governativas da 1ª republica
Em 1914, Portugal mandou tropas para o norte de Moçambique e para o sul de Angola para defender as colónias dos ataques alemães, mas só em 1916 é que iniciou a guerra com o império Alemão. Entretanto, o governo de Inglaterra tinha pedido a Portugal para aprisionar os navios alemães nos nossos portos, tendo o governo respondido que sim. Por isso, a Alemanha declarou guerra a Portugal, a 9 de março de 1916.
Antecedentes da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial
Desafios da 1ª República
Reconhecer junto dos outros estados europeus o novo regime (1ª República)
Afirmar o prestígio de Portugal na Europa
Proteger as colónias em África
Objetivos da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial
Desafios da 1ª República
Após a declaração de guerra do Império Alemão, Portugal:
⦁ enviou vários contingentes de tropas para defender os nossos territórios em África que faziam fronteira com colónias alemãs ⦁ em janeiro de 1917, enviou o Corpo Expedicionário Português (CEP) para a frente de combate em França, tendo sofrido pesadas baixas em mortos e prisioneiros na batalha de La Lys em 1918.
Participação efetiva de Portugal na 1ª Guerra Mundial
Desafios da 1ª República
Descontentamento da população que provocou uma maior agitação política
Enorme esforço militar que aumentou as dificuldades económicas e financeiras internas
Consequências da intervenção de Portugal na 1ª Guerra Mundial
Desafios da 1ª República
As consequências referidas anteriormente provocaram uma revolta militar, em 1917, liderada por Sidónio Pais. Este instaurou a "Nova República" e subiu a presidente da república em 1918, criando um período de ditadura que teve uma pequena duração, pois este foi assassinado ainda nesse mesmo ano.
Ditadura de Sidónio Pais
Desafios da 1ª República
Razões que levaram ao fim da 1ª República
⦁ inflação; ⦁A crise económica causou agitação social, greves, atentados e pressão dos capitalistas; ⦁ grande descontentamento social.
1926 a 1933
Ditadura Militar
general Gomes da Costa
A queda da 1ª república
https://brasilescola.uol.com.br/guerras/o-domingo-sangrento-russo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_Sangrento_(1905)
Manual"Vamos à História 9"
Bibliografia
Obrigada pela vossa atenção!
O czar era alguém que exercia um poder quase ilimitado sobre o país, sendo assim considerado o líder político, militar e religioso.
O que é um Czar e quais são os seus poderes?
O czar era alguém que exercia um poder quase ilimitado sobre o país, sendo assim considerado o líder político, militar e religioso.