Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

2º TIAT/Mod.4Português22/11/24Prof: Inês Trindade

Rafaela nº11Jagner nº7Kieron nº9

Capítulo 1 e 2-Sermão De Santo António aos peixes

06/10/18

O capítulo 1 insere-se no exórdio, Santo António apresenta o conceito predicável "vós sois o sal da terra" e compara-se aos peixes como pregador. O capítulo 2 insere-se no desenvolvimento, divide o sermão em louvores e repreensões aos peixes.

Onde é que o capítulo 1 e 2 se insere na estrutura do sermão?

01

"O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. "O autor visa críticar a humanidade que está cada vez mais corrupta.

Com expressões do texto indica quais são as funções do sal ?

02

O valor simbólico do sal aparece, assim, ligado ao poder regenerador e purificador da palavra de Deus. O verdadeiro sal é aquele que evita a corrupção e aquele que não salga é inútil e deve ser desprezado. O sal, neste sermão, são os pregadores que não cumprem (muitos deles) a sua verdadeira função: salgar a terra.

O que quer na realidade concreta o autor dizer com “sal”?

03

Uma alegoria é a representaço de uma realidade concreta (homens através de uma obra abstrata dos peixes ).O sermão é uma alegoria porque critica os peixes, de forma implícita, a exploração dos homens e a corrupção da sociedade colonial portuguesa através de uma análise detalhada das virtudes e vícios representados por diferentes peixes.Também é uma alegoria porque é um texto religioso.

Explica porque é que o sermão é uma alegoria?

04

Para Padre António Vieira, Santo António era uma figura exemplar de virtude cristã, um pregador eficaz, um missionário, orador e muito preocupado com os mais necessitados.O autor menciona o seu nome frequentemente como exemplo nos seus sermões para incentivar fiéis a viveram uma vida mais dedicada a Deus e a prática da caridade.

Porque é que o autor menciona Santo António

05

O pregador dividiu o Sermão em duas partes.Na primeira parte repreende os peixes e apela a o ouvintes a fazer o bem.Na segunda parte, critica o mau que estão a fazer e apela aos homens que façam o bem.

Explica porque razão o pregador decide dividir o sermão em duas partes

06

Com este sermão, o Padre António Vieira pretende influenciar ou incentivar os fiéis a seguirem a palavra de Deus e ensiná-los a seguir uma vida reta."Santo António pregou aos peixes, e os peixes ouviam-no. O que é verdadeiramente admirável é que os peixes, que não têm entendimento, ouviram com mais atenção e mais respeito a palavra de Deus do que muitos homens"

Explica com citações do texto porque é que o sermão tem uma intenção persuasiva

07

O texto traz para nós uma inquietante particularidade, pois os temas principais são a ganância humana e a corrupção da sociedade, assuntos mais do que presentes em nosso cotidiano. Faz-nos refletir sobre os desafios da sociedade e ajuda-nos também a pensar sobre a nossa realidade.A obra é positiva e faz-nos ter garra e ambição para alcançarmos os nossos objetivos.

Na tua opinião, qual é a relação desta obra com a atualidade

08

Fim.

2º TIAT/Mod.4Português22/11/24Prof: Inês Trindade

Rafaela nº11Jagner nº7Kieron nº9

Capítulo 3-6Sermão De Santo António aos peixes

06/10/18

Peixe de Tobias: Simboliza a bondade e o poder purificador na palavra de Deus. Cura a cegueira dos homens, cura a ignorância e o egocenrismo dos homens.

Resumo do capítulo 3

09

A Rémora.Simboliza a força e o poder que a palavra do pregador tem para ser guia das alma.É pequeno no corpo, mas grande na força, pelo poder orientador e controlador.

10

O Torpedo.A sua energia faz tremer o braço do pescador, no sentido de não realizar o que é incorreto. Os pescadores representam aqueles que se aproveitam do poder para satisfazer a sua ganância.

11

Peixe quatro-olhos.Tem dois pares de olhos: um olha para cima (para além do céu) e o outro olha para baixo(terra).Muitas pessoas vivem na “cegueira” (pecado) há séculos.

12

Metafora: "No mar, pescam as canas, na terra, pescam as varas, pescam as bengalas, pescamos bastões e ate os certos pescam, e pescam mais que todos, porque pescam cidades e reinos inteiros".Anafora: "Quantos, correndo fortuna na nau soberba ;"Quantos, embarcados na nau Vingança ;"Quantos na navegando na nau Cobiça; "quantos, na nau SensualidadeApóstrofe:" Este é, peixes, em comum o natural que em todos vós louvo".

Recursos expressivos do capítulo 3

13

Neste capítulo, o autor faz a repreensão aos peixes, repreendendo os seus vícios em geral, crítica aos comportamentos, censura à prepotência dos grandes, crítica aos homens ambiciosos, vaidosos, hipócritas e traidores.O autor refere que, tal como o pão é “comer de todos os dias”, os pequenos “são o pão quotidiano dos grandes”, ou seja, são continuadamente explorados pelos mais fortes.

Resumo do capítulo 4

14

Metáfora: "Pois às águias, que são os linces do ar e aos linces que são as águias da terra".Personificação: "Antes, porém, vos vades, assim como ouvistes os vossos louvores, ouvi também agora as vossas repreensões."Apóstrofe: "Olhai, peixes, lá do mar e da terra "

Rescursos expressivos do capítulo 4

16

No capitulo 5 do Sermão, Vieira repreende os vícios de quatro peixes com intuito de os evidenciar nos Homens.1- Roncadores representam a arrogancia e a soberba.2- Pegadores representam o oportunismo e a ignorancia.3-Voadores representam a ambição e a presunção.4-Polvos representam a traição.

Resumo do capítulo 5

17

A Enumeração: "O mais puro exemplar da candura, da sinceridade e da verdade onde nunca ouve dolo fingimento ou engano".A Ironia:"Oh que boa doutrina era esta para a terra, se eu não pregara para o mar"As afirmações senticiosas: "O muito rancor antes da ocasião é sinal de dormir nela".

Rescursos expressivos do capítulo 5

18

Escolheu Deus certos e animais que lhe haviam de ser sacrificados; Mas todos eles eram animais terrestres ou aves, ficando os peixes totalmente excluídos dos sacrifícios" Os peixes não podiam chegar vivos ao sacrifício, mas os outros animais chegavam vivos ao sacrifício.

Resumo detalhado do capítulo 6

19

O capítulo 1 insere-se no exórdio.Os capítulos II a V no desenvolvimento.O VI peroração.

Onde se inserem os capítulos na estrutura interna

20

Peixe de Tobias- Curava as cegueiras dos ouvintes e lançava os demónios fora de casa e iluminar-lhes a alma;Remóra- A língua tinha forças para dominar as oaixões humana: a soberba, a vingança e a cobiça;Torpedo- Os pescadores tremeram ouvindo as palavras de S. António e converteram-se; Quatro olhos- O peixe ensinou o pregador a olhar para o Céu (para cima) e para o Inferno (para baixo)

Tabela dos peixes e comparação com Santo António

21

Perguntas de avaliação

22

Excertos que mais gostamos

20

Rescursos expressivos do capítulo 5

20

Rescursos expressivos do capítulo 5

20