S2_Genially_Amélia_Soares_Célula e os seus constituintes
Amélia Soares
Created on November 20, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
Tarefa da sessão 2 da formaçãoCiências Naturais - 8º ano
Amélia Soares
Células
Célula eucariótica animal
Célula eucariótica vegetal
Célula Procariótica
As células procarióticas não têm núcleo e a sua atividade ocorre no citoplasma. A forma como recebem nutrientes pode ser autotrófica e heterotrófica.
seguinte
célula procariótica
Os organismos procarióticos foram os primeiros seres vivos a aparecer na Terra, há cerca de 3,5 mil milhões de anos. Sua estrutura interna era muito simples, com DNA espalhado no citoplasma, em uma região chamada nucleóide que não era separada do resto do citoplasma.
Função
- Onde se encontra o DNA
Nucleóide
Composição
- Um dos elementos distintivos de uma célula procariótica é que ela não tem um núcleo. Em vez disso, tem um nucleóide, uma região irregular localizada dentro das células.
Nucleóide: O ADN é constituído por uma molécula circular de ADN. Está disperso no citoplasma, numa área chamada nucleóide.
ribossomas
Função
- Organelos no citoplasma, responsáveis pela síntese proteica.
Ribosomas: Estas são as únicas organelos presentes nas células procarióticas.
Membrana celular
Composição
- Em alguns lugares, a membrana plasmática dobra-se para dentro formando mesossomas, estruturas envolvidas na respiração e reprodução celular.
Função
- Regula a entrada e saída de substâncias na célula.
Membrana celular Assim como esta membrana, a estrutura da célula procariótica contém: Cápsula bacteriana: Algumas células procarióticas podem ter uma cápsula espessa e rígida que envolve o exterior. Parede celular: um envelope forte e rígido que molda a célula entre a membrana plasmática e a cápsula bacteriana (se houver). Citoplasma: Espaço interno delimitado pela membrana plasmática. Flagelos: São extensões do citoplasma que permitem o movimento em algumas bactérias. Fímbrias e pili: São filamentos curtos e numerosos que têm várias funções, como fixar as bactérias ao substrato ou trocar moléculas com outras células ou com o exterior.
A célula animal eucariótica típica contém organelos membranosos e organelos não membranosos no citoplasma, que a caracterizam e permitem realizar nutrição heterotrófica.
célula eucariótica animal
Seguinte
Algumas dos organelos membranosos das células eucarióticas são o retículo endoplasmático liso e rugoso, o aparelho de Golgi, lisossomas, mitocôndrias e núcleo. Também têm organelos não membranosos, como ribossomos, o citoesqueleto e, no caso de células animais, o centrossoma.
Função
- Processamento e gestão de informações da célula.
Núcleo
Quantidade
- Normalmente, as células eucarióticas têm apenas um núcleo, mas pode haver exceções.
Composição
- A forma desta organelo varia dependendo da célula em que se encontra, mas é geralmente redonda.
Núcleo A forma desta organelo varia dependendo da célula em que se encontra, mas é geralmente redonda.
Retículo endoplasmático rugoso
Características
- Recebe este nome devido ao aparecimento de ribossomas ligados à sua superfície.
Função
- Responsável pela produção, armazenamento e transporte de proteínas.
Retículo endoplasmático rugoso O retículo endoplasmático é uma organelo em forma de sacos achatados e túbulos empilhados que compartilham o mesmo espaço interno. O retículo está organizado em vários domínios, incluindo o retículo endoplasmático rugoso, com membranas achatadas e ribossomas associados.
Retículo endoplasmático liso
Função
- Responsável pela produção de lípidos
Retículo endosplasmático liso É um organel em forma de sacos achatados e túbulos empilhados que partilham o mesmo espaço interno. O retículo está organizado em vários domínios, incluindo o retículo endoplasmático liso, que tem uma aparência mais irregular do que o rugoso e não tem ribossomas associados.
lisosomas
Função
- Contém enzimas digestivas que actuam na digestão intracelular
Lisosomas: Estes organelos são formados no Aparelho de Golgi
Aparelho de golgi
Função
- Aqui, as substâncias produzidas no retículo endoplasmático são modificadas e são geradas vesículas que farão parte de outras organelas celulares ou serão expelidas.
Composição
- Consiste em sacos e vesículas do retículo endoplasmático.
Aparelho de Golgi: É semelhante em forma ao aparelho de Golgi das células vegetais, formado por três partes: sacos membranosos, túbulos, através dos quais as substâncias são enviadas para o interior e exterior da célula, e, finalmente, vacúolos.
mitocôndria
Compositição
- Eles têm uma forma alongada e têm duas membranas: uma membrana interna que se dobra em cristas e uma membrana externa lisa.
Função
- São organelos grandes que são responsáveis por obter a energia necessária para a célula através da respiração celular. Usam oxigênio para oxidar a matéria orgânica que chega, e energia e dióxido de carbono (CO2) são libertados.
