Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Português11
Maria Madeira
Created on November 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Start
Sermão de Santo António
Leonor Nunes, Maria Madeira, 11I
- Avaliar de que modo o comportamento dos dois peixes representando atitudes do homem, no mundo de hoje!;
- Vídeo;
- Conclusão;
- Bibliografia.
Índice
RONCADOR Polvo
IntroDUção:
O Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, é uma obra muito importante da literatura portuguesa, conhecida por juntar crítica social, mensagens religiosas e uma linguagem cheia de metáforas. Pregado em 1654, no Maranhão, este sermão usa o alertar sobre problemas que ainda são atuais.
Roncador
Peixe pequeno que emite um som bastante forte, como se de uma autopromoção à procura de atenção se tratasse; “quem tem muita espada, tem pouca língua”. Analogia: Santo António, apesar de ser um mítico símbolo e um exemplo, nunca se “gabou” nem se vangloriou de forma vaidosa da sua condição e capacidade.
Não existe apenas uma abordagem negativa em relação ao polvo, é visto como o culminar de imensos aspetos negativos: aparenta santidade, beleza, uma certa mansidão. No entanto, não passa de hipocrisia e dissimulação. É um animal de pura aparência e traição, utiliza-a para seu proveito de predação. Analogia: a relação entre as caraterísticas do polvo e de um homem corrupto são claras e justas. Santo António, pelo contrário, foi “o mais puro exemplar da candura, sinceridade, e da verdade, onde nunca houve dolo, fingimento ou engano”.
POLVO
O Padre António Vieira (1608-1697) foi um jesuíta português destacado pela sua eloquência, obras literárias e pensamento visionário. Criado no Brasil, tornou-se um defensor dos povos indígenas, crítico das injustiças coloniais e promotor de reformas sociais e religiosas. No Sermão de António aos Peixes, o Padre António Vieira usa a metáfora dos peixes para e expor vícios e virtudes, comparando-os às atitudes humanas. Em seguida, iremos avaliar de que modo o comportamento dos peixes que escolhemos representam as atitudes dos Homens, no Mundo, atualmente.
Padre Santo antónio vieira
O polvo é criticado pela traição e pela forma como enlaça suas presas com tentáculos. Ele pode ser comparado a pessoas manipuladoras, que se aproximam com falsas intenções e que tentam controlar os outros para benefício próprio, manipulando relacionamentos e situações.
polvo
Este peixe é criticado por fazer muito barulho, representando a soberba e a arrogância. Hoje, ele pode ser comparado às pessoas que sempre querem impor suas as opiniões, que têm necessidade de se destacar, de serem notadas, mas muitas vezes não contribuem de forma significativa.
Roncador
Continue
Conclusão:
No Sermão de Santo António aos Peixes, o Padre António Vieira utiliza os peixes roncador e polvo para representar comportamentos humanos condenáveis. O roncador simboliza aqueles que falam demais, sendo vaidosos e arrogantes, mas que, no fundo, pouco fazem de concreto. Já o polvo representa a falsidade e a traição, com a sua habilidade de atrair as presas de forma enganadora, usando os seus tentáculos para capturar quem se aproxima. Com estas metáforas, Vieira alerta para os perigos da soberba e da hipocrisia, destacando como esses defeitos não só prejudicam os outros, mas também levam à destruição daqueles que os praticam. Assim, ele não só critica os colonos e os abusos da época, mas também nos deixa uma reflexão universal e atemporal sobre a importância da humildade, da honestidade e da verdadeira justiça nas relações humanas.
- Lista de pontos
- Lista de pontos