Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Partenogénese - Reprodução Assexuada

Manuela

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

START

Reprodução Assexuada

Partenogénese

7. Webgrafia e Bibliografia

6. Outros seres vivos que conseguiram realizar a partenogênese

5. Partenogénese em Abelhas

4. Tipos de partenogénese

3. O que é a partenogénese?

2. Vantagens e Desvantagens da reprodução assexuada

1. Tipos de reprodução

Índice

Reprodução assexuada e reprodução sexuada

1. Tipos de Reprodução

Imagem1: Exemplos de alguns seres vivos que realizam produção assexuada.

  • Reprodução na qual onde um só organismo origina outros geneticamente iguais, considerados seus clones.
  • Os descendentes resultam de células formadas por divisão mitótica, recebendo assim, cópias da totalidade do material genético do organismo progenitor, sendo essas geneticamente iguais aos seus progenitores.
  • As variações genéticas que ocasionalmente podem surgir, neste tipo de reprodução, são resultado de mutações que podem ocorrer durante o ciclo das células que suportam este processo reprodutivo.
  • A reprodução assexuada é muito comum numa variedade de organismos unicelulares e pluricelulares, este tipo de reprodução está presente desde protozoários, fungos, algas, plantas até animais complexos tanto invertebrados como vertebrados.

Reprodução Assexuada

Imagem 3: Representação da reprodução sexuada de um ser vivo

- Na reprodução sexuada ocorre a fecundação e meiose, onde são necessários dois indivíduos da mesma espécie.- Os seus descendentes são geneticamente diferentes entre si e dos seus progenitores.- Os seres vivos originam descendência pela fusão de dois gâmetas que podem ser produzidas por indivíduos diferentes ou pelo mesmo indivíduo, como é o caso das plantas.- Com a fecundação do gâmeta feminina pelo gâmeta masculina, resulta uma célula diplóide, o ovo ou zigoto, que normalmente, por mitoses sucessivas e mecanismos de diferenciação celular, originará o novo ser.- Este tipo de reprodução é mais complexo e lento do que a reprodução assexuada, e é um processo gerador de variabilidade genética que se reflete na diversidade biológica.

Reprodução Sexuada

2. Vantagens e Desvantagens da reprodução assexuada

Imagem 4: Pulgão ou afídeo que se reproduz sexuadamente ou através de partenogénese telítoca.

  • Possibilita a reprodução de organismos que vivem isolados, pois não implica a intervenção de um parceiro.
  • Favorece a colonização de habitats a partir de um só organismo em ambientes favoráveis.
  • Contribui para um elevado número de descendentes, permitindo uma rápida dispersão das populações.
  • É um processo rápido.
  • Pode ser explorada pelo ser humano para fins económicos nos ramos da agricultura, floricultura, indústria alimentícia e farmacêutica, além de permitir uniformidade genética.
  • Apenas um progenitor origina os descendentes, logo, ocorre economia de energia.

Vantagens

Imagem 5: Aspidoscelis uniparens é uma espécie de lagarto da família Teiidae que é encontrada nos Estados Unidos e no México. A sua população é composta por fêmeas, onde a reprodução é feita unicamente por meio da partenogénese

  • Falta de variabilidade genética na descendência.
  • Os descendentes têm uma capacidade reduzida de adaptação, em ambientes com condições desfavoráveis.
  • Uma alteração no meio afeta todos os indivíduos de igual forma, podendo levar à extinção de uma determinada população ou espécie.

