Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SHADOW PRESENTATION
RAFAEL GON�ALO
Created on November 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
rafael Gonçalo aFONSO pAULO apresentaM....
Disciplina TIC
segurança e responsabilidade
- Desinformar é enganar propositadamente.
- Através das redes sociais, qualquer um de nós pode ajudar a desinformar, partilhando ou apenas “gostando” de alguma imagem ou mensagem que não é verdadeira.
- Na política e na publicidade, a desinformação é muito usada. Por exemplo, através de mensagens onde se oculta o que não interessa ou se realça algum aspeto de forma exagerada por forma a induzir a opinião do público no sentido de determinados interesses.
como evitar desinformação.
desinformação
Curiosidade:Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.
- Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se.
- A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente.
- Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Fake news
Dica: No caso de receber informação em formato de imagem, há a possibilidade em diferentes motores de busca, de verificar em que outros sites, a mesma foi publicada. Tente confirmar a fonte! De qualquer forma, se a imagem lhe parece inverosímil, muito provavelmente não será real! Notícias em formato de áudio podem ser difíceis de verificar. Logo a sugestão passa por não partilhar o ficheiro e, sim pesquisar a informação em fontes fidedignas.
- Não leia apenas o título, mas sim a notícia inteira.
- Confirme a fonte e autoria. Deverá conter o autor e data. Caso contrário desconfie!
- Pesquise a mesma notícia na internet. Compare com outras fontes.
- Para tirar a prova dos nove, faça também uma pesquisa dos factos citados na notícia.
- Partilhar notícias antigas pode também ser considerado desinformação! Cuidado, tenha em atenção as datas da informação em questão.
- Questione qualquer informação ou notícia, mesmo que tenha recebido da parte de alguém conhecido. Pergunte-lhe qual a fonte da mesma.