Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Rapaz de Bronze- Apresentação grupo 1 6A
Duarte Amaro Neto
Created on November 19, 2024
O livro o rapaz de bronze é muito fixe
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
o Rapaz de Bronze- Apresentação
Write a title here
This is a paragraph of text waiting be awesome content
Feito pelo Grupo 1
Índice
Biografia da autora
Resumo da obra
Contextualização da obra
Personagens da obra
Espaços e Tempo
Notícia
Área Vocabular
Derivação
A carta
Família de palavras
10
Biografia da autora
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, filha de Joana Amélia de Mello Breyner e de João Henrique Andersen. João Henrique, em 1895, comprado a Quinta do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto, onde tomou lugar a obra "O Rapaz de Bronze". Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Casou-se, em 1947, com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares (separados em 1986 e divorciados em 1988), tendo sido mãe de cinco filhos. Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu Livro Sexto. Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis (O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc.). Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004, em Lisboa.
Contextualização
O Rapaz de Bronze é um livro infantojuvenil escrito por Sophia de Mello Breyner Andersen em 1956 e publicado em 1965. Fala sobre um jardim onde as flores ganham vida à noite, um gladíolo que decide organizar uma festa e um Rapaz de Bronze que reina o jardim à noite. Tem quatro capítulos : "As Flores," "O Gladíolo", "Florinda" e "A Festa".
Rapaz de Bronze, a falar com o Gladíolo no seu jardim.
Personagens Principais
Florinda é uma menina de 7 anos, é filha do jardineiro. Ela é comparada a uma flor. Tem cabelos loiros, olhos azuis, lábios vermelhos e é pálida.
O Rapaz de Bronze de noite, é o “Rei” do jardim, e durante o dia é uma estátua. Ele é esverdeado, alto e lindo. Psicológicamente ele é justo, amável e sensato
Gladíolo-Vaidoso, mundano, convencido e invejoso, personagem principal da obra. Tem flores em grupos e julga-se superior a quase todas as flores.
Info
Info
Info
Personagens Secundárias
Flor do muguet- Uma flor escondida, pequena e branca, as flores parecem campânulas. Têm um perfume maravilhoso e são tímidas.
Tulipas- Caras, raras, de feitio simples, exato e claro, com pétalas muito bem cortadas. A Tulipa da história é amarela e pouco pontual.
Camélias-Vagas, sonhadoras, distantes e pouco mundanas. Não têm cheiro, são semiescondidas entre as suas folhas polidas.
Info
Info
Info
Personagens Secundárias
Begónia- Flor de origem estrangeira, é uma flor de estufa, por isso tem medo de se constipar.
Orquídea- Tal como a Begónia é uma flor de origem estrangeira, é uma flor de estufa, por isso tem medo de se constipar.
Rosa- Flor sentimental e fora de moda.
Info
Info
Info
Personagens Secundárias
Buxo- Pequeno, húmido e verde, nada invejosos, espécie antiga que troça da vida mundana dos Gladíolos
Cravo- Exuberante, de acordo com os Gladíolos, cheira a dentista.
Carvalho- Velho, alto, calmo e sábio. É ele que ajuda o Gladíolo a ver a festa.
Info
Info
Info
O Jardim de Buxo
No Jardim de Buxo, há um canteiro com Gladíolos, perto do canteiro, está um camaranchão com glicínias e bancos de azulejos.
A Estufa
Uma estufa cheia de avencas, onde crescem plantas extraordinárias, que têm, atada ao pé, uma placa de metal onde o seu nome estava escrito em latim.
Avencas são plantas, geralmente penduradas ao teto. Como as flores de estufa, precisam de muito sol para sobreviver.
Clareira dos Plátanos
A clareira dos plátanos fica no meio do parque. É um lugar maravilhoso. É um vasto espaço redondo, todo cercado de altíssimos arvoredos. No fundo, há um pequeno lago oval e ao lado do lago há um caramanchão romântico.
A Clareira dos Plátanos
Jardim do Rapaz de Bronze
Rapaz de Bronze
Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio há um pequeno jardim, rodeado de árvores altíssimas que o cobrem com os seus ramos. No meio do jardim há um lago redondo, sempre cheio de folhas. No centro do lago há uma ilha muito pequena, feita de pedregulhos, e onde crescem fetos. E no centro da ilha está uma estátua, que é um rapaz feito de bronze.
Ilha de Pedregulhos
Tempo
O Tempo desta obra é indefinido e o narrador é ausente.