Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação dos Direitos Humanos

João Marques

Created on November 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Direitos Humanos

pelos

Ativistas

É nesta pergunta que se centra esta a apresentação, no âmbito da disciplina de cidadania, através de exemplos de ativistas que sempre lutaram pelos direitos humanos e a sua defesa.

QUem Assegura que os direitos humanos são promovidos, protegidos e se tornem realidade?

O ativista que nos vai ajudar a responder à pergunta que já viste será, Nelson Mandela. Nos próximos slides apresentá-lo-emos. Continua antento!!

Ativista Escolhido

Nelson Mandela

Nelson Mandela foi um líder sul-africano, advogado, ativista, político e filantropo. Nasceu a 18 de junho de 1918, na vila de Mvezo, no Transkei, e faleceu a 5 de dezembro de 2013, no Joanesburgo. Mandela durante a sua agitada vida escreveu páginas história, entre elas podemos encontrar:

O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994. Mandela teve um papel principal nesta grande luta, sendo um dos principais líderes na mobilização da resistência, tanto pelo meio de revoluções e protestos pacíficos, como também em ações mais direta no combate da opressão do governo racista. No inicio do regime, Mandela ajudou na criação da "Liga da Juventude do ANC", procurando novas ideias para abolir as injustiças. Nestes primeiros anos, foram sempre evitados confrontos violentos com inspiração de outros líderes, como Mahatma Gandhi, realizavam-se greves e campanhas em prol da mudança. Os anos foram passando e a situação do povo discriminado, só piorava, mas o esse mesmo povo não desistia, por vezes havendo tragédias como é o caso do Massacre de Sharpville, onde morreram 69 manifestantes pacíficos, situações destas aumentavam de frequência. Em 62 Mandela foi preso, onde esteve 27 anos, nestes anos Mandela tornou-se um dos maiores simbolos de resistência, liberdade e dignidade, sendo ouvido e falado por todo o mundo, apoiando o regime anti-apartheid, sendo aplicadas sanções internacionais contra o regime sul-africano. Finalmente em 1994 o regime caiu, levantando-se uma democracia.

A luta contra o apartheid

Com a queda do regime em 1994, e inicio de uma democracia, Mandela governou a África do Sul, por 5 anos, sendo ele o primeiro presidente negro da África do Sul. Durante o seu mandato, promoveu a reconciliação nacional, combatendo abusos do passado enquanto promovia o perdão. Mandela evitava a vingança contra a minoria branca, defendendo um país integrado e justo.

Pós apartheid

"Eu aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista esse medo."

-Nelson Mandela

Lara Bispo Gaspar, nº8, 9ºA

Obrigado pela atenção!