Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Trabalho realizado por:Diogo Correia nº3

Nova arquitetura

Bibliografia
Conclusão
Arquitetura Funcional Racionalista
Principais influências
O seu Criador
Arquitetura Funcional Orgânica
Origem da arquitetura moderna
O que é a arquitetura moderna

Índice

O que é?

Arquitetura moderna ou arquitetura modernista é um termo aplicado a um grupo de estilos de arquitetura que surgiu na primeira metade do século XX. Falamos de uma arquitetura funcional fluída, orgânica e acima de tudo, humana.

Origem da arquitetura moderna

A 1ª Guerra Mundial determinou uma diminuição no ritmo da construção civil. Na retomada, os construtores encontraram-se diante de uma situação social, económica e tecnológica profundamente modificada. Então, a partir do século XX, a estética veio a perder a importância para a ciência e tecnologia. É chamada de arquitetura funcionalista aquela em que as construções estão adaptadas às necessidades da vida moderna. A nova arquitetura comunicou um pensamento e uma ideologia, além de ser um retrato da sociedade da época em que se desenvolveu: época de revolução e progresso. O objetivo era construir um novo mundo que esquecesse a destruição deixada pela guerra.

lorem ipsum dolor sit amet.

Principais influências

Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. É considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX, tendo inspirado, em todo o mundo, a arquitetura moderna. Quando falamos em arquitetura moderna, temos de mencionar a Escola Bauhaus, a instituição de artes, design e arquitetura criada em 1919, na Alemanha, pelo arquiteto Walter Gropius, e encerrada em 1933 pelo nazismo. A Bauhaus esteve ligada à criação de novos modelos estéticos, desde a arquitetura à fotografia e design modernos, sendo até hoje referência mundial.

A arquitetura orgânica, também chamada de arquitetura organicista ou organicismo Wrightiano é um dos ideais da arquitetura moderna. Teve origem no início do século XX, entre os anos 1910 e 1939 e está a voltar como tendência arquitetónica. Criada pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, a arquitetura orgânica encontra correspondência no trabalho de alguns profissionais como Antoni Gaudí e Rudolf Steiner. Atualmente, o maior representante da arquitetura orgânica é o arquiteto mexicano Javier Senosiain.

Arquitetura Funcional Orgânica

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes histórias.

A arquitetura orgânica procura expressão artística naquilo que representa a vida: o movimento, representado em construções sustentáveis. Os projetos desta arquitetura criam estruturas fluídas, com dinamismo na composição dos espaços. A integração da natureza aos espaços internos e externos, é a característica marcante desse estilo arquitetónico. As obras são mais adaptáveis, unindo um design visualmente interessante às formas necessárias para o bem-estar físico e psicológico do ser humano, no seu dia a dia.  O objetivo deste estilo é colocar a arquitetura a serviço das atividades comuns e diárias, criando ambientes agradáveis e funcionais.

O estilo orgânico

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes histórias.

A arquitetura orgânica explora bastante os seguintes elementos:
  • convexidades e concavidades;
  • acabamentos naturais;
  • formas arredondadas, como espirais, círculos e curvas;
  • elementos da natureza, com representações da fauna e da flora;
  • cores derivadas dos materiais usados;
  • estética graciosa e agradável.
Uma obra funcional orgância deve parecer que foi criada pela natureza.

Características da arquitetura orgânica

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes histórias.

  • Horizontalidade: telhados com pouca inclinação;
  • Uso de materiais no seu estado natural;
  • Reaproveitamento de água;
  • Vigas de madeira aparentes;
  • Eficiência energética;
  • Iluminação natural;
  • Jardim vertical;
  • Telhado verde.

Técnicas

  • Revestimento cimentício;
  • Madeira;
  • Argila;
  • Areia;
  • Ferro;
  • Vidro;
  • Pedra.

Materias

Frank Lloyd Wright nasceu na pequena cidade agrícola de Richland Center, Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1867 e faleceu em Phoenix, Estados Unidos, no dia 9 de abril de 1959. Foi admitido na Universidade do Wisconsin-Madison como estudante especial em 1886 e frequentava aulas de segundo grau de Engenharia, mas não há evidências de que tenha terminado o curso. Em 1894 concluiu o projeto da “Casa Winslow”, o primeiro projeto do seu escritório, e a primeira casa no estilo que o consagraria. Em 1901 havia concluído perto de 50 projetos.

Criador da arquitetura orgânica

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes histórias.

