Apresentação cores pastel
Rafaella Santana
Created on November 20, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
THE EUKARYOTIC CELL WITH REVIEW
Presentation
INTRO INNOVATE
Presentation
FALL ZINE 2018
Presentation
BRANCHES OF U.S. GOVERNMENT
Presentation
QUOTE OF THE WEEK ACTIVITY - 10 WEEKS
Presentation
MASTER'S THESIS ENGLISH
Presentation
SPANISH: PARTES DE LA CASA WITH REVIEW
Presentation
Transcript
2º TIAT/Mod.4Português22/11/24Prof: Inês Trindade
Rafaela nº11Jagner nº7Kieron nº9
Capítulo 1 e 2-Sermão De Santo António aos peixes
06/10/18
O capítulo 1 insere-se no exórdio, Santo António apresenta o conceito predicável "vós sois o sal da terra" e compara-se aos peixes como pregador. O capítulo 2 insere-se no desenvolvimento, divide o sermão em louvores e repreensões aos peixes.
Onde é que o capítulo 1 e 2 se insere na estrutura do sermão?
01
"O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. "O autor visa críticar a humanidade que está cada vez mais corrupta.
Com expressões do texto indica quais são as funções do sal ?
02
O valor simbólico do sal aparece, assim, ligado ao poder regenerador e purificador da palavra de Deus. O verdadeiro sal é aquele que evita a corrupção e aquele que não salga é inútil e deve ser desprezado. O sal, neste sermão, são os pregadores que não cumprem (muitos deles) a sua verdadeira função: salgar a terra.
O que quer na realidade concreta o autor dizer com “sal”?
03
Uma alegoria é a representaço de uma realidade concreta (homens através de uma obra abstrata dos peixes ).O sermão é uma alegoria porque critica os peixes, de forma implícita, a exploração dos homens e a corrupção da sociedade colonial portuguesa através de uma análise detalhada das virtudes e vícios representados por diferentes peixes.Também é uma alegoria porque é um texto religioso.
Explica porque é que o sermão é uma alegoria?
04
Para Padre António Vieira, Santo António era uma figura exemplar de virtude cristã, um pregador eficaz, um missionário, orador e muito preocupado com os mais necessitados.O autor menciona o seu nome frequentemente como exemplo nos seus sermões para incentivar fiéis a viveram uma vida mais dedicada a Deus e a prática da caridade.
Porque é que o autor menciona Santo António
05
O pregador dividiu o Sermão em duas partes.Na primeira parte repreende os peixes e apela a o ouvintes a fazer o bem.Na segunda parte, critica o mau que estão a fazer e apela aos homens que façam o bem.
Explica porque razão o pregador decide dividir o sermão em duas partes
06
Com este sermão, o Padre António Vieira pretende influenciar ou incentivar os fiéis a seguirem a palavra de Deus e ensiná-los a seguir uma vida reta."Santo António pregou aos peixes, e os peixes ouviam-no. O que é verdadeiramente admirável é que os peixes, que não têm entendimento, ouviram com mais atenção e mais respeito a palavra de Deus do que muitos homens"
Explica com citações do texto porque é que o sermão tem uma intenção persuasiva
07
O texto traz para nós uma inquietante particularidade, pois os temas principais são a ganância humana e a corrupção da sociedade, assuntos mais do que presentes em nosso cotidiano. Faz-nos refletir sobre os desafios da sociedade e ajuda-nos também a pensar sobre a nossa realidade.A obra é positiva e faz-nos ter garra e ambição para alcançarmos os nossos objetivos.
Na tua opinião, qual é a relação desta obra com a atualidade
08
Fim.
2º TIAT/Mod.4Português22/11/24Prof: Inês Trindade
Rafaela nº11Jagner nº7Kieron nº9
Capítulo 3-6Sermão De Santo António aos peixes
06/10/18
Peixe de Tobias: Simboliza a bondade e o poder purificador na palavra de Deus. Cura a cegueira dos homens, cura a ignorância e o egocenrismo dos homens.
Resumo do capítulo 3
09
A Rémora.Simboliza a força e o poder que a palavra do pregador tem para ser guia das alma.É pequeno no corpo, mas grande na força, pelo poder orientador e controlador.
10
O Torpedo.A sua energia faz tremer o braço do pescador, no sentido de não realizar o que é incorreto. Os pescadores representam aqueles que se aproveitam do poder para satisfazer a sua ganância.
11
Peixe quatro-olhos.Tem dois pares de olhos: um olha para cima (para além do céu) e o outro olha para baixo(terra).Muitas pessoas vivem na “cegueira” (pecado) há séculos.
12
Metafora: "No mar, pescam as canas, na terra, pescam as varas, pescam as bengalas, pescamos bastões e ate os certos pescam, e pescam mais que todos, porque pescam cidades e reinos inteiros".Anafora: "Quantos, correndo fortuna na nau soberba ;"Quantos, embarcados na nau Vingança ;"Quantos na navegando na nau Cobiça; "quantos, na nau SensualidadeApóstrofe:" Este é, peixes, em comum o natural que em todos vós louvo".
Recursos expressivos do capítulo 3
13
Neste capítulo, o autor faz a repreensão aos peixes, repreendendo os seus vícios em geral, crítica aos comportamentos, censura à prepotência dos grandes, crítica aos homens ambiciosos, vaidosos, hipócritas e traidores.O autor refere que, tal como o pão é “comer de todos os dias”, os pequenos “são o pão quotidiano dos grandes”, ou seja, são continuadamente explorados pelos mais fortes.