Domus e Insulae
Maria Fernandes
Created on November 19, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ANCIENT EGYPT
Learning unit
MONSTERS COMIC "SHARING IS CARING"
Learning unit
PARTS OF THE ANIMAL CELL
Learning unit
PARTS OF A PROKARYOTIC CELL
Learning unit
PARTS OF THE PLANT CELL
Learning unit
Transcript
Domus e Insulae
Maria Inês fernandes
bernardo rodrigues
Indice
Introdução
1
o que é a insulae?
2
Como era constituida a insula?
3
Imagens da Insulae
4
o QUE ERA A DOMUS
5
COMO era constituida a Domus
6
Pag. IV
Pag. v
Pag. VI
Pag. VII
Pag. VIII
Pag. IX
Indície
Conclusão
7
Bibliografia
8
Pag. X
Pag, XI
X
P
Introdução
Domus e a Insulae
A sociedade romana atingiu um grande nível de desenvolvimento refletindo-se na arquitetura romana doméstica não só pelas tipologias como também pela sua qualidade pelo o requinto que exprimiram na construção da insulae e da domus.
O que é a insulae?
Domus e a Insulae
A insulae era um edifício residencial comum na Roma Antiga, que se situava especialmente em grandes cidades. Eram principalmente destinados ás classes médias e baixas.A origem e os métodos de construção da insulae refletem o grande crescimento urbano da República e, posteriormente, do Império Romano.
Como era constituida a insulae?
Domus e Insulae
A insulae era constituída com 3 a 4 pisos destinados a arrendamentos da plebe. Eram constituídos á base de madeira e também com materiais que não gastassem muito, e que fossem económicos.O piso térreo era destinado a lojas do comércio. Os restantes pisos superiores distribuíam-se vários compartimentos todos idênticos e os mesmos resguardavam um pátio central.
As casas de banho eram simples e sem grandes luxos, normalmente eram situadas no piso inferior.
Insulae
Domus e Insulae
Domus
Domus e Insulae
O que era a Domus?
A domus era uma residência unifamiliar típica das classes médias e altas na Roma Antiga. E era pensado e construído para abrigar uma família só.Ao contrário da insulae, a domus oferecia conforto, privacidade luxo aos seus proprietários/habitantes.Eram localizados nas colinas para evitar a confusão da cidade.
Domus e Insulae
Da entrada principal (fauces), para a frente acedia-se ao vestibulum, que abria para um lindo atrium(um pátio aberto) e (compluvium) que constituía telhados inclinados para dentro, de modo a recolher a água da chuva para uma cisterna, (o impluvium).No atrium, onde também situava um altar, destinado ao culto doméstico (o lararium), ligava a áreas sociais da casa, o triclinium (refeições cotidianas), o exedra (para banquetes formais) e o tablinum, uma sala de reuniões onde o pater famílias (o chefe de família) recebia visitas e tratava de negócios.Estes espaços estavam também ligados por um outro pátio mais intímo e requintado, o peristilo (peristylum), um jardim circundado por colunas e e nriquecido com plantas, estátuase fontes.
Como era constituida a domos?
Domus
Em síntese a insulae era uma casa com menos conforto, beleza e a domus era grande com vários compartimentos mais privacidade e mais conforto, onde as pessoas ricas viviam. Como exemplo: temos em Portugal a domus de Cunimbriga.Hoje em dia a arquitetura doméstica é versátil, dependente do plano urbanística da cidade e até do gosto do proprietário. Fazendo uma breve comparação com a Antiguidade clássica (Roma) verifica-se que as casas têm algumas semelhanças á insulae e á domus como andares vários compartimentos e os pátios.
Domus e Insulae
conclusão
Bibliografia
Manual de Historía 10ª ano
1
domus e Insulae
wikipédia
2