Mitocôndria: O número de mitocôndrias presentes em cada célula depende da sua atividade (por exemplo, nas células musculares haverá mais).
centríolos
Composição
- São organelos cilíndricas, exclusivas de células animais.
Função
- envolvidos na divisão celular, formando o fuso e o citoesqueleto.
Características
- Eles são normalmente encontrados no centrossoma, uma área do citoplasma perto do núcleo.
Centriolos: O centrossoma é característico da célula animal e é uma estrutura cilíndrica e oca composta por dois centríolos dispostos perpendicularmente um ao outro.
membrana celular
Função
- Controla a troca de substâncias da célula com o ambiente externo, ou seja, os alimentos que entram e os resíduos que são expelidos.
Composição
- Todas as estruturas celulares são rodeadas por uma membrana plasmática, cuja composição é semelhante à das organelas membranosas.
Função
- Controla a troca de substâncias da célula com o ambiente externo, ou seja, os alimentos que entram e os resíduos que são expelidos.
Membrana celular: Esta membrana envolve o citoplasma no qual as organelas flutuam num meio aquoso com todas as substâncias necessárias para que ocorram reações químicas para que a célula possa viver.
As células vegetais são células euquíóticas (células com um núcleo claramente definido) e mudam e dividem-se à medida que a planta se desenvolve. No seu interior, ocorre um processo fundamental: a fotossíntese. A forma como uma célula vegetal recebe nutrientes é chamada de autotrofia.
Célula eucariótica vegetal
seguinte
As células vegetais eucarióticas são muito semelhantes às células animais. Ambos têm núcleo, mitocôndria, ribossomas, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, etc. Mas também têm algumas diferenças: as células vegetais não têm centríolos (exclusivos das células animais) e têm algumas características que as células animais não têm, como os cloroplastos, a parede celular e os grandes vacúolos.
Função
- É aqui que se armazena a informação genética ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que é responsável por processos como o metabolismo e o crescimento e desenvolvimento.
núcleo
Composição
- É um organelo que é cercado por uma estrutura dupla chamada membrana nuclear.
Núcleo: A informação genética contida em cada núcleo de cada célula vegetal é a mesma em todos os membros da mesma espécie.
retículo endoplasmático liso
Função
- É responsável pela produção de Lípidos
Retículo Endoplasmático Liso O retículo endoplasmático é uma organela que se encontra em contexto com o núcleo e é formada por membranas que formam sacos achatados. No retículo endoplasmático, existem duas partes separadas; a parte rugosa (RER) e a parte lisa (REL). O REL não tem ribossomas ligados e a sua estrutura é mais irregular.
Função
- É responsável por manter a forma e o tamanho da célula, bem como armazenar substâncias.
Vacúolo
Composição
- São vesículas muito grandes que podem ocupar 90% do volume celular, deslocando todas os outros organelos para o outro lado da célula.
Vacúolo: Esta organelo é composto por água e açúcar, entre outros componentes que são necessários para as defesas da planta.
Cloroplastos
Função
- São as organelos responsáveis pela produção de energia na célula. Eles produzem clorofila, que é responsável por absorver a luz para a fotossíntese.
Cloroplastos: Os cloroplastos, tal como as mitocôndrias, são organelos rodeados por uma membrana dupla. A membrana interna tem ramos que se estendem para o interior (lamelas), onde formam sacos (tilacóides) que se agrupam para formar granas.
AParelho de Golgi
Função
- Responsável pela síntese e secreção de polissacarídeos complexos e tem um papel muito importante na formação da parede celular.
Aparelho de Golgi: Este consiste em sacos e vesículas do retículo endoplasmático. Aqui, as substâncias produzidas no retículo endoplasmático são modificadas e são geradas vesículas que farão parte de outros organelos celulares ou serão expelidas.
Função
- Responsável por obter a energia necessária para a célula através da respiração celular.
mitocôndria
Composição
- São organelas grandes, envoltas por uma membrana dupla: uma interna e outra externa. A membrana interna tem uma estrutura dobrada chamada cristas e a membrana externa é lisa.
Mitocôndria: I É neste organelo onde ocorre a respiração e a energia é obtida a partir do metabolismo dos açúcares. Ele usa oxigénio para oxidar a matéria orgânica que chega até ele, e energia e dióxido de carbono (CO2) são libertados.
LiSOSOMaS
Função
- Contêm enzimas digestivas com as quais realizam a digestão celular.
Lisossomas Estes organelos são formados no Aparelho de Golgi
Função
- Uma estrutura rígida que protege as células e lhes dá forma.
Parede celular
Composição
- É a cobertura externa rígida que é composta principalmente de celulose.
Características
- Está localizado no exterior da membrana plasmática.
Parede celular: A parede celular é a estrutura através da qual as diferentes células dos tecidos vegetais estão ligadas.