Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

"Tornás-te-às só quem tu sempre foste" - Ricardo Reis

Iara Dias e Daniela Martins

Tornar-te-ás só quem tu sempre foste

Tornar-te-ás só quem tu sempre foste. O que te os deuses dão, dão no começo. De uma só vez o Fado Te dá o fado, que és um. A pouco chega pois o esforço posto Na medida da tua força nata — A pouco, se não foste Para mais concebido. Contenta-te com seres quem não podes Deixar de ser. Ainda te fica o vasto Céu p'ra cobrir-te, e a terra, Verde ou seca a seu tempo.

"Tornar-te-ás só quem tu sempre foste"

estrutura externa

Estrutura interna

Obrigado!!

Estrutura externa

- Regularidade estrófica e métrica com predominância de versos hexassílabos e decassílabos;- Preferência pela Ode.

- Verso 10 a 12 - O sujeito poético demonstra uma certa indiferença face à morte, tomando consciência acerca da efemeridade da vida e do tempo, acabando por aceitar a temporariedade da existência. Desta forma, o poeta tenta procurar uma certa tranquilidade devido à incapacidade de controlar o destino e o tempo.

- Versos 7 a 8 - O sujeito poético retrata o poder do destino involuntária , o qual não é possível mudar, devido à sua incontrolabilidade;- Verso 9 - O poeta realça a importância da vida tranquila sem ambição ou perturbação do que não se tem ou do que não se é;

- Utilização de subordinações e de recursos expressivos mais complexos, como eufemismo ( versos 10,11,12); adjetivação (verso 12) e antítese ( verso 11);- Linguagem culta e estilo trabalhado e rigoroso;- Tom moralista com frases imperativas nos modo imperativo e conjuntivo na primeira pessoa do plural;- Presença de um interlocutor ( tom coloquial);- Aceitação dos deuses mitológicos;- Crença no Fado e sujeição pacífica à hierarquia Fado-deuses-homens ( verso 2 a 4);- Aceitação do poder do destino, atitude de abdicação - aceitação voluntária do destino involuntário (verso 7 a 8);- Defesa da vida tranquila e equilibrada, sem aspirações a mais do que aquilo que se tem ( verso 9);- Busca do estado de ataraxia (tranquilidade sem perturbação), indiferença face à morte, consciência, reflexão e aceitação da efemeridade da vida e do tempo ( verso 10 a 12).

estrutura interna

- Verso 2 a 4 - O sujeito poético faz referência aos deuses mitológicos, aceitando-os como responsáveis por definir o destino (Fado) de cada um de nós. Assim, o poeta estabelece uma ligação entre Fado-deuses-homem, apresentando o papel de cada um;