Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação de Justiça

Jessica Alves

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Professora: Clara Barros.
Alunas: Jéssica Santos/ nº14 e Rafaela Almeida/ nº26.
11º LH1

português

Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 3°.

CONCLUSÃO

Indíce

o que são os direitos humanos

o motivo da sua criação

video

introdução ao artigo 3

como lidamos com esse artigo nos dias atuais

O que são os direitos humanos?

Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles.

Alguns dos princípios dos direitos humanos :

  • Proibição da Tortura e dos Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes
  • Legalidade
  • Solidariedade
  • Liberdade de Escolha
  • Participação e inclusão
  • Responsabilização e Estado de Direito

Por qual motivo foi criado?

A Bill of Rights foi aprovada pelo Parlamento da Inglaterra em 1689, sendo um dos primeiros passos para estabelecer os direitos humanos como são conhecidos atualmente. Reconhecida globalmente como a Declaração de Direitos de 1689, visava restringir o domínio da monarquia e assegurar diversos direitos iguais para todos. É necessário ressaltar que a carta de direitos foi aprovada somente após uma guerra civil contra a monarquia, que foi denominada de Revolução Gloriosa. As consequências do processo que levou à atual Monarquia Constitucional se estenderam para além do Reino Unido. Precisamente um século mais tarde, a Revolução Francesa destituiu a monarquia nacional e elaborou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que foi divulgada em 26 de agosto de 1789.

A lei dos direitos humanos obriga os governos a fazer algumas coisas e os impede de fazer outras. Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros. Nenhum governo, grupo ou indivíduo tem o direito de fazer qualquer coisa que viole os direitos de outra pessoa.

De acordo com a UNICEF, o Artigo nº3 rege "Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos".

Introdução ao Artigo nº3

Este artigo continua sendo de extrema importancia nos dias atuais, mas também enfrenta desafios devido a questões sociais, políticas e econômicas que afetam a aplicação desses direitos de maneira universal e imparcial:

Liberdade e Direitos: A repressão de protestos e a prisão injusta ainda ocorrem em muitos lugares.

Como lidamos com esse artigo nos dias atuais?

Violência e Conflitos: Guerras, violência policial e desastres naturais ameaçam a vida das pessoas.

Segurança Pessoal: A violência urbana e os riscos das tecnologias prejudicam a segurança das pessoas..

Direitos Humanos

Em suma, o Artigo 3.º é um princípio essencial para proteger a dignidade humana, combatendo abusos como homicídio, escravatura e violência. Este artigo serve de base para leis e tratados que promovem justiça, igualdade e proteção universal.

Conclusão