Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Oral
Áurea Moreira
Created on November 19, 2024
"Sr. Pivete"
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Apresentação Oral
Trabalho realizado por Rafael Pinto
Introdução
Bom dia a todos!Hoje vou falar-vos sobre um livro que mistura humor, ternura e uma lição poderosa sobre amizade e empatia. Chama-se Sr. Pivete, e é da autoria do talentoso David Walliams.Prometo que, no final desta apresentação, vão querer conhecer o Sr. Pivete, por mais malcheiroso que ele seja!
Uma verdadeira lição de vida!
Curiosidade:
Walliams nadou pelo Canal da Mancha em 2006 para angariar fundos para caridade!
David Walliams
David Walliams é um nome que talvez reconheçam, não só pelos livros infantis, mas também pelo seu trabalho como ator e comediante britânico. Nasceu em Londres, em 1971, e ficou famoso por integrar o programa Little Britain. Sabiam que os seus livros já foram traduzidos em mais de 50 idiomas?
'Como autor, você se sente como um mágico quando vê seu livro ganhar vida'- David Walliams
Informações sobre o livro
Título: Sr. Pivete
Editora: Porto Editora
Autor: David Walliams
Ilustrações: Quentin Blake
Tradutora: Rita Amaral
Escrito em: 2009
Data 1.ª Edição: março 2017
Localização Espacio-temporal
A história decorre numa pequena cidade do Reino Unido, num contexto contemporâneo. É fácil imaginar as ruas tranquilas e os jardins das casas típicas britânicas, mas também o contraste do Sr. Pivete, que vive num banco de jardim. Este cenário simples torna a história acessível e próxima de qualquer leitor.
Personagens
Chloe
É a protagonista, uma menina tímida de 12 anos que se sente ignorada pelos pais e provocada pela irmã. Ela tem um coração enorme e é a primeira a mostrar empatia pelo Sr. Pivete.Uma passagem que a define bem é: “Chloe sabia como era sentir-se invisível. Por isso, decidiu fazer algo que ninguém esperava: falou com o mendigo.”
Personagens
Sr. Pivete
É um sem-abrigo que, apesar do seu cheiro peculiar, tem uma personalidade calorosa e uma história misteriosa. Ele ensina a Chloe e aos leitores que nunca devemos julgar as pessoas pelas aparências. Como Chloe reflete:“Por baixo da sujidade, havia um homem que parecia ter perdido muito mais do que apenas uma casa.”
Sinopse
Imaginem isto: a menina mais solitária do mundo, Chloe, encontra um mendigo que ninguém suporta sequer olhar, quanto mais cheirar. O seu nome é Sr. Pivete, o sem-abrigo que anda pelas ruas perto de sua casa. Sim, ele cheira um pouco mal – mas é também a única pessoa que trata Chloe com alguma simpatia. Por isso, quando o Sr. Pivete precisa de um sítio para ficar, ela decide escondê-lo no barraco do jardim.
À medida que a amizade entre os dois cresce, Chloe enfrenta desafios que a fazem questionar o que é realmente importante na vida: as aparências ou o coração? Mas atenção, não pensem que tudo são flores, pois Chloe depressa descobre que há segredos que prometem sarilhos. E, por falar em segredos, talvez o Sr. Pivete tenha um que te deixe com a pulga atrás da orelha! (Literalmente…) O que vos posso garantir é que há reviravoltas que vão fazer-vos rir, chorar e refletir...
Intertextualidade
O Príncipezinho, de Antoine de Saint-Exupéry
Este livro faz-nos lembrar de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Ambos exploram temas como amizade, empatia e a importância de olhar além das aparências. Tal como a raposa diz ao pequeno príncipe:
'O essencial é invisível aos olhos' É exatamente o que Chloe aprende com o Sr. Pivete.
Para mim, há uma lição importante a aprender com esta história, quase como uma moral: devemos tratar sempre todas as pessoas com respeito e nunca as julgar pela aparência.
Opinião Pessoal
Para mim, Sr. Pivete é mais do que um livro infantil, é uma lição de vida.
Adorei como David Walliams combina humor e emoção para abordar um tema tão importante como a desigualdade social.
Recomendo este livro a todos, independentemente da idade. Ele faz-nos rir, chorar e, sobretudo, pensar. Afinal, quem é que já não se sentiu como Chloe, invisível ou incompreendido?