Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Rafael Silva, nº18, 8ºA

Terra dos Homens

Projeto Pessoal de Leitura

Disciplina de Português

Tópicos

1.2.3.4.5.6.

7.8.9.10.11.

Sobre o livro

Sobre o autor

Porque escolhi o livro

Resumo da obra

Género Literário

Relato de sobrevivência

Excerto do livro

Palavras desconhecidas

Opinião sobre a obra

Webgrafia

Conclusão

Sobre o livro

Título

O título do livro é Terra dos Homens, porém, o título original em francês é Terre des Hommes.

Autor

O autor deste livro é Antoine de Saint-Exupéry.

Tradução

A tradução deste livro para português foi realizada por Nuno Lobo Salgueiro.

Edição

Este livro faz parte da 2ªEdição, publicada em 2015.

Editora

Este livro foi publicado pela Editora Nova Vega.

Sobre o autor

Nome

O autor chamava-se Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry, mais conhecido como, Antoine de Saint-Exupéry.

Nacionalidade

Ele era de nacionalidade francesa.

Profissão

Antoine era piloto, escritor e, com menos frequência, ilustrador.

Obras

Escreveu obras como Correio do Sul (Courrier Sud) de 1929, Voo Noturno (Vol de Nuit) de 1931, Terra dos Homens (Terre des Hommes) de 1939 e o seu livro mais notório e conhecido O Principezinho (Le Petit Prince) de 1943.

Antoine de Saint-Exupéry

Nascimento e morte

Nasceu a 19 de junho de 1900 em Lyon, França e morreu a 31 de julho de 1944, no Mar Mediterrâneo.

Prémios

Antoine de Saint-Exupéry recebeu o Prémio Femina (1931) por Voo Noturno e o Grande Prémio da Academia Francesa (1939) por Terra dos Homens. Após a sua morte, O Principezinho foi distinguido com o Prémio Hans Christian Andersen (1948).

Porque escolhi o livro?

Escolhi este livro porque, ao ver o nome de Antoine de Saint-Exupéry na lista, lembrei-me imediatamente das aventuras do Principezinho, e a capa, com o deserto, fez-me recordar ainda mais a história, o que despertou a minha curiosidade para ler este livro.

Resumo da obra

O livro fala sobre as experiências de Saint-Exupéry como piloto da Aéropostale, uma companhia de aviação que operava no início do séc.XX, realizando voos entre a França e África e também sobre as suas aventuras no deserto do Saara. O livro também conta relatos emocionantes e inspiradores dos seus colegas de profissão, como a história de Henri Guillaumet e reflete sobre a relação do humano com a natureza, em que por mais que o homem avance tecnologicamente, continua a ser frágil diante das forças naturais.

Género Literário

Este livro é uma literatura de memórias porque reflete várias das memórias das viagens, aventuras e relatos de colegas do autor enquanto era piloto. Mas, também é uma reflexão pessoal já que no livro ele refere-se a considerações profundas sobre as experiências humanas.

Relato de sobrevivência

Em uma das passagens mais emocionantes do livro, é apresentada a história de Henri Guillaumet, um piloto e colega de profissão de Antoine de Saint-Exupéry na Aéropostale. Durante um voo entre a França e a América do Sul, Guillaumet sofreu um acidente aéreo nos Andes. Saint-Exupéry relata a emocionante história de sobrevivência do companheiro, que passou dias e noites a caminhar, seguindo o seu instinto, até encontrar alguma civilização. Eventualmente, foi resgatado e morreu muitos anos depois. Este é o relato principal da obra, até porque o livro é dedicado a Henri.

Excerto do livro

Agora, irei ler um pequeno excerto sobre o acidente aéreo de Henri Guillaumet.

Págs. 34 a 35

Excerto do livro

"Uma vez de pé, caminhaste duas noites e três dias. Contudo pensavas que não irias longe: «Eu pressenti o fim por muitos sinais. Eis um deles. Mais ou menos de duas em duas horas via-me obrigado a fazer alto, para rasgar o sapato um pouco mais, esfregar os pés inchados com neve, ou apenas para deixar o coração descansar. Mas pelos últimos dias estava a ficar desmemoriado. Havia muito tempo já que tornara a partir quando a luz se fazia em mim: esquecera-me todas as vezes dalguma coisa. A primeira foi uma luva, o que era grave com aquele frio! Tinha-a pousado à minha frente e tornara a partir sem ela."

Excerto do livro

"«A seguir foi o relógio de bolso. Depois o canivete. Depois a bússola. Em cada paragem empobrecia-me...» «O que salva, é dar um passo. Mais um passo. Repete-se sempre o mesmo passo». «O que eu fiz, juro-te, nunca um irracional o teria feito.» Essa frase, a mais nobre que conheço, voltava-me à memória, essa frase que põe o homem em seu devido lugar, que o honra, que restaura as hierarquias autênticas. Caías finalmente no sono, a tua consciência estava abolida, mas, ao despertar, ela iria renascer nesse corpo desmantelado, amachucado e ressequido, e voltaria a dominá-lo."

Porque escolhi este excerto?

Escolhi este excerto para ler porque ilustra de forma profunda a resiliência humana perante condições climáticas extremas, celebrando a capacidade de continuar a resistir mesmo quando o corpo e a mente parecem querer ceder. A luta de Henri Guillaumet nos Andes simboliza a força do espírito humano, que encontra propósito e dignidade ao superar o impossível. Esta passagem transmite uma lição universal sobre a importância de dar "mais um passo" na vida e continuar, deixando uma reflexão inspiradora sobre a coragem e a vontade de viver, nunca deixando os obstáculos passarem por cima.

A minha opinião

Na minha opinião, este livro é bastante interessante por ser um livro de viagens e de histórias ao mesmo tempo. Gosto muito desses tipos de livros, que descrevem os lugares do mundo, inspiram e refletem acerca da natureza humana. Saint-Exupéry tem muitas histórias para contar ao longo do livro, recomendo muito lê-lo.

Palavras desconhecidas

"fazer alto"- Hierarquia-Desmantelado-

parar

estrutura organizacional onde elementos são classificados em níveis de superioridade ou autoridade.

desfeito; desmontado

Webgrafia e Bibliografia

Livro

Autor

Imagens

Obrigado!

lor

https://bit.ly/imagemlivro

Antoine de Saint-Exupéry, Terra dos Homens, 2ºEdição, Nova Vega, Lisboa, 2015

Biografia que está no livro.

https://bit.ly/imagemantoine

https://bit.ly/Oprincipezinho

https://bit.ly/imagemantoine