Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Intodução à gestão | entrevista 2

Diogo Santos

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

ALUNOS: Afonso Pereira Diogo Santos Jerry Rec José Pereira Telmo Pedro PROFESSORES: Cristela Bairrada Ricardo Joaquim

Introdução à gestão

Entrevista 3

Índice

Gestão de Pessoas, Financeira e Operacional

8.

Gastos e investimentos

Shareholders

1.

Evolução Financeira

Departamentos e funções

9.

2.

10.

3.

Perfil dos Trabalhadores

Rubricas e dividas

Recrutamento e Seleção

Rubricas de rendimentos e vendas

11.

4.

Investimentos passados, futuros e inventário

Estágios Profissionais

12.

5.

Gestão de Colaboradores

CPME Líder e Excelência

13.

6.

Progressão de Carreira

Gestão de Operações

14.

7.

Shareholders: O Sr. João Pedro Costa Pinto Leite detém 90% do capital da empresa e o Sr. Fernão Couceiro Couto Lopes detém a restante percentagem.

Shareholders Departamentos e funções

Departamentos e suas funções: Departamento de Recursos Humanos: Seleção e contratação de novos colaboradores e em certa medida pela manutenção dos funcionários. Departamento Financeiro: Gerir e controlar os recursos financeiros da empresa. Departamento comercial: Captar novos clientes e formular estratégias que garantam um maior volume de vendas. Departamento Operacional: Realização das operações que garantem a logística de entrega e distribuição eficiente dos produtos aos clientes.

Numero de Trabalhadores: Atualmente, trabalham na empresa 15 funcionários sendo que o numero de colaboradores tem-se mantido relativamente constante nos últimos 3 anos.

Perfil dos Trabalhadores

Idade: A maioria dos trabalhadores tem entre 50 e 60 anos, mas o setor de produção conta com algumas pessoas mais jovens. Gênero: Há equilíbrio entre homens e mulheres nos diversos departamentos. Formação: Valorização da experiência prática, complementada por formações realizadas ao longo da carreira e, em alguns casos, cursos profissionais. Mais secundariamente, há a valorização de formações acadêmicas, incluindo ensino secundário e graduações obtidas em institutos politécnicos ou universidades.

Recrutamento e Seleção

Situação atual:Não há contratações planeadas para o momento, pois a equipa existente é suficiente para atender à procura. No entanto, contratações pontuais ocorrem conforme as necessidades. Por exemplo, no mês anterior, houve a contratação de um colaborador externo para preencher uma vaga no setor de produção. Processo de recrutamento: 1. Divulgação de vagas: Por meio de anúncios em centros de emprego, jornais locais e, ocasionalmente, networking com profissionais provenientes de empresas que fecharam na região. 2. Análise de currículos: Foco em candidatos com experiência relevante no setor. 3. Entrevistas: Seleção de candidatos com habilidades aparentes e alinhadas ao perfil desejado pela empresa. 4. Teste técnico: Aplicado para verificar as competências técnicas necessárias ao cargo. 5. Contratação: Escolha do candidato mais alinhado às expectativas e necessidades da empresa. Candidaturas espontâneas: São analisadas da mesma forma que os processos regulares, considerando a necessidade da empresa no momento.

Estágios Profissionais

A Ribul já concedeu estágios profissionais, tendo sido o último ciclo realizado há cerca de 5 anos, resultando na contratação de dois estagiários que passaram a efetivos e neste momento trabalham na empresa.Atualmente, a empresa não realiza estágios devido à adequação da equipa atual às necessidades organizacionais. Isto não quer dizer que no futuro não volte a conceder.

Gestão de Colaboradores

Resposta a baixas:Quando ocorrem saídas, a Ribul procura manter a estabilidade da equipa, preenchendo vagas com candidatos externos apenas em casos específicos. Motivação: A empresa valoriza a manutenção de rotinas e dinâmicas entre os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho coeso e produtivo. Foi-nos apenas dito que a motivação dos colaboradores depende das fases do ano, se há mais trabalho, é normal que a equipa esteja mais nervosa. De forma a dar resposta aos momento de maior procura e produção, a empresa paga 25% por cada hora extra em dias úteis e 50% por cada hora extra ao sábado.

Progressão de Carreira

No setor operacional: departamento de produção e expedição Existe progressão interna, como demonstrado nos casos de dois operários promovidos a chefes de produção após a ida para a reforma de seus predecessores. Nos restantes departamentos A progressão é limitada, já que os colaboradores permanecem nas mesmas funções por muitos anos, refletindo uma baixa rotatividade e por outro lado, estabilidade.

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Margem de lucro:

Rácio de liquidez:

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Rubrica de inventários: A rubrica de inventário da Ribul é constituída por tecidos (matéria prima) e matérias subsidiarias, como por exemplo, as entretelas (usadas nos colarinhos), botões, linhas e outros acessórios e produto acabado. Para além destes, ainda pode compor a rubrica de inventários, produto em via de fabrico (produto que já está cortado, mas ainda não está acabado).

Gestão Financeira

Os investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, especialmente na área de corte e tecnologia, visam otimizar a produção e garantir a qualidade dos produtos. A composição dos inventários reflete o estágio de produção em que se encontram os diferentes itens e demonstra a necessidade de um gerenciamento eficiente dos stocks para evitar perdas e garantir a disponibilidade de produtos para os clientes.

10

Gestão Financeira

11

Gestão Financeira

12

Gestão Financeira

13

Gestão de Operações

A Ribul é uma empresa que valoriza a qualidade e a exclusividade de seus produtos. A estratégia da empresa está alinhada com as suas operações, que são focadas na entrega de produtos de alta qualidade e personalizados. Esta abordagem permite à empresa diferenciar-se no mercado e obter um preço mais elevado do que grande parte do mercado pelos seus produtos.

13

Gestão de Operações

O processo produtivo da Ribul está dividido em diversas fases, a saber, planificação do corte, mesa de corte, separação das diferentes peças, produção por fases, parte do acabamento, controlo de qualidade, fase de embalamento e por fim a fase de expedição.

14

Gestão de Operações

O processo produtivo da Ribul é caracterizado pela sua flexibilidade e foco na qualidade. A escolha do modelo de produção sob encomenda permite à empresa oferecer produtos personalizados e exclusivos, atender às necessidades específicas de cada cliente e reduzir custos.

15

Gestão de Operações

A Ribul enfrenta o desafio de garantir a qualidade dos seus produtos, especialmente considerando a natureza personalizada das peças. Para superar esse desafio, a empresa investe em testes rigorosos e em um controlo de qualidade eficiente. Além disso, as parcerias estratégicas com fornecedores de tecidos permitem maior flexibilidade e redução de custos.

15

Gestão de Operações

A Ribul mede a satisfação dos seus clientes / qualidade do seu produto de três maneiras:
1. Empresas que controlam e inspecionam a qualidade dos produtos, emitindo um relatório final onde fornecem a sua perspetiva sobre o produto. 2. A Ribul contacta os clientes, de modo a apurar o nível de satisfação dos clientes. 3. Mais intuitivamente, a Ribul conclui que os clientes gostaram do produto fornecido se houver futuras compras feitas pelos mesmos.