Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Genially sem título
Guilherme Santos de Britio Galveias da S
Created on November 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Interactive Event Microsite
View
January School Calendar
View
Genial Calendar 2026
View
Annual calendar 2026
View
School Calendar 2026
View
2026 calendar
View
January Higher Education Academic Calendar
Transcript
Poema "VISITAÇÃO"
Guilherme Silva/ 12ºJ/ Nº7
1. AUTORA: Ana Luísa Amaral
2. "Visitação"
3. Ánalise do Poema
1. AUTORA: Ana Luísa Amaral
Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa no dia 5 de Abril de 1956 e morreu a 5 de agosto de 2022 Porto, Portugal, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. Tinha um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson e as suas áreas de investigação eram Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer. Era Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde integrava também a direcção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Tinha publicações académicas várias em Portugal e no estrangeiro.
Um anjo desceu (terá descido?) dizendo que o silêncio humano outrora fazia agora parte do divino, e o que o templo malor, rasgado o pano, tinha passado a ser culto de nós. De éter rarefeito veio a voz, queixando-se das sombras na cidade: que o mundo era só verde, e que o azul só o azul do céu, com letra humana gravada numa mesa de madeira. Um anjo aqui desceu (há provas mais) e aqui ficou, exausto das canseiras de ser mediador entre dois mundos, de ter em dois segundos que voar e mergulhar depois em três segundos. E aqui ficado, o anjo adormeceu, sonhando com estações e com instantes, aos poucos esquecendo tempos dantes e a água densa do eterno mar. E quando se rasgou o tempo outro, e ele acordou, refeito e bocejante, viu que era bom ter nome, e sede, e fome, cinco dedos nas mãos - algum olhar.
2. "Visitação"
5 Estrofes 23 Versos
3. Análise do Poema Caráter Narrativo
Presença de uma personagem (o anjo) que pratica uma ação (a descida à terra, e suas consequências). O caráter narrativo é evidente também no avanço temporal da ação temporal da ação através das formas verbais no pretérito perfeito.
FIM