A Sentença
cidalia.painco
Created on November 19, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Escape room
A Sentença
No tribunal de Condeixa a Nova
Então a queixosa o que pretende?
Sr Dr Juiz tudo se passou da seguinte forma:
Eu, Técnica Auxiliar de Saúde, Gertrudes Salvação, estava a ajudar a transferir o Sr José Joaquim Pereira, idoso de 80 anos, da maca-cama proveniente do bloco operatório, onde tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao colo do fémur para a colocação de uma prótese, para a cama da enfermaria de ortopedia.No momento da transferência o Sr José caiu ao chão. Eu ao ajudar a pegar nele senti a minha coluna ranger e a partir daí a minha vida tem sido um inferno.Tenho sofrido muito com a lesão músculo-esquelética.
Sr Dr Juiz venho a este tribunal pedir uma indeminização pela minha doença profissional que me impossibilitou de exercer a minha profissão de TAS.
D. Gertrudes a sra estava sozinha a fazer a transferência?
Não sr dr Juiz,estava com um funcionário dos serviços administrativos
A quem é que a sra vem pedir a indeminização?
Ao Hospital de S. Salvador de Vidas de Condeixa a Nova
A intervenção da D. Gertrudes gerou uma grande confusão em tribunal.
Desafio 3
Como ouvimos o dr Juiz, como advogados de defesa da D. Gertrudes temos de definir o conceito de dano e provar que a nossa cliente sofreu dano. Lurdes e Estefani ocupem-se da definição do conceito.Albertina, arranje uma radiografia comprovativa da lesão musculo esquelética da cliente e anexe ao processo.Emanuel fica encarregue de mostrar na próxima audiência onde está o dano da D.Gertrudes. Devem elaborar um jogo com imagens no learningapps.org (usam a radiografia de fundo do puzzle)sobre: 7. Principais doenças profissionais 7.1. Definição legal e sua classificação 7.2. Causas dos acidentes e das doenças profissionais 7.3. Estatísticas e impactos socioeconómicos
Desafio 1
Caros Colegas, para conseguirmos defender os nossos clientes temos de ter presente város conceitos/termos do foro da higiene, segurança e saúde no trabalho.Neste primeiro desafio cada equipa vai encontrar em vários espaços desta sala de audiências, folhas com os termos.A equipa que encontrar mais termos ganha o primeiro número do cofre onde está a indeminização que a sra Gertrudes pedeApós encontrarem os termos cada equipa vai escrever em cada folha o que significa esse termo/conceito. Depois de terminarem cada equipa troca os seus dados com a outra equipa para serem completados os conceitos que estejam incompletos.Nota: as evidências são registadas no e-potefólio da equipa.
O Sr Dr Juiz para pôr ordem no tribunal definiu as seguintes regras: 1º Os 4 advogados da D. Gertrudes e os 3 advogados do Hospital S. Salvador de Vidas de Condeixa a Nova, vão formar duas equipas;2ºCriem as 2 equipas e identifiquem-se; 3º Cada equipa cria um e-portefólio em padlet para registar os progressos que vai conseguindo nos vários desafios das várias audiências para defender os seus clientes.O trabalho de um advogado da área da higiene, segurança e saúde no trabalho é árduo. É preciso ver bem os dados que são fornecidos pela legislação e pelo manual da UFCD 6572- Higiene, Segurança e Saúde no trabalho no setor da Saúde e pela recolha na net. Vamos ter várias audiências com vários desafios. Boa sorte, o conhecimento está com vocês, advogados! Que vença a melhor equipa.A que for criativa,rigorosa cientificamente e a nível do portugês, que domine os conteúdos , que trabalhe em equipa .Vão ter 4 semanas de audiências para sair a sentença.
Está aberta a primeira audiência
Está aberta a 2ª audiência
Desafio 5A equipa de advogados do Hospital S. Salvador de Vidas de Condeixa a Novavem solicitar à equipa de D. Gertrudes um debate sobre a questão:Será que tanto os níveis de VHS quanto de PCR, por si só, permitem estabelecer o diagnóstico se as inflamações ocorrem em muitas doenças? Deixamos esta questão no ar.
Desafio 4Equipa de advogadosO médico para diagnosticar uma doença musculo esquelética pode recorrer a exame físico, exames laboratoriais e exames de imagem.Exame laboratorial: exame de sangue para medir o nível de proteína C reativa (PCR) no sangue e velocidade de hemossedimentação (VHS).VHS e PCR estão aumentados na presença de inflamação.Será que tanto os níveis de VHS quanto de PCR, por si só, permitem estabelecer o diagnóstico se as inflamações ocorrem em muitas doenças? Deixamos esta questão no ar.Nível de creatina quinase no sangue alta, mostra que há destruição generalizada progressiva do músculo.Exame de diagnóstico por imagem:Podem ajudar os médicos a diagnosticar doenças musculo-esqueléticas.Radiografia- não exibe tecidos moles, como músculo, ligamentos, tendões ou nervos. Ajuda a identificar lesões.A Tomografia computorizada (TC) é a melhor imagem do osso em comparação com outras estruturas, contudo, a Rossonância Magnética(RM) é melhor que a TC na captura de anomalias ósseas, como pequenas fraturas no quadril e pelve.Perante estes dados científicos e médicos considera esta equipa de advogados do hospital S. Salvador que apresentar como prova, apenas, a radiografia não é suficiente para mostrar que a D. Gertrudes tem uma doença profissional incapacitante e refuta a pedida indeminização.
Audiência 3Desafio 6Após análise dos dados dos exames físicos do quadril, da coluna e do joelho da Sra Gertrudes a equipa de advogados do Hospital vem requerer que além destas provas sejam apresentadas provas dos exames quimicos que mostram a inflamação destas partes afetadas que possam incapacitar a queixosa.
Desafio 7Como juiz neste tribunal constatei que a D.Gertrudes fez a transferência do sr José Pereira com a ajuda de um funcionário dos serviços administrativos. O que tem a dizer o hospital e os srs advogados da D. Gertrudes?