Desvantagens

3. O que é a Partenogénese?

- É um tipo de reprodução assexuada.- O embrião desenvolve-se a partir de um óvulo sem que a fecundação aconteça, é a formação de novos indivíduos a partir de células reprodutivas não fecundadas.- É um processo relativamente frequente em alguns grupos de insetos.- A partenogénese é pouco comum, e rara entre os vertebrados, mas já foi observada em algumas espécies de peixes, em anfíbios e em répteis. Por exemplo: - O tubarão-de-pala (Sphyrna tiburo), que foi o primeiro peixe cartilaginoso com reprodução por partenogênese a ser descoberto, em 2001. - Ou o dragão-de-komodo (Varanus komodoensis), onde a patogénese nesta espécie foi documentada apenas em 2006.- Ocorre, naturalmente, em plantas angiospérmicas.- Em invertebrados (pulgas de água; afídeos e abelhas)- Na partenogénese as células reprodutivas não são originadas por mitose, mas sim por divisão meiótica.- E os organismos que se reproduzem através deste processo são geralmente seres vivos isolados.

4. Tipos de Partenogénese

Partenogénese arrenotoca - os óvulos originam apenas machos.

Partenogénese artificial - recursos experimentais estimulam a divisão meiótica do óvulo.

Partenogénese telitoca - os óvulos originam apenas fêmeas.

Partenogénese facultativa - ocorre quando o óvulo não é fecundado.

Partenogénese deuterótoca - os óvulos formam machos e fêmeas.

Imagem 9: Abelhas-operárias em volta da abelha-rainha.

5. Partenogénese em Abelhas

+ Info

Imagem 13: Esquema da partenogénese nas abelhas.

Imagem 11: Abelha-rainha.

Imagem 10: Abelha-operária.

  • Tanto óvulos fecundados como óvulos não fecundados podem originar indivíduos.
  • As abelhas-rainhas e as abelhas-operárias são resultado do desenvolvimento de óvulos fecundados, pelo zangão (abelha macho).
  • As larvas que originam operárias são nutridas com mel e pólen.

6. Outros seres vivos que conseguem realizar partenogénese

A partenogénese já foi observada em mais de 80 espécies de animais vertebrados, uns dos exemplos mais chocantes foram:

Em 2019, foi também confirmado uma cria de dragão-d’água-chines que foi gerada através de reprodução assexuada, por partenogénese, no instituto Smithsonian nos Estados Unidos. A mãe das crias estava no instituto desde 2006 e nunca teve contacto com um macho da mesma espécie até que nesse ano, 2019, produziu ovos com vida.

Uma cobra sucuri no aquário de New England, nos Estados Unidos, deu à luz em 2019 duas crias saudáveis, sendo o segundo caso registrado da mesma espécie.

Em 2008, nasceu um tubarão-galha-preta num aquário da cidade de Virgínia nos Estados Unidos.

No jardim zoológico de Chester, em Inglaterra, a Flora, um dragão de komodo fêmea, reproduziu-se por partenogénese em 2006.

Uma Cobra Pitão-reticulada de nome Thelma, que nunca tinha visto um macho da mesma espécie, pôs 6 ovos e originou 6 cobras saudáveis no Zoo de Louisville.

Em 2016, no Reef HQ Aquarium da Austrália, o Tubarão-zebra fêmea, Leonie, que vivia com outros tubarões fêmeas deu origem a 3 crias.

+ Info

+ Info

+ Info

+ Info

+ Info

+ Info

7. Webgrafia e Bibliografia

Webgrafia: - https://www.natgeo.pt/animais/2020/08/descubra-a-partenogenese-animais-q-ue-tem-nascimentos-virgens - https://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexuada - https://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_sexuada - https://pt.wikipedia.org/wiki/Partenog%C3%A9nese Bibliografia: - Reis Jorge, Guimarães António, Saraiva Bela Ana, Novais Hugo (2022) - ODISSEIA 11 - BIOLOGIA E GEOLOGIA - 11.° ANO. Porto Editora: Unidade Industrial da Maia, pp. 70-71, 77. - Reis Jorge, Lemos Paula, Guimarães António, Silva da Vieira J. (2022) - PREPARAÇÃO PARA O EXAME FINAL NACIONAL 2023 - BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO. Porto Editora:Unidade Industrial da Maia, pp. 162-164.