Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Einstein
João Nuno Gonçalves Martins
Created on November 19, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
ELEMENTOS QUÍMICOS NO CORPO HUMANO
Trabalho realizado por: João Martins, Dinis Gomes
Elemento Químico
Um elemento químico é uma substância pura formada por átomos que têm o mesmo número de protões no núcleo, chamado de número atómico. Esse número único define cada elemento e o distingue de todos os outros.
Nutriente
Um nutriente é qualquer substância que o organismo precisa para funcionar corretamente, crescer e manter a saúde. Os nutrientes são essenciais porque desempenham funções específicas, como fornecer energia, reparar tecidos, regular processos metabólicos e proteger contra doenças.
Alimento
Um alimento é qualquer substância que pode ser consumida por seres vivos para fornecer os nutrientes necessários para o seu crescimento, manutenção e funcionamento do organismo. Os alimentos podem ser de origem vegetal, animal ou até mesmo sintética e são compostos por diferentes nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, que são essenciais para a saúde.
Papel do oxigénio no corpo humano
O oxigénio é indispensável à vida, pela sua função fisiológica essencial na respiração e nos processos metabólicos orgânicos e tissulares
Papel do carbono no corpo humano
Este elemento é a base da vida, pois forma o esqueleto de moléculas essenciais como os hidratos de carbono, os lípidos, as proteínas e os ácidos nucleicos (ADN e ARN).
Papel do hidrogénio no corpo humano
O hidrogénio faz parte de quase todas as moléculas orgânicas e desempenha um papel importante nas reacções químicas do organismo, incluindo as reacções de oxidação-redução e a produção de energia.
Papel do nitrogénio no corpo humano
O nitrogénio é um dos componentes químicos das proteínas, que desempenham um papel importante no nosso organismo, ao fornecerem materiais para a reparação e para a manutenção de todos os órgãos e tecidos e participarem da formação de hormónios, enzimas e anticorpos.
Elementos quimicos nos alimentos e seu papel no organismo: Cálcio
O cálcio é o principal componente estrutural dos ossos e dentes. É essencial para a formação e manutenção da densidade óssea, ajudando a prevenir doenças como a osteoporose. Podemos encontrar o cálcio nos lacticínios e nos vegetais
Elementos quimicos nos alimentos e seu papel no organismo: Magnésio
O magnésio é necessário para a formação dos ossos e dentes e para o funcionamento normal dos nervos e dos músculos. Podemos encontrar o magnésio nos cereais e nas frutas
Elementos quimicos nos alimentos e seu papel no organismo: Ferro
Este mineral é um componente essencial da hemoglobina que transporta o oxigénio dos pulmões para os tecidos e mioglobina que fornece oxigénio aos músculos. Podemos encontrar o ferro no peixe e na carne
Elementos quimicos nos alimentos e seu papel no organismo: Flúor
O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis. Podemos encontrar flúor nos Peixes e frutos do mar
Efeitos da carência de cálcio
Osteopenia e Osteoporose: Ossos frágeis e maior risco de fraturas. Cãibras e espasmos musculares: Problemas de contração muscular. Formigamentos: Sensações anormais, especialmente nas mãos e pés. Arritmia cardíaca: Ritmo cardíaco irregular. Dentes frágeis: Perda de esmalte e cáries. Em crianças, pode causar raquitismo, uma condição que prejudica o desenvolvimento ósseo.
Efeitos da carência de magnésio
Fraqueza muscular: Fadiga e dificuldade em realizar atividades físicas.Cãibras e espasmos: Assim como no cálcio, pode afetar os músculos. Irritabilidade e ansiedade: Problemas no sistema nervoso central. Insônia: Dificuldade em relaxar. Arritmias cardíacas: Problemas no ritmo do coração. Pressão alta: O magnésio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Osteoporose: Prejudica a fixação do cálcio nos ossos.
Efeitos da carência de ferro
Anemia ferropriva: Palidez, fadiga extrema e fraqueza.Falta de concentração: Dificuldade em manter foco e energia mental. Imunidade baixa: Maior propensão a infecções. Queda de cabelo e unhas frágeis: Impacto na regeneração celular. Dificuldade em respirar: Sensação de cansaço, mesmo com pouco esforço. Batimento cardíaco acelerado: O coração trabalha mais para compensar a falta de oxigênio.
Efeitos da carência de flúor
Cáries Dentárias: Sem flúor suficiente, o esmalte fica mais vulnerável à degradação, aumentando o risco de cáries. Esmalte Dental Enfraquecido: Sua ausência pode dificultar a reparação de microdanos no esmalte, enfraquecendo-o ao longo do tempo. Impactos na Saúde Óssea: A deficiência prolongada pode contribuir para uma estrutura óssea mais frágil.
Origem dos elementos quimicos
Os elementos químicos do corpo humano tendo a sua origem nos alimentos que consumimos e que estão presentes nos nutrientes
Proporção dos elementos quimicos no corpo humano
Webgrafia
https://www.infopedia.pt/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal