Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
TCC Educação Superior Harmonia
Miriam Tinoco
Created on November 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Os Maias
Educação tradicional Portuguesa e inglesa
De Eça De Queiroz
Realizado por: -Íris Abreu -Rodrigo Guerreiro -Alexandre Ricardo -Miriam Tinoco -Ianic Viscum
Índice
1.
Introdução
2.
Os Maias
3.
Educação Portuguesa
4.
Educação Inglesa
5.
comparação entre os dois tipos de educação
6.
Conclusão
7.
Webgrafia
Introdução
2. introdução á obra
Os Maias
"Os Maias" é um romance de Eça de Queiroz, publicado em 1888, que narra a história da família Maia ao longo de várias gerações, focando especialmente em Carlos Eduardo Maia. O enredo passa-se em Lisboa e explora temas como a decadência da aristocracia portuguesa, o amor, a traição e a busca pela identidade. Carlos envolve-se romanticamente com Maria Eduarda, mas a relação é marcada por intrigas familiares e tragédias pessoais. A obra critica a sociedade da época, revelando hipocrisias e superficialidades. O romance é notável por a sua rica descrição da vida social e cultural de Portugal no século XIX, além de apresentar uma análise profunda das relações humanas.
'Your content is liked, but it engages much more if it is interactive'
- Os maias, cap III, pág.73
»(...) e depois de crescidinho tinha tal propósito que permanecia horas imóvel numa cadeira, de perninhas bambas, esfuracando o nariz (...)»
3. Educação Portuguesa
Educação tradicional Portuguesa.
A educação tradicionalista e conservadora desvalorizou a criatividade e o juízo crítico, deformou a vontade própria, arrastou os indivíduos para a decadência física e moral.Isso é visível na personagem de Eusebiozinho em que esta educação o tornou "molengão e tristonho", arrastando-o para uma vida de corrupção, para um casamento infeliz e para a debilidade física.
»Ainda gatinhava e já a sua alegria era estar a um canto, sobre uma esteira, embrulhado num cobertor, folheado in-fólios. (..)»
- Os maias, cap III pág.72
- Os maias, cap III, pág.67
.»Toda a educação sensata consiste nisto: criar a saúde, a força e o seus hábitos, desenvolver exclusivamente o animal, amá-lo de uma grande superioridade física. Tal como se não tivesse alma. A alma vem depois... »
4. Educação inglesa
Educação Inglesa.
A educação inglesa caracteriza-se pelo desenvolvimento da inteligência graças ao conhecimento experimental; pelo desprezo da cartilha, embora com a defesa do "amor da virtude" e "da honra" como convém a "um cavalheiro" e a "um homem de bem"; pela ginástica e pela vida ao ar livre; pelo contacto direto com a Natureza, pelo gosto das línguas vivas.
»Mas não, parece que era sistema inglês! Deixava-o correr, cair, trepar as árvores, molhar-se, apanhar soalheiras, como um filho de caseiro.»
- Os maias, cap III pág.61
Carlos na serie «Os Maias»
Eusebiozinho na serie «Os Maias»
A memorização dos conhecimentosPriorização da cartilha A moral do catecismo Desvalorização do contacto com a natureza
5. Comparação
Educação tradicional Portuguesa
Educação Inglesa
«Mente sã em corpo são» Exercicio fisico Vida ao ar livre
Conclusão
Após realizar mos este trabalho conseguimos perceber a diferença da educação tradicional portuguesa para a educação inglesa.Percebemos muito basicamente que o homem português (no caso Euzebiozinho) é muito limitado e vive debaixo das saias da mãe já o homem com a educação inglesa (no caso o carlos) são muito independentes são desde pequenos tratados como "adultos".
"Os Maias" de Eça de Queiroz
https://th.bing.com/th/id/OIP.4KfdelrIjK_50IqmUtbvDwHaFR?rs=1&pid=ImgDetMain
- imagem
7. webgrafia
Webgrafia
- livro
https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/32464_38506_47781.jpg?amp;w=270
- imagem
Obrigada pela atenção
Fim