funcionalismo
Ines Pereira
Created on November 21, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
49ERS GOLD RUSH PRESENTATION
Presentation
INTERNATIONAL EVENTS
Presentation
THE EUKARYOTIC CELL WITH REVIEW
Presentation
INTRO INNOVATE
Presentation
FALL ZINE 2018
Presentation
BRANCHES OF U.S. GOVERNMENT
Presentation
QUOTE OF THE WEEK ACTIVITY - 10 WEEKS
Presentation
Transcript
funcionalismo
APRESENTAÇÃO sobre o
tópicos
1. O que é? 2. Quando aconteceu? 3. 5 Principios 4. Caracteristicas 5. Principais intervenientes/autores 6. Principais Obras 7. Respetiva relação com o surgimento ou o desenvolvimento do Design
O QUE É?
O funcionalismo na arquitetura, é o princípio pelo qual o arquiteto que projeta um edifício deveria fazê-lo baseado na finalidade que terá esse edifício. Esta declaração é menos evidente do que parece em princípio e é motivo de confusão e controvérsia dentro da profissão, particularmente na visão da arquitetura moderna.
Quando aconteceu?
O Funcionalismo teve inicio entre 1920 e 1930;E teve fim a meados dos séculos XX.
5 principios do funcionalismo:
- Usabilidade;
- Eficiência;
- Flexibilidade;
- Conforto;
- Integração.
5 Principios
A integração dos edifícios com o entorno é um princípio importante que visa criar espaços que sejam harmoniosos e bem integrados ao ambiente ao redor.
O conforto ambiental é um aspecto fundamental que visa criar espaços agradáveis e saudáveis para os usuários
A flexibilidade e dos espaços são princípios essenciais que visam criar ambientes capazes de se adequar a diferentes necessidades ao longo do tempo.
A otimização do uso do espaço é um princípio fundamental que visa a maximização da eficiência e a minimização de desperdícios.
A usabilidade tem uma acessibilidade, que desempenha um papel fundamental na criação de espaços que atendam às necessidades dos usuários.
5 PRINCIPIOS
Predomínio de linhas retas e volumes elementais.Conjuntos assimétricos, Materiais: ferro, betão, vidro, alumínio, plásticos, etc.Nos edifícios, a parede deixa de ser um elemento de suporte, os tetos são baixos e as janelas escuras e horizontais.O funcionalismo público pretende ser um ramo nacional e funcional com um objetivo social, sobretudo dentro da aldeia.
CARACTERISTICAS:
PRINCIPAIS INTERVENIENTES/AUTORES
MARCEL BREUER
Nasceu a 21 de maio de 1902 na HungriaMorreu a 1 de julho de 1981 nos EUA
WALTER GROPIUS
Nasceu a 18 de maio de 1883, na AlemanhaMorreu a 5 de julho de 1969, nos USA
LUDWIG DER ROHE
Nasceu a 27 de março de 1886, na AlemanhaMorreu a 17 de agosto de 1969, nos USA
Le Corbusier
Nasceu a 6 de outubro de 1887 na SuiçaMorreu a 27 de agosto de 1965, na França
WALTER GROPIUS
LUDWIG DER ROHE
Le Corbusier
PRINCIPAIS OBRAS
MARCEL BREUER
Museu Whitney de Arte Americana, Nova Iorque, EUA, 1930
Bauhaus, Alemanha, 1919
Residência Farnsworth, em Plano, Illinois, EUA, 1951
Centro de Le Corbusier, Zurich, Suiça, 1967
Respetiva relação com o surgimento ou o desenvolvimento do Design
A forma segue a função, ou form follows function, é um princípio do design funcionalista associado à arquitetura e design moderno do século XX. É também uma célebre frase proferida pelo arquiteto proto-moderno Louis Sullivan, cuja influência na arquitetura moderna foi considerável.
OBRIGADO
Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto alemão naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.Foi professor na Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style .Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras.Também é famoso pelas várias frases criadas por ele, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes").
O Museu Whitney de Arte Americana, muitas vezes referida apenas como "Whitney", é um museu de arte contemporânea localizado em Nova York, Estados Unidos.
É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo, na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.
Foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado, juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto e Mies van der Rohe um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno, originário da região de Albi. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros.
Uma das casas mais famosas no mundo, a residência Farnsworth está localizada na cidade de Plano, Illinois, nos Estados Unidos. A residência foi projetada pelo arquiteto moderno Ludwig Mies van der Rohe em 1945 e concluída em 1951 e é considerada por alguns de seus críticos sua obra máxima: nela ele pode aplicar uma série de conceitos nos quais estave a trabalhar a sua carreira inteira.
Marcel Breuer foi um arquiteto e designer norte-americano de origem húngara. Fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design. O seu trabalho destacou-se particularmente no design de mobiliário, sendo muitas peças e objectos da sua autoria ainda produzidos e comercializados nos nossos dias. A sua obra teve um importante contributo e revolucionou o mercado de mobiliário.
A Staatliches Bauhaus, comummente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
O edifício é uma testemunha da versatilidade de Corbusier como arquiteto, pintor e escultor. Ele se debruçou sobre este projeto intencionalmente e com o objetivo principal de desenvolver um museu onde pudesse abrigar e expor a sua vasta coleção pessoal de projetos de arquitetura, maquetes, pinturas, esculturas e fotografias.