Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Histórica
Beatriz Silva
Created on November 19, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
mercantilismo
Ana Beatriz Nº2 11ºD
Start
Introdução
O objetivo do mercantilismo foi a prática económica que visava fortalecer os Estados no panorama internacional e contribuir para o engrandecimento das economias nacionais, assegurando, simutaneamente, a riqueza do país.
Next
O que são as medidas?
- Incentivo à acumulação de metais preciosos, os países colonizadores exploravam minas.
- Exportar mais do que importar para garantir riqueza para o país.
- Aplicação de taxas sobre as importações.
- Monopólios comerciais, era exclusivo para certas companhias comerciais.
- Colonismo exploração econômicas para fornecer matérias-primas e mercados consumidores para os produtos manufaturados.
- Incentivo à indústria e manufatura, romoção do desenvolvimento industrial.
Next
quem as implementou e porquê?
Porquê as implementaram?
As medidas mercantilistas foram implementadas pelos Estados Nacionais Absolutistas da Europa, entre os séculos XVI e XVIII, especialmente por monarcas e seus ministros. Na França o rei Luis XIV com seu ministro Jean-Baptiste Colbert. Na Inglaterra o rei Henrique VIII e Elisabete I.
Foram implementadas para fornecimento do Estado Nacional, para acumulação de riquezas (ouro e prata), controlo do comércio exterior e exploração colonial.
Next
Quando foram implementadas as medidas?
As medidas foram implementadas gradualmente entre os séculos XV e XVIII ocorreu dependendo do país. Durante os séculos XV e XVI Primeiras práticas mercantilistas surgem com a expansão marítima e comercial, especialmente em Portugal e Espanha o foco era o colonianismo e na exploração de metais.
No séculos XVII o mercantilismo atinge seu auge em países como a França e a Inglaterra que implementou politicas protecionistas.
No século XVIII as medidas começaram a ser questionadas pelo surgimento do Libertismo económico.
Next
Onde se iniciou e para onde foi a sua expansão nos países Europeus?
Na França o mercantilismo foi impulsionado pelo ministro Jean-Baptiste Colbert, sob o reinado de Luís XIV, conhecido como colbertismo. O objetivo deles era desenvolver a indústria nacional, controlar o comércio nacional e implementar tarifas alfandegárias. .
O mercantilismo iniciou-se principalmente na Península Ibérica (Portugal e Espanha) nos séculos XV e XVI, com a exploração colonial e o monopólio comercial. A prática logo se expandiu para outros países europeus, como França e Inglaterra, que adaptaram o mercantilismo às suas realidades econômicas e políticas.
Na Inglaterra o mercantilismo ganhou força pela navegação com o objetivo de proteger o comércio maritimo inglês garantir que o transporte de mercadorias fosse feito por navios ingleses e controlo pelas colónias.
Next
como é que se deu esta implementação?
Quais os resultados?
Os resultados por vezes positivos pois forteleceu os Estados e financiou o exércitos, impulsionou a indústria, o comércio e o controle maritimo na Inglaterra e França.
A implementação do mercantilismo ocorreu por meio de politicas econômicas centralizadas pelos estados nacionais.
Com o protenionismo as economias nacionais deviam ser protegidas da concorrência, o aumento da exportação, colônias eram utilizadas como fornecedoras de matérias-primas baratas e mercados exclusivos para produtos manufaturados da metrópole.
Mas também negativos pois existiram rivalidades por colónias e comércio, trabalho forçado perante as colónias e exploração de recursos e a riqueza favoreceu as elites e prejudicou populações locais.
Next
Curiosidades sobre o mercantilismo
Origem do termo "mercantilismo" O termo foi criado posteriormente, no século XVIII, por economistas liberais como Adam Smith, que criticaram essas práticas no livro A Riqueza das Nações.
França tentou fabricar "ouro falso" Na França, o ministro Jean-Baptiste Colbert investiu na produção de produtos de luxo (como seda e tapeçarias) para competir com a importação de ouro e prata. A ideia era exportar itens de alto valor para acumular riqueza, como se fosse "ouro feito em casa".
Do you have an idea?
With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want! Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.