Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Módulo Didáctico História
Iara Freitas Fernandes 7BM
Created on November 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
BárbarA cARDOSO Nª1 CArolina Freita nª4 Iara fernandes nª 10
Trabalho de história
Revolução Russa
Pag. 9
Pag. 8
Pag. 7
Pag. 6
Pag.5
Pag.4
Causas
Contexto económico
contexto social
contexto político
o que foi?
Introdução
Índice
Pag. 16
Pag. 15
Pag. 14
Pag. 13
Pag. 12
Pag. 10 e 11
12
Conclusão
11
Figuras histórias
10
NEP
Comunismo de guerra
Guerra civil
Consequências
índice
Introdução
Neste trabalho, realizado no âmbito da disciplina de História vamos falar sobre a revolução russa. Vamos abordar os seguintes tópicos:- O que foi a revolução russa; - O contexto Russo; - Causas e consequências da revolução; - Guerra civil; - NEP; - Principais figuras históricas.
Revolução russa
Revolução Russa
A Revolução Russa foi o processo revolucionário por meio do qual a Rússia deixa de ser uma monarquia absolutista e se torna uma nação socialista.
HISTÓRIA
O que foi?
- Até 1917, a Rússia era governada pelo Czar Nicolau II, que governava o país de forma autoritária (monarquia absoluta), onde o povo vivia em plena miséria enquanto a família real levava uma vida cheia de luxos e ostentação.
Contexto político da Rússia
Revolução Russa
A nível social existia na Rússia profundas desigualdades: -O Clero e a Nobreza eram os grandes proprietários das terras; -Os camponeses, cerca de 80% da população ativa, pagava pesadas contribuições e viviam miseravelmente; -Os operários cerca de 2% da população, trabalhavam muitas horas, sem condições e com salários muito baixos.
Contexto social
Revolução Russa
A nivel económico a Rússia estava atrasada: -A agricultura constituia a principal atividade, mas era muito rudimentar, com técnicas e utensilios arcaicos e por isso pouco produtiva; -A indútria, era pouco desenvolvida.
Contexto económico
Revolução Russa
• Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia • Fome, pobreza e insatisfação social • Oposição à Monarquia Absolutista • Novas ideias revolucionárias de governo (liberais e socialistas) • Repressão popular, como o Domingo Sangrento
Causas da revolução russa
Revolução Russa
O efeito imediato da tomada do poder pelos bolcheviques foi a saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial e a assinatura de uma paz separada com a Alemanha e a Áustria-Hungria, que durante os anos seguintes, em conjunto com as potências europeias financiaram e prestaram apoio às forças que lutavam contra o novo poder revolucionário no interior da Rússia. Estas forças ficaram conhecidas como “brancos”, em oposição aos “vermelhos” bolcheviques.Houve revoltas e insurreições por toda a Rússia, que viveu um estado de guerra civil que dividiu o país durante praticamente 5 anos.
Consequências da revolução russa
Revolução russa
Consequências da revolução russa
- Queda da Monarquia;
- Instauração do Governo Provisório;
- Criação e consolidação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
- Intenso combate ao analfabetismo;
- Legalização do divórcio
- Nacionalização das terras;
- Forte influência nas diferentes forças e organizações operárias no mundo.
LEARNING EXPERIENCE
Guerra civil
A tomada do poder em outubro de 1917 não foi o fim da revolução. Os sovietes assumiram o poder perante o desmoronamento da antiga estrutura administrativa. A guerra civil contou com a intervenção dos Aliados, que apoiaram o “Exército Branco” (mencheviques), enviando tropas e armamentos. Num primeiro momento, esperavam que a vitória dos mencheviques mantivesse a Rússia na guerra contra a Alemanha e, depois do armistício, pretendiam destruir o governo bolchevique que apelava a uma revolução mundial. A Guerra civil resultou num enorme saldo de mortos que, segundo diferentes levantamentos, aponta a morte de 4 a 10 milhões de pessoas.
Revolução russa
Lenine adotou uma nova política de controlo da economia, que ficou conhecida como “comunismo de guerra”. Adotando as seguintes medidas:- Nacionalização da banca e da indústria; -Fim ao comércio privado; - Coletivização da agricultura; - entre outras... Algumas destas medidas foram essenciais para que os bolcheviques vencessem a guerra, mas tiveram consequências sociais e económicas desastrosas.
"Comunismo de guerra"
Revolução Russa
Lenine teve de recuar em 1921, substituindo o “comunismo de guerra” por uma nova política, que ficaria conhecida como “NEP”.Compreendendo um novo conjunto de medidas, tais como: - Projeto de nacionalização suspenso; - Apenas a indústria pesada (ferro, aço e carvão) ficou sob controlo do Estado; - Reintrodução do comércio privado; - As pequenas indústrias foram devolvidas aos seus antigos proprietários; - As escolas e os cuidados médicos passaram a ser pagos; - Sistema de contribuições.
NEP (Nova Política Económica)
Revolução Russa
+info
+info
Figuras Históricas
Revolução russa
Conclusão
Com este trabalho ficamos a perceber a importância da revolução russa a nível local, europeu e mundial. O contexto da qual surge, a guerra consequente e ficamos a conhecer mais profundamente os principais líderes suviéticos.
Revolução russa
https://www.infopedia.pt/
Revolução russa
https://ensina.rtp.pt/
Webgrafia
Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido por Lenine, nasceu em 1870. Abraçou desde cedo a causa revolucionária e a contestação ao regime do czar, tendo desempenhado um papel de liderança no processo que conduziu à revolução russa. Lenine era um intelectual, que teorizou e adaptou as premissas do materialismo histórico desenvolvido por Marx e Engels à realidade da Rússia do século XX, criando uma corrente política específica que mais tarde ficou conhecida como leninismo. Foi o principal líder político do movimento revolucionário bolchevique, o chefe incontestado da nova Rússia soviética, o primeiro estado socialista do mundo. Morreu em janeiro de 1924, com 54 anos.
Lenin
Leon Trotsky (1879-1940) foi um revolucionário comunista russo, um dos principais articuladores da Revolução de Outubro de 1917. Foi Comissário da Guerra do primeiro governo soviético e o criador do Exército Vermelho.