Obras mais importantes

Obras de destaque

Arquitetura Funcional Racionalista

Na arquitetura, o funcionalismo é o princípio pelo qual, quando o arquiteto projeta um edifício deve fazê-lo baseado na finalidade que terá esse edifício. Esse princípio geralmente gera dúvidas e problemas entre os próprios arquitetos, pois muitas vezes a função não é óbvia. Racionalismo é um sistema filosófico que considera a razão como principal fonte do conhecimento. Dessa forma, os pensadores racionalistas acreditam que a realidade tem uma estrutura lógica.

Conceitos

A arquitetura funcional racionalista pretende responder de forma técnica, racional e funcional ao modo de vida de um tempo novo, que levou à necessidade de um novo comportamento (a nível de higiene, iluminação, saúde, ventilação, conforto) onde o interesse da sociedade se sobrepõe ao interesse individual.

Objetivo

A 1ª Guerra Mundial acelerou, em todos os países o desenvolvimento da indústria, tanto a nível quantitativo como a nível do progresso tecnológico. Consequentemente, produziu-se um grande crescimento das populações urbanas. Por onde passava, a consolidação da indústria transformava o modo de vida da sociedade pois, as fábricas atraiam muitas pessoas que procuravam oportunidade de trabalho. Então, foi necessário oferecer moradia às pessoas atraídas pela oferta de emprego e, assim sendo, a cidade teve necessidade de se transformar rapidamente para atender a todo esse crescimento, que se expandia a ritmo acelerado. Esse crescimento veloz causou caos urbano, devido a problemas de falta de habitação, higiene, conforto e o aumento de preços. A partir daí, surge o Urbanismo*, que tem como objetivo a higiene e resolver o problema da habitação. Observando este cenário, entende-se necessária uma mentalidade funcionalista e racionalista para que fossem supridas as necessidades da população de maneira rápida e eficaz.

Como surgiu este ideal?

Uma vez que havia maior variedade de materiais, surgiram também novas conceções arquitetónicas:

  • Colunas que parecem sustentar o edifício (o que permite o aproveitamento do espaço sobre o qual a casa parece suspensa);
  • Preferência pelas formas simples, baseadas em linhas retas e básicas;
  • Flexibilidade no uso dos espaços interiores;
  • Horizontalidade nos telhados;
  • Janelas rasgadas de grandes dimensões;
  • Eliminação dos elementos puramente decorativos sobreposta (o branco, por exemplo, é a cor dominante em paredes lisas).

Nas fábricas os materiais eram produzidos em série de forma padronizada, o que não só acelerava o processo de produção, como facilitava a técnica construtiva, economizando tempo e reduzindo custos. Provenientes da produção industrial, surgiram novos materiais:

  • Aço
  • Betão
  • Vidro
  • Plástico

Técnicas

Materiais

Obras mais importantes

  • O modernismo teve como finalidade é colocar a arquitetura a serviço das atividades comuns e diárias, criando ambientes agradáveis e funcionais. A Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo, sendo assim uma das maiores e mais importantes influências do modernismo.
  • A arquitetura funcional orgânica promove a harmonia do meio ambiente com o homem, e valoriza a fluidez e naturalidade não só de materiais, como também de móveis, ventilação e iluminação. O principal fundador desta vertente foi Frank Lloyd Wright.
  • A arquitetura funcional racionalista foi muito importante pois, resolveu o problema da falta de habitações, que passou a ser de tamanho mínimo reduzido, suficiente apenas as suas funções, possibilitando a construção de maior número de casas. Eliminando assim, qualquer excesso. O profissional que, pelas suas obras, mais se destacou neste ideal foi Le Corbusier.

Conclusão

https://laart.art.br/blog/arquitetura-organica/https://medium.com/cesar-update/afinal-o-que-foi-a-bauhaus-e-que-legados-ela-deixou-no-design-contempor%C3%A2neo-e0d91c0b11e2https://www.somosanama.com.br/postagem/27/arquitetura-organica-o-que-e-como-surgiu-e-quais-os-seus-principioshttps://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/06/09/racionalismo-e-arquitetura/PPT - ARQUITETURA MODERNA PowerPoint Presentation, free download - ID:4178846 (slideserve.com)A arquitetura da 1ª metade século xx (slideshare.net)Arquitetura Moderna: O que é, Origem, Características e Obras (decorfacil.com)Biografia de Frank Lloyd Wright - eBiografiaSobre Arquitetura: Modernismo: Racionalismo e Funcionalismo Arquitetônico

Bibliografia

Fim