PPL Trash- Os Rapazes do Lixo
Joana Chagas
Created on November 20, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ENGLISH IRREGULAR VERBS
Presentation
ALL THE THINGS
Presentation
SANTIAGOVR_EN
Presentation
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
TAKING A DEEPER DIVE
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
Transcript
Os Rapazes do Lixo
Trash
Trabalho realizado por: Joana Chagas, Nº11, 9ºF
Projeto Pessoal de Leitura
Andy Mulligan, nascido em 1966, cresceu no sul de Londres e é conhecido por escrever obras com muito suspense e ação. Andy trabalhou como encenador por muito tempo, até decidir tornar-se um professor, que dá aulas de inglês e teatro.
Andy Mulligan
(O Menino com Duas Cabeças)
The Boy with Two Heads
(O Mundo Perigoso de Joe Mcginty)
The Dangerous World of Joe Mcginty
Ribblestrop
Algumas obras de Andy Mulligan
Escolhi este livro porque para além de ter uma capa bastante apelativa, o que mais me chamou a atenção foi o trailer da adaptação cinematográfica que aborda assuntos muito importantes como a desigualdade social e poluição.
A razão de ter escolhido este livro
em Manila (Filipinas) um local que o autor visitou, onde existe muita pobreza.
Esta obra foi inspirada
Curiosidade:
Lisboa, outubro, 2014
Editorial presença
2ª edição
O livro não tem ilustrações.
Local e Data:
Editora:
Número de edição:
Acerca do livro
Trailer da adaptação cinematográfica
A vida dos três muda quando o Raphael encontra uma mala com dinheiro e alguns documentos que estão associados a um grande mistério que envolve a polícia e políticos. Eles decidem investigar mais sobre os documentos, e apesar de serem ameaçados e perseguidos pela polícia, os três seguem as pistas deixadas pelo dono da mala, que era José Angelico, um homem que foi assassinado por roubar o dinheiro de políticos com a intenção de ajudar os pobres. No meio da investigação eles percebem que as pistas levam ao dinheiro que José Angelico roubou e, depois de passarem por muitos perigos e dificuldades, os três conseguem encontrar tudo o que José deixou. No fim, em vez de ficarem com aquela fortuna, eles decidem espalhar o dinheiro por Behala, assim, ajudando as pessoas que lá moravam.
Esta história inicia-se em Behala, um lugar com muito lixo, e os personagens principais são: Raphael, Gardo e Rato (Jun-Jun), três amigos que passam os dias no lixo à procura de coisas valiosas para sobreviverem.
Resumo do livro
Caiu-me na mão: uma pequena mala de cabedal, com o fecho corrido e coberta de borras de café. Abri o fecho e lá dentro estava uma carteira. Ao lado da carteira, um mapa dobrado e, dentro do mapa, uma chave. O Gardo veio logo ter comigo e pusemo-nos os dois de cócoras lá no alto do monte. Eu tinha os dedos a tremer porque a carteira estava recheada. Tinha lá dentro mil e cem pesos e isso - deixem-me que vos diga - é uma boa maquia. Um frango custa cento e oitenta, uma cerveja, quinze. Uma hora no salão de jogos, vinte e cinco. Fiquei ali sentado a rir e a rezar. O Gardo só me dava murros e não tenho vergonha de dizer que quase que nos pusemos a dançar. Dei-lhe quinhentos - pareceu-me justo, pois tinha sido eu a encontrar a carteira. Ficaram seiscentos para mim. Olhámos para ver o que é que havia mais lá dentro, mas eram só uns papéis velhos, fotografias e interessante... um bilhete de identidade. Um bocado maltratado, cheio de vincos, mas ainda dava para ver bem um homem a olhar diretamente para nós, para a objetiva, com aqueles olhos assustados com que ficamos sempre quando a máquina dispara.
Excerto do livro (Pág. 14 e 15)
Nome? José Angelico. Idade? Trinta e três anos. Profissão? Criado. Solteiro e residente numa zona chamada Green Hills - não era rico e isso deixa sempre uma pessoa triste. Mas o que é que havemos de fazer? Ir pela cidade à procura dele e dizer «Mr. Angelico, queríamos devolver-lhe os seus pertences»? Depois observámos a chave. Tinha uma pequena etiqueta de plástico amarelo e o mesmo número dos dois lados: 101. O mapa era apenas um mapa da cidade. Peguei naquilo tudo e meti-o por dentro dos calções - e depois continuámos a escolher o lixo. Se chamarmos a atenção podemos ficar sem o que encontrámos. Mas eu estava excitadíssimo. Estávamos os dois, e com razão, porque aquela mala mudava tudo. Muito tempo depois havia de pensar: Toda a gente precisa de uma chave. Com a chave certa, podemos abrir a porta de par em par. Porque a nós ninguém a abre.
Continuação do excerto
Na minha opinião, este livro vale muito a pena ler. As aventuras e o suspense que o livro proporciona causam muita emoção e também ensinam sobre outras realidades de pobreza que as pessoas vivem.
Opinião sobre o livro
https://www.bitmoji.com/stickers/
Andy Mulligan, "Trash- Os Rapazes do Lixo", 2ª edição, Editorial presença, Lisboa, 2014.
Bibliografia
http://surl.li/rpggpr
http://surl.li/rkdifg
http://surl.li/oobdcq
https://www.atb-23.net/
https://www.photiu.ai